Buscar

Resenha do filme Tempos Modernos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ruth Gabrielle Alves Braga - Resumo do filme Tempos Modernos - Administração
A história do filme começa com Carlitos (Charles Chaplin) sendo operário em uma fábrica. Lá, o trabalho é cansativo e alienante e sua única função é rosquear pares de parafusos. Ele não se adapta a essa atividade repetitiva e às exigências do chefe, que sempre cobra por produtividade e desempenho.
Em uma cena Carlitos é obrigado a testar uma "máquina de alimentação", que segundo seus inventores iria "facilitar" a hora do almoço dos funcionários, mas na verdade, era um aparato que prometia "alimentar" os operários enquanto eles continuavam executando suas tarefas nas fábricas. Obviamente, a invenção não funciona direito.
Chegando o fim da tarde, o chefe manda colocarem as esteira na velocidade máxima. Com toda a rapidez necessária para rosquear os parafusos, Carlitos fica desnorteado e acaba sendo "engolido" pela máquina e entrando nas suas engrenagens, o que mostra a desumanização do homem na época, quase como se fosse uma peça mecânica. Depois desse acontecimento, Carlitos sofre uma crise nervosa, é despedido e logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado e se depara com a fábrica fechada. Ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão, ele pega o pano na tentativa de devolvê-lo ao motorista, mas atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali. A polícia acha que ele é o líder da manifestação e o prende. 
Após passar um tempo preso, o operário é solto pela polícia por agradecimento, uma vez que ajudou na prisão de um traficante de cocaína que tentava fugir da prisão. O homem então vai em busca de outro emprego, mas logo é despedido. Carlitos, então, conhece Ellen ( Paulette Goddard) uma jovem que estava em situação igualmente precária ela tinha acabado de roubar um pão, pois passava fome, a polícia vai prendê-la e o operário assume a autoria do assalto. A polícia o prende, mas o solta em seguida após descobrir o engano. Quando vê a moça sendo presa, o operário arma um esquema para ser preso também. São colocados no mesmo camburão e, durante um acidente com o carro, os dois fogem juntos.
Carlitos, procura emprego e consegue um como segurança em uma loja de departamentos, mas logo ele envolve-se novamente em uma confusão e passa dez dias na prisão. Quando sai reencontra Ellen que o leva a um barraco, caindo aos pedaços, que ela tinha encontrado e eles passam a viver lá.
Determinado a melhorar as condições de vida, Carlitos vai atrás de um novo emprego. Consegue um numa outra fábrica, consertando máquinas, mas durante uma greve, Carlitos é preso mais uma vez, agora por "desacato à autoridade policial". Após uma semana foi livre e encontrou a jovem que estava com uma aparência bem melhor, pois tinha conseguido emprego em um café, como dançarina, logo ela arruma trabalho para Carlitos, como garçom/ cantor. Os dois são um sucesso, mas para estragar a festa, no entanto, surge novamente a polícia, desta vez com uma caderneta com os dados da moça e uma ordem para prender a jovem num orfanato. Carlitos e Ellen conseguem fugir da polícia e os dois partem em busca melhores condições de vida.
O filme se passa no ano de 1930, logo após a "Grande Depressão", ou crise de 29. Nessa época, houve uma recessão no capitalismo, a quebra da bolsa de valores de Nova York e outras tensões sociais que culminaram em grandes taxas de desemprego, fome e miséria.
No filme, também, retrata a preocupação e a disposição dos donos dos meio de produção em conseguirem cada vez mais lucro às custas dos trabalhadores, desenvolvendo sistemas de produção a fim de otimizar o tempo de trabalho e produção dos operários.
Os princípios básicos da Administração Científica de Frederick Taylor são ilustrados através de várias cenas do filme. Por exemplo, os trabalhadores tendo que realizar apenas uma tarefa nas fábricas, tendo divisão e especialização do trabalho na linha de montagem, aumentando a produtividade e lucro dos patrões, mas ficando alienados no processo de construção dos produtos, Chaplin enfatiza as disfunções de tal princípio, como desgaste físico e emocional dos funcionários provocados por essas ações, abordando-os em forma de arte e com muita ironia, fazendo,também, uma crítica ao sistema capitalista e ao modo de produção industrial.

Continue navegando