Buscar

Letramentos e Práticas de Leitura e Escrita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap2 - Letramentos e Alfabetização- ×Sua avaliação foi confirmada com sucesso
Informações Adicionais- Período: 09/11/2020 00:00 à 05/12/2020 23:59 Situação: Cadastrado 
· Protocolo: 553228472
1)Embora hoje em dia os textos em ambiente digital estejam, a cada dia mais, multissemióticos, multimidiáticos e hipermediáticos, sua matéria prima é principalmente e desde sempre a linguagem escrita. A Internet tornou possível, que passássemos a conversar com as mãos e os olhos, ao invés de com a boca e os ouvidos.  O ambiente digital escrituralizou mesmo a conversa do dia a dia.
O texto eletrônico altera as relações entre leitura e escrita, autor e leitor; altera os protocolos de leitura. Uma de suas particularidades é a de que leitura e escrita se elaboram ao mesmo tempo, numa mesma situação e num mesmo suporte, o que é nitidamente diverso da separação existente entre a produção do livro (autor, copista, editor, gráfico) e seu consumo pelo leitor nas eras do impresso ou do manuscrito.
Em relação ao contexto apresentado, complete as lacunas da sentença a seguir. 
O trecho acima descreve o fenômeno dos ____________, ou seja, as diversas práticas de letramentos que são necessárias para a leitura dos textos modernos, principalmente aqueles trazidos pelas novas tecnologias, que apresentam uma diversidade de ____________, como sons e imagens. Além disso, os ____________ possibilitam uma nova relação entre autor e leitor.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas:
· a)discursos - textos - multiletramentos.
· b)multiletramentos - linguagens - multiletramentos.Alternativa assinalada
· c)multiletramentos - textos - discursos.
· d)multiletramentos - linguagens - textos.
· e)discursos - linguagens - multiletramentos.
2)Os conceitos de eventos de letramento e de práticas de letramento estão estreitamente relacionados e, por isso, serão abordados conjuntamente. A  expressão eventos de letramento refere-se aos elementos mais observáveis das atividades que envolvem a leitura e a escrita, enquanto o conceito de práticas de letramento distancia-se do contexto imediato em que os eventos ocorrem, para situá-los e interpretá-los em contextos institucionais e culturais a partir dos quais os participantes atribuem significados à escrita e à leitura, e aos eventos de que participam. O uso do plural em ambos os conceitos (eventos e práticas) indica que a atribuição de valor social aos usos da escrita varia de um grupo social para outro, é objeto de disputa e depende do jogo de forças econômicas, religiosas e políticas num determinado contexto, ou entre um contexto local e contextos mais distantes.
Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 (  ) Eventos do letramento e práticas de letramento possuem o mesmo significado, ou seja, indicam espaços físicos em que o letramento está presente.
(   ) Eventos do letramento são as atividade que envolvem leitura e escrita.
(  ) Práticas do letramento são as significações sobre a leitura e a escrita dos participantes  que frequentam os eventos de letramento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.
Alternativas:
· a)F - V - V.Alternativa assinalada
· b)F - V - F.
· c)V - V - F.
· d)V - F - F.
· e)F - F - V.
3)Os estudos do letramento têm como objeto de conhecimento os aspectos e os impactos sociais do uso da língua escrita [...]. De origem acadêmica, o conceito foi aos poucos infiltrando-se no discurso escolar, contrariamente ao que a criação do novo termo pretendia: desvincular os estudos da língua escrita dos usos escolares, a fim de marcar o caráter ideológico de todo uso da língua escrita e distinguir as múltiplas práticas de letramento da prática de alfabetização, tida como única e geral, mas apenas uma das práticas de letramento da nossa sociedade, embora possivelmente a mais importante, até mesmo pelo fato de ser realizada pela também mais importante agência de letramento, a instituição escolar.
A partir da leitura do texto, podemos afirmar que o conceito de letramento
Alternativas:
· a)surgiu no ambiente escolar, a fim de mostrar que essa prática é restrita ao ambiente escolar, sendo mais importante identificar as funções sociais da leitura e da escrita.
· b)surgiu no ambiente acadêmico, a fim de mostrar que essa prática é restrita ao ambiente escolas, sendo que as funções sociais da leitura e da escrita não são importantes.
· c)surgiu no ambiente acadêmico, a fim de mostrar que essa prática é restrita ao ambiente escolar, sendo mais importante identificar as funções sociais da leitura e da escrita.
· d)surgiu no mundo acadêmico, a fim de desvincular as práticas de leitura e de escrita do ambiente escolar, a fim de mostrar que na verdade possuem vários letramentos, sendo o mais importante entender os contextos sociais das atividades de leitura e escrita.Alternativa assinalada
· e)surgiu no ambiente escolar, a fim de mostrar que essas práticas não são restritas ao ambiente escolar, sendo que as funções das atividades de leitura e escrita não são importantes.
4)Bakhtin define gênero como qualquer enunciado considerado isoladamente, individualizado, claro. É um enunciado de natureza histórica, sócio-interacional, ideológica e linguística. E acrescenta que a utilização da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana. O conteúdo temático, o estilo e a construção composicional "fundem-se indissoluvelmente no todo do enunciado, e todos são marcados pela especificidade de uma esfera de comunicação. Os gêneros organizam nossa fala e nossa escrita, assim como a gramática organiza as formas. Por fim, o autor afirma que em cada época e em cada grupo social há um repertório de discursos na comunicação sócio-ideológica.
Em relação ao contexto apresentado, complete as lacunas da sentença a seguir.
 
A partir da leitura do trecho, podemos dizer que os ____________ são construções históricas, ____________ e ____________. Assim, os gêneros são processos de ____________ pois não basta saber ler e escrever, mas é necessário entender também as funções sociais da escrita.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas:
· a)gêneros - sociais - linguísticas - letramento.Alternativa assinalada
· b)textos - sociais - linguísticas - alfabetização.
· c)discursos - sociais - linguísticas - alfabetização.
· d)gêneros - sociais - linguísticas - alfabetização.
· e)gêneros - individuais - linguísticas - letramento.

Outros materiais