Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O uso do jornal em sala de aula indica uma forma de pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola. Permite, aos alunos, a possibilidade de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vinculando, através deste recurso, principalmente a realidade social, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores.
Com relação ao uso do jornal em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É uma ferramenta pedagógica que possibilita um novo pensar e agir ao aluno, por meio da leitura. O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, em alguns casos, é muito mais bem-sucedido do que o simples uso do livro didático.
( ) É um dos caminhos para proporcionar um ensino tradicional, direcionado à aprendizagem dos conteúdos. Esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos para atuarem individualmente, pois informado cada qual poderá atuar participante e ativamente em seu bairro e/ou comunidade.
( ) É um formador do cidadão, auxiliando a desvendar o que acontece no dia a dia, auxiliando na formação integral. Proporciona uma leitura mais crítica, assim como esclarece ao aluno a realidade dos problemas sociais, propiciando o desenvolvimento do raciocínio, o aumento da capacidade de questionamentos e a abrangência do conteúdo cultura.
( ) É um conteúdo autodidata, sem necessitar de orientação com relação ao seu uso, por parte do professor.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - F - V - V.

Devido aos impactos negativos da Segunda Guerra Mundial, principalmente sobre os países europeus, paralelamente à expansão do mundo socialista, e expansão do materialismo histórico como método de estudo e explicação das contradições espaciais, os geógrafos começaram a refletir a respeito da natureza da geografia. Desenvolveram-se outras correntes teórico-metodológicas para a geografia.
Com relação à Geografia Radical ou Crítica, analise as afirmativas a seguir:
I- Rompeu com a geografia clássica e apresentou a Nova Geografia, trazendo grandes contribuições para o uso da estatística.
II- Passou a analisar as verdadeiras causas dos problemas sociais, sem se preocupar com a neutralidade da ciência geográfica.
III- Utilizou as concepções de Marx, no que diz respeito à sua análise sobre as relações do campo e das cidades e a vinculação da luta de classes.
IV- No Brasil, a renovação da geografia, com o advento da geografia crítica resultou em dois grupos de geógrafos: os geógrafos marxistas (mais críticos e radicais) e os que também fizeram outra geografia contribuindo para estudar e analisar aspectos socioeconômicos e ambientais do Brasil.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

O conceito de lugar, considerado por muito tempo como um dos mais problemáticos da Geografia, tem se destacado, recentemente, como uma das chaves para a compreensão das tensões do mundo contemporâneo. Articulando, entre outras, as questões relativas à globalização versus individualismo, sentimentos e racionalidade, pertencimento e identidade, o lugar tem se apresentado como um conceito capaz de ampliar as possibilidades de entendimento de um mundo que se fragmenta e se unifica em velocidades cada vez maiores.
Diante do assunto exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Compreender o lugar em que vive permite ao sujeito conhecer a história e conseguir entender as coisas que ali acontecem.
II- Os lugares vividos pela maioria das crianças brasileiras são espaços vazios de conteúdo, sem história, são neutros, são transitórios, em geral, de uma arquitetura de desnudamento.
III- O lugar tem muitos significados que são atribuídos pelas pessoas e, muitas vezes, traduz os espaços com os quais as pessoas têm vínculos mais afetivos e subjetivos do que racionais e objetivos: uma praça ou uma rua onde se brinca desde a sua infância, o alto de um morro de onde se observa a cidade.
IV- É possível pensar o conceito de lugar relacionado aos espaços que nos são familiares e que fazem parte de nosso cotidiano, carregados de emoções e que nos dão a sensação de segurança, de pertencimento, de identidade.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

O Programa Nacional de Informática - PROINFO - foi criado em 1997 com o objetivo de promover o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica no ensino. Funcionando de forma descentralizada em cada estado, existem coordenações estaduais e os Núcleos de Tecnologia Educacional, com infraestrutura de informática e comunicação, reunindo técnicos e especialistas em Tecnologias da Informática e Comunicação - TICs.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os pressupostos pedagógicos básicos e imprescindíveis para o trabalho com TICs no cotidiano escolar:
a) Participação nos cursos de formação continuada oferecidos pelo Proinfo e NTE. Acesso à internet na casa de alunos e professores; conhecimento prévio; disponibilidade de o professor auxiliar na sala informatizada.
b) Existência da sala de informática com internet banda larga, professores capacitados e gestores que incentivem a inserção das TICs no processo de ensino-aprendizagem.
c) A escola está inserida em comunidades em que o acesso às TICs já é uma realidade, sendo que os alunos já têm conhecimento com relação às mesmas, facilitando, assim, o trabalho do professor.
d) Frequência do uso da internet como recurso e como parte dos currículo; acesso prévio de sites e aplicativos a serem utilizados em sala de aula para verificar sua confiabilidade; reflexão crítica junto aos alunos para orientá-los durante as atividades e navegação na rede. Estímulo à interatividade dos alunos e participação dos professores em formações continuadas.

A confecção de maquetes na concretização do ensino-aprendizagem da Geografia é muito importante, pois elas são um recurso muito interessante.
Em relação ao uso de maquetes em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Possibilita a representação de rios, estradas, áreas urbanas, rurais, entre outros.
( ) Tem grande significado quando desprovida de objetivos determinados.
( ) Permite uma visão tridimensional do espaço, aproximando o abstrato do real.
a) F - V - F.
b) V - F - V.
c) F - F - V.
d) V - V - F.

A década de 1970 viu o surgimento da geografia crítica fundada no materialismo histórico e na dialética. Trata-se de uma revolução que procura romper, de um lado, com a geografia tradicional e, de outro, com a geografia teorético-quantitativa. Intensos debates entre geógrafos marxistas e não marxistas ocorrem a partir daquela década. No âmbito dos debates, o espaço reaparece como conceito-chave.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O espaço se constituiu como um conceito-chave na geografia tradicional, que deixou de lado os conceitos de paisagem e região.
II- O método regional não se preocupava com a diferenciação das áreas, valorizava o espaço como objeto de estudo, deixando, em segundo plano, o método.
III- Lugar e território são conceitos fundamentais na geografia positivista teorético-quantitativa.
IV- O desenvolvimento da análise do espaço no âmbito da teoria marxista deve-se, em grande parte, à intensificação das contradições sociais e espaciais tanto nos países centrais como periféricos.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) Somente a sentença II está correta.

Ao longo do desenvolvimento da Geografia, vislumbrou-se uma diversidade de objetos de análise, com vistas ao alcance de cientificidade dessa área do conhecimento.
Considerando o contexto atual, uma das principais defesas que tem balizado o debate teórico-metodológico dessa área de conhecimento é o de que essa ciência objetiva. Sobre o que essa ciência objetiva, assinale a alternativa CORRETA:
a) Analisar o elemento fenomenológico, o real, concebido como aquilo que se apresenta, evidenciando o interesse pelo concreto.
b) Compreender a lógica do arranjo espacial relacionada ao princípio de coerência na ordem espacial.
c) Realizar grandes sínteses globais, mediante o inventário e a organização do material jornalistico, segundo grandes eixos explicativos.
d) Explicar os fenômenos atuais por meio de uma reconstrução cultural, mediante fatos religiosos.

Devido ao avanço das tecnologias, os professores estão constantemente buscando formas de criar novas estratégias de ensino para os alunos. É uma tendência que a sala de aula torne-se um ambiente cada vez mais interativo e, consequentemente, atraia mais a atenção dos alunos.
Com relação à utilização das novas tecnologias em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- A internet tem uma grande quantidade de conteúdos que podem servir como fonte de inspiração para as aulas, introduzindo maneiras inovadoras de ensinar.
II- O acesso à internet e aos aparelhos tecnológicos são práticas comuns aos jovens e, por isso, quando os estudantes percebem que os professores esforçam-se para adequá-las na sala de aula, identificam a insegurança dos professores ao utilizarem esses novos recursos.
III- Implementando as tecnologias na sala de aula, as explicações ganham mais vivacidade e dinamicidade, aumentando a atenção dos alunos.
IV- Ao inserir as tecnologias na sala de aula, o professor poderá incentivar seus alunos a compartilharem informações e qualquer dado ou notícia que tenha relação com o conteúdo estudado.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Entre os objetivos gerais da Geografia, de acordo com os PCNs para o Ensino Fundamental, espera-se que os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia. Sobre quais devem ser as capacidades dos alunos nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, e seus processos de construção.
II- Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens.
III- Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
IV- Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia.
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) preconizam que ao longo do Ensino Fundamental os alunos sejam capazes de construir um conjunto de saberes relacionados a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, estabelecendo para o ensino alguns objetivos gerais.
No que se refere aos objetivos gerais apresentados nos PCN para a disciplina de Geografia, analise as sentenças a seguir:
I- Realizar leituras e interpretação de imagens, dados e documentos de fontes de informações diferentes.
II- Entender questões relacionadas à espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos.
III- Utilizar o diálogo, em suas dinâmicas e interações, como forma de mediar os conflitos e tomar decisões.
IV- Conhecer o próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos de qualidade de vida.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

As relações sociais e afetivas são importantes no processo educativo e devem ser consideradas no planejamento pedagógico.
Ao planejar uma aula de geografia, quais atividades deveriam ser priorizadas por uma professora de Educação Infantil, visando ao desenvolvimento social e afetivo dos alunos?
a) Atividades que enfatizem a expressão oral dos participantes.
b) Atividades escolares: produzindo mapas coletivos e trabalho em equipe.
c) Atividades individualizadas que estimulem a criatividade.
d) Atividades em grupo que respeitem os pais e professores como autoridades máximas.

Desde os primeiros meses de vida do ser humano, delineiam-se as impressões e percepções referentes ao domínio espacial, as quais se desenvolvem por intermédio de sua interação com o meio. A construção da noção de espaço em Geografia requer longa preparação e estímulo por parte do indivíduo.
Trata-se de aprendizado que se inicia:
a) No trabalho da Geografia como ciência voltada para a análise da realidade social quanto à sua configuração espacial, social, política e sociológica.
b) Na análise geográfica da organização social do trabalho, que se faz por meio de um ato social e leva a transformações territoriais.
c) Na escola, onde deve ocorrer a aprendizagem espacial organizada para a compreensão das formas pelas quais a sociedade constrói e organiza o seu espaço.
d) Na série adiantada do Ensino Fundamental, já que o professor dos anos iniciais pouco aprende em seu curso de formação sobre como levar o aluno a dominar conceitos espaciais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O uso do jornal em sala de aula indica uma forma de pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola. Permite, aos alunos, a possibilidade de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vinculando, através deste recurso, principalmente a realidade social, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores.
Com relação ao uso do jornal em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É uma ferramenta pedagógica que possibilita um novo pensar e agir ao aluno, por meio da leitura. O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, em alguns casos, é muito mais bem-sucedido do que o simples uso do livro didático.
( ) É um dos caminhos para proporcionar um ensino tradicional, direcionado à aprendizagem dos conteúdos. Esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos para atuarem individualmente, pois informado cada qual poderá atuar participante e ativamente em seu bairro e/ou comunidade.
( ) É um formador do cidadão, auxiliando a desvendar o que acontece no dia a dia, auxiliando na formação integral. Proporciona uma leitura mais crítica, assim como esclarece ao aluno a realidade dos problemas sociais, propiciando o desenvolvimento do raciocínio, o aumento da capacidade de questionamentos e a abrangência do conteúdo cultura.
( ) É um conteúdo autodidata, sem necessitar de orientação com relação ao seu uso, por parte do professor.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - F - V - V.

Devido aos impactos negativos da Segunda Guerra Mundial, principalmente sobre os países europeus, paralelamente à expansão do mundo socialista, e expansão do materialismo histórico como método de estudo e explicação das contradições espaciais, os geógrafos começaram a refletir a respeito da natureza da geografia. Desenvolveram-se outras correntes teórico-metodológicas para a geografia.
Com relação à Geografia Radical ou Crítica, analise as afirmativas a seguir:
I- Rompeu com a geografia clássica e apresentou a Nova Geografia, trazendo grandes contribuições para o uso da estatística.
II- Passou a analisar as verdadeiras causas dos problemas sociais, sem se preocupar com a neutralidade da ciência geográfica.
III- Utilizou as concepções de Marx, no que diz respeito à sua análise sobre as relações do campo e das cidades e a vinculação da luta de classes.
IV- No Brasil, a renovação da geografia, com o advento da geografia crítica resultou em dois grupos de geógrafos: os geógrafos marxistas (mais críticos e radicais) e os que também fizeram outra geografia contribuindo para estudar e analisar aspectos socioeconômicos e ambientais do Brasil.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

O conceito de lugar, considerado por muito tempo como um dos mais problemáticos da Geografia, tem se destacado, recentemente, como uma das chaves para a compreensão das tensões do mundo contemporâneo. Articulando, entre outras, as questões relativas à globalização versus individualismo, sentimentos e racionalidade, pertencimento e identidade, o lugar tem se apresentado como um conceito capaz de ampliar as possibilidades de entendimento de um mundo que se fragmenta e se unifica em velocidades cada vez maiores.
Diante do assunto exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Compreender o lugar em que vive permite ao sujeito conhecer a história e conseguir entender as coisas que ali acontecem.
II- Os lugares vividos pela maioria das crianças brasileiras são espaços vazios de conteúdo, sem história, são neutros, são transitórios, em geral, de uma arquitetura de desnudamento.
III- O lugar tem muitos significados que são atribuídos pelas pessoas e, muitas vezes, traduz os espaços com os quais as pessoas têm vínculos mais afetivos e subjetivos do que racionais e objetivos: uma praça ou uma rua onde se brinca desde a sua infância, o alto de um morro de onde se observa a cidade.
IV- É possível pensar o conceito de lugar relacionado aos espaços que nos são familiares e que fazem parte de nosso cotidiano, carregados de emoções e que nos dão a sensação de segurança, de pertencimento, de identidade.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

O Programa Nacional de Informática - PROINFO - foi criado em 1997 com o objetivo de promover o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica no ensino. Funcionando de forma descentralizada em cada estado, existem coordenações estaduais e os Núcleos de Tecnologia Educacional, com infraestrutura de informática e comunicação, reunindo técnicos e especialistas em Tecnologias da Informática e Comunicação - TICs.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os pressupostos pedagógicos básicos e imprescindíveis para o trabalho com TICs no cotidiano escolar:
a) Participação nos cursos de formação continuada oferecidos pelo Proinfo e NTE. Acesso à internet na casa de alunos e professores; conhecimento prévio; disponibilidade de o professor auxiliar na sala informatizada.
b) Existência da sala de informática com internet banda larga, professores capacitados e gestores que incentivem a inserção das TICs no processo de ensino-aprendizagem.
c) A escola está inserida em comunidades em que o acesso às TICs já é uma realidade, sendo que os alunos já têm conhecimento com relação às mesmas, facilitando, assim, o trabalho do professor.
d) Frequência do uso da internet como recurso e como parte dos currículo; acesso prévio de sites e aplicativos a serem utilizados em sala de aula para verificar sua confiabilidade; reflexão crítica junto aos alunos para orientá-los durante as atividades e navegação na rede. Estímulo à interatividade dos alunos e participação dos professores em formações continuadas.

A confecção de maquetes na concretização do ensino-aprendizagem da Geografia é muito importante, pois elas são um recurso muito interessante.
Em relação ao uso de maquetes em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Possibilita a representação de rios, estradas, áreas urbanas, rurais, entre outros.
( ) Tem grande significado quando desprovida de objetivos determinados.
( ) Permite uma visão tridimensional do espaço, aproximando o abstrato do real.
a) F - V - F.
b) V - F - V.
c) F - F - V.
d) V - V - F.

A década de 1970 viu o surgimento da geografia crítica fundada no materialismo histórico e na dialética. Trata-se de uma revolução que procura romper, de um lado, com a geografia tradicional e, de outro, com a geografia teorético-quantitativa. Intensos debates entre geógrafos marxistas e não marxistas ocorrem a partir daquela década. No âmbito dos debates, o espaço reaparece como conceito-chave.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O espaço se constituiu como um conceito-chave na geografia tradicional, que deixou de lado os conceitos de paisagem e região.
II- O método regional não se preocupava com a diferenciação das áreas, valorizava o espaço como objeto de estudo, deixando, em segundo plano, o método.
III- Lugar e território são conceitos fundamentais na geografia positivista teorético-quantitativa.
IV- O desenvolvimento da análise do espaço no âmbito da teoria marxista deve-se, em grande parte, à intensificação das contradições sociais e espaciais tanto nos países centrais como periféricos.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) Somente a sentença II está correta.

Ao longo do desenvolvimento da Geografia, vislumbrou-se uma diversidade de objetos de análise, com vistas ao alcance de cientificidade dessa área do conhecimento.
Considerando o contexto atual, uma das principais defesas que tem balizado o debate teórico-metodológico dessa área de conhecimento é o de que essa ciência objetiva. Sobre o que essa ciência objetiva, assinale a alternativa CORRETA:
a) Analisar o elemento fenomenológico, o real, concebido como aquilo que se apresenta, evidenciando o interesse pelo concreto.
b) Compreender a lógica do arranjo espacial relacionada ao princípio de coerência na ordem espacial.
c) Realizar grandes sínteses globais, mediante o inventário e a organização do material jornalistico, segundo grandes eixos explicativos.
d) Explicar os fenômenos atuais por meio de uma reconstrução cultural, mediante fatos religiosos.

Devido ao avanço das tecnologias, os professores estão constantemente buscando formas de criar novas estratégias de ensino para os alunos. É uma tendência que a sala de aula torne-se um ambiente cada vez mais interativo e, consequentemente, atraia mais a atenção dos alunos.
Com relação à utilização das novas tecnologias em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- A internet tem uma grande quantidade de conteúdos que podem servir como fonte de inspiração para as aulas, introduzindo maneiras inovadoras de ensinar.
II- O acesso à internet e aos aparelhos tecnológicos são práticas comuns aos jovens e, por isso, quando os estudantes percebem que os professores esforçam-se para adequá-las na sala de aula, identificam a insegurança dos professores ao utilizarem esses novos recursos.
III- Implementando as tecnologias na sala de aula, as explicações ganham mais vivacidade e dinamicidade, aumentando a atenção dos alunos.
IV- Ao inserir as tecnologias na sala de aula, o professor poderá incentivar seus alunos a compartilharem informações e qualquer dado ou notícia que tenha relação com o conteúdo estudado.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Entre os objetivos gerais da Geografia, de acordo com os PCNs para o Ensino Fundamental, espera-se que os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia. Sobre quais devem ser as capacidades dos alunos nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, e seus processos de construção.
II- Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens.
III- Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
IV- Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia.
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) preconizam que ao longo do Ensino Fundamental os alunos sejam capazes de construir um conjunto de saberes relacionados a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, estabelecendo para o ensino alguns objetivos gerais.
No que se refere aos objetivos gerais apresentados nos PCN para a disciplina de Geografia, analise as sentenças a seguir:
I- Realizar leituras e interpretação de imagens, dados e documentos de fontes de informações diferentes.
II- Entender questões relacionadas à espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos.
III- Utilizar o diálogo, em suas dinâmicas e interações, como forma de mediar os conflitos e tomar decisões.
IV- Conhecer o próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos de qualidade de vida.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

As relações sociais e afetivas são importantes no processo educativo e devem ser consideradas no planejamento pedagógico.
Ao planejar uma aula de geografia, quais atividades deveriam ser priorizadas por uma professora de Educação Infantil, visando ao desenvolvimento social e afetivo dos alunos?
a) Atividades que enfatizem a expressão oral dos participantes.
b) Atividades escolares: produzindo mapas coletivos e trabalho em equipe.
c) Atividades individualizadas que estimulem a criatividade.
d) Atividades em grupo que respeitem os pais e professores como autoridades máximas.

Desde os primeiros meses de vida do ser humano, delineiam-se as impressões e percepções referentes ao domínio espacial, as quais se desenvolvem por intermédio de sua interação com o meio. A construção da noção de espaço em Geografia requer longa preparação e estímulo por parte do indivíduo.
Trata-se de aprendizado que se inicia:
a) No trabalho da Geografia como ciência voltada para a análise da realidade social quanto à sua configuração espacial, social, política e sociológica.
b) Na análise geográfica da organização social do trabalho, que se faz por meio de um ato social e leva a transformações territoriais.
c) Na escola, onde deve ocorrer a aprendizagem espacial organizada para a compreensão das formas pelas quais a sociedade constrói e organiza o seu espaço.
d) Na série adiantada do Ensino Fundamental, já que o professor dos anos iniciais pouco aprende em seu curso de formação sobre como levar o aluno a dominar conceitos espaciais.

Prévia do material em texto

Acadêmico: Juliana Carla Eissmann (1309708)
Disciplina: Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:657387) ( peso.:3,00)
Prova: 25729180
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. O uso do jornal em sala de aula indica uma forma de pensar e agir por meio da leitura e
manipulação do jornal na escola. Permite, aos alunos, a possibilidade de acesso ao recurso
jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vinculando, através deste recurso, principalmente a
realidade social, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de
aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores. Com
relação ao uso do jornal em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para
as falsas:
( ) É uma ferramenta pedagógica que possibilita um novo pensar e agir ao aluno, por meio da
leitura. O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, em alguns
casos, é muito mais bem-sucedido do que o simples uso do livro didático.
( ) É um dos caminhos para proporcionar um ensino tradicional, direcionado à aprendizagem
dos conteúdos. Esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos para atuarem
individualmente, pois informado cada qual poderá atuar participante e ativamente em seu bairro
e/ou comunidade. 
( ) É um formador do cidadão, auxiliando a desvendar o que acontece no dia a dia, auxiliando
na formação integral. Proporciona uma leitura mais crítica, assim como esclarece ao aluno a
realidade dos problemas sociais, propiciando o desenvolvimento do raciocínio, o aumento da
capacidade de questionamentos e a abrangência do conteúdo cultura.
( ) É um conteúdo autodidata, sem necessitar de orientação com relação ao seu uso, por parte
do professor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
 b) F - V - V - F.
 c) V - V - F - V.
 d) F - F - V - V.
2. Devido aos impactos negativos da Segunda Guerra Mundial, principalmente sobre os países
europeus, paralelamente à expansão do mundo socialista, e expansão do materialismo histórico
como método de estudo e explicação das contradições espaciais, os geógrafos começaram a
refletir a respeito da natureza da geografia. Desenvolveram-se outras correntes teórico-
metodológicas para a geografia. Com relação à Geografia Radical ou Crítica, analise as
afirmativas a seguir:
I- Rompeu com a geografia clássica e apresentou a Nova Geografia, trazendo grandes
contribuições para o uso da estatística.
II- Passou a analisar as verdadeiras causas dos problemas sociais, sem se preocupar com a
neutralidade da ciência geográfica.
III- Utilizou as concepções de Marx, no que diz respeito à sua análise sobre as relações do
campo e das cidades e a vinculação da luta de classes.
IV- No Brasil, a renovação da geografia, com o advento da geografia crítica resultou em dois
grupos de geógrafos: os geógrafos marxistas (mais críticos e radicais) e os que também fizeram
outra geografia contribuindo para estudar e analisar aspectos socioeconômicos e ambientais do
Brasil.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
 b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
 c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
 d) As afirmativas I e III estão corretas.
3. O conceito de lugar, considerado por muito tempo como um dos mais problemáticos da
Geografia, tem se destacado, recentemente, como uma das chaves para a compreensão das
tensões do mundo contemporâneo. Articulando, entre outras, as questões relativas à
globalização versus individualismo, sentimentos e racionalidade, pertencimento e identidade, o
lugar tem se apresentado como um conceito capaz de ampliar as possibilidades de
entendimento de um mundo que se fragmenta e se unifica em velocidades cada vez maiores.
Diante do assunto exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Compreender o lugar em que vive permite ao sujeito conhecer a história e conseguir entender
as coisas que ali acontecem.
II- Os lugares vividos pela maioria das crianças brasileiras são espaços vazios de conteúdo, sem
história, são neutros, são transitórios, em geral, de uma arquitetura de desnudamento.
III- O lugar tem muitos significados que são atribuídos pelas pessoas e, muitas vezes, traduz os
espaços com os quais as pessoas têm vínculos mais afetivos e subjetivos do que racionais e
objetivos: uma praça ou uma rua onde se brinca desde a sua infância, o alto de um morro de
onde se observa a cidade. 
IV- É possível pensar o conceito de lugar relacionado aos espaços que nos são familiares e que
fazem parte de nosso cotidiano, carregados de emoções e que nos dão a sensação de
segurança, de pertencimento, de identidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
4. O Programa Nacional de Informática - PROINFO - foi criado em 1997 com o objetivo de
promover o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica no ensino. Funcionando de forma
descentralizada em cada estado, existem coordenações estaduais e os Núcleos de Tecnologia
Educacional, com infraestrutura de informática e comunicação, reunindo técnicos e especialistas
em Tecnologias da Informática e Comunicação - TICs.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os pressupostos pedagógicos básicos e
imprescindíveis para o trabalho com TICs no cotidiano escolar:
 a) A escola está inserida em comunidades em que o acesso às TICs já é uma realidade, sendo
que os alunos já têm conhecimento com relação às mesmas, facilitando, assim, o trabalho do
professor.
 b) Frequência do uso da internet como recurso e como parte dos currículo; acesso prévio de
sites e aplicativos a serem utilizados em sala de aula para verificar sua confiabilidade;
reflexão crítica junto aos alunos para orientá-los durante as atividades e navegação na rede.
Estímulo à interatividade dos alunos e participação dos professores em formações
continuadas.
 c) Existência da sala de informática com internet banda larga, professores capacitados e
gestores que incentivem a inserção das TICs no processo de ensino-aprendizagem.
 d) Participação nos cursos de formação continuada oferecidos pelo Proinfo e NTE. Acesso à
internet na casa de alunos e professores; conhecimento prévio; disponibilidade de o professor
auxiliar na sala informatizada.
5. A confecção de maquetes na concretização do ensino-aprendizagem da Geografia é muito
importante, pois elas são um recurso muito interessante. Em relação ao uso de maquetes em
sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Possibilita a representação de rios, estradas, áreas urbanas, rurais, entre outros.
( ) Tem grande significado quando desprovida de objetivos determinados.
( ) Permite uma visão tridimensional do espaço, aproximando o abstrato do real.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V.
 b) F - F - V.
 c) V - V - F.
 d) F - V - F.
6. A década de 1970 viu o surgimento da geografia crítica fundada no materialismo histórico e na
dialética. Trata-se de uma revolução que procura romper, de um lado, com a geografia
tradicional e, de outro, com a geografia teorético-quantitativa. Intensos debates entre geógrafos
marxistas e não marxistas ocorrem a partir daquela década. No âmbito dos debates, o espaço
reaparece como conceito-chave. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O espaço se constituiu como um conceito-chave na geografia tradicional, que deixou de lado
os conceitos de paisagem e região. 
II- O método regional não se preocupava com a diferenciação das áreas, valorizava o espaço
como objeto de estudo, deixando, em segundo plano, o método.
III- Lugar e território são conceitos fundamentais na geografia positivista teorético-quantitativa. 
IV- O desenvolvimento da análise doespaço no âmbito da teoria marxista deve-se, em grande
parte, à intensificação das contradições sociais e espaciais tanto nos países centrais como
periféricos.
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço, um conceito-chave da geografia. In: Geografia:
Conceitos e Temas. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
 a) Somente a sentença IV está correta.
 b) Somente a sentença III está correta.
 c) As sentenças I e III estão corretas.
 d) Somente a sentença II está correta.
7. Ao longo do desenvolvimento da Geografia, vislumbrou-se uma diversidade de objetos de
análise, com vistas ao alcance de cientificidade dessa área do conhecimento. Considerando o
contexto atual, uma das principais defesas que tem balizado o debate teórico-metodológico
dessa área de conhecimento é o de que essa ciência objetiva. Sobre o que essa ciência
objetiva, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Realizar grandes sínteses globais, mediante o inventário e a organização do material
jornalistico, segundo grandes eixos explicativos.
 b) Explicar os fenômenos atuais por meio de uma reconstrução cultural, mediante fatos
religiosos.
 c) Analisar o elemento fenomenológico, o real, concebido como aquilo que se apresenta,
evidenciando o interesse pelo concreto.
 d) Compreender a lógica do arranjo espacial relacionada ao princípio de coerência na ordem
espacial.
8. Devido ao avanço das tecnologias, os professores estão constantemente buscando formas de
criar novas estratégias de ensino para os alunos. É uma tendência que a sala de aula torne-se
um ambiente cada vez mais interativo e, consequentemente, atraia mais a atenção dos alunos.
Com relação à utilização das novas tecnologias em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- A internet tem uma grande quantidade de conteúdos que podem servir como fonte de
inspiração para as aulas, introduzindo maneiras inovadoras de ensinar.
II- O acesso à internet e aos aparelhos tecnológicos são práticas comuns aos jovens e, por isso,
quando os estudantes percebem que os professores esforçam-se para adequá-las na sala de
aula, identificam a insegurança dos professores ao utilizarem esses novos recursos.
III- Implementando as tecnologias na sala de aula, as explicações ganham mais vivacidade e
dinamicidade, aumentando a atenção dos alunos.
IV- Ao inserir as tecnologias na sala de aula, o professor poderá incentivar seus alunos a
compartilharem informações e qualquer dado ou notícia que tenha relação com o conteúdo
estudado.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
9. Entre os objetivos gerais da Geografia, de acordo com os PCNs para o Ensino Fundamental,
espera-se que os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos,
procedimentos e atitudes relacionados à Geografia. Sobre quais devem ser as capacidades dos
alunos nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o
espaço, a paisagem, o território e o lugar, e seus processos de construção.
II- Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de
modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes
paisagens.
III- Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade
dos fenômenos geográficos.
IV- Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um
direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença IV está correta.
 b) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
 c) Somente a sentença II está correta.
 d) Somente a sentença I está correta.
10.Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) preconizam que ao longo do Ensino
Fundamental os alunos sejam capazes de construir um conjunto de saberes relacionados a
conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, estabelecendo para o ensino
alguns objetivos gerais. No que se refere aos objetivos gerais apresentados nos PCN para a
disciplina de Geografia, analise as sentenças a seguir:
I- Realizar leituras e interpretação de imagens, dados e documentos de fontes de informações
diferentes.
II- Entender questões relacionadas à espacialidade e temporalidade dos fenômenos
geográficos.
III- Utilizar o diálogo, em suas dinâmicas e interações, como forma de mediar os conflitos e
tomar decisões.
IV- Conhecer o próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos
de qualidade de vida.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e
geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
 a) As sentenças III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 d) As sentenças I e II estão corretas.
11.(ENADE, 2006) As relações sociais e afetivas são importantes no processo educativo e devem
ser consideradas no planejamento pedagógico. Ao planejar uma aula de geografia, quais
atividades deveriam ser priorizadas por uma professora de Educação Infantil, visando ao
desenvolvimento social e afetivo dos alunos?
 a) Atividades em grupo que respeitem os pais e professores como autoridades máximas.
 b) Atividades que enfatizem a expressão oral dos participantes.
 c) Atividades escolares: produzindo mapas coletivos e trabalho em equipe.
 d) Atividades individualizadas que estimulem a criatividade.
12.(ENADE, 2011) Desde os primeiros meses de vida do ser humano, delineiam-se as impressões
e percepções referentes ao domínio espacial, as quais se desenvolvem por intermédio de sua
interação com o meio. A construção da noção de espaço em Geografia requer longa preparação
e estímulo por parte do indivíduo. Trata-se de aprendizado que se inicia:
FONTE: ALMEIDA, R. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002
(com adaptações).
 a) Na série adiantada do Ensino Fundamental, já que o professor dos anos iniciais pouco
aprende em seu curso de formação sobre como levar o aluno a dominar conceitos espaciais.
 b) Na escola, onde deve ocorrer a aprendizagem espacial organizada para a compreensão das
formas pelas quais a sociedade constrói e organiza o seu espaço.
 c) No trabalho da Geografia como ciência voltada para a análise da realidade social quanto à
sua configuração espacial, social, política e sociológica.
 d) Na análise geográfica da organização social do trabalho, que se faz por meio de um ato social
e leva a transformações territoriais.
Prova finalizada com 11 acertos e 1 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina