Buscar

Grupo 3 Maternal I tarde corpo gestos e movimento



Continue navegando


Prévia do material em texto

Maternal I Tarde
Campo de Experiência: Corpo, gesto e movimento
Nome: Ana Carolina Araújo Carneiro
Nome: Juliana Andresa Moreira Lima
Nome: Marilsa Alice da Matta
Serra Azul
2020
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva.
Para o SESI- SP, no currículo da educação infantil, a criança é considerada protagonista do processo de aprendizagem, sendo inserida em situações, nas quais desenvolve afetos, habilidades, atitudes, valores, autonomia e identidade, além de possibilitar o acesso aos Aspectos da cultura que deve ser entendida de forma ampla e plural, envolvendo acervos de produção simbólica, cientifica e social da humanidade. (SESI-SP, 2020, p.79).
 Os Campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver de 0 a 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem dos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. O SESI – SP (2020) trabalha nas perspectivas e ideias de campos de aprendizagem conforme a BNCC,
Portanto, o conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente­ escolar. Dessa forma, os Campos estão organizados de forma a apoiar o professor no planejamento de sua prática intencional. As atividades propostas à criança devem ser bem planejadas, o próprio cuidar não pode ser algo mecânico. 
A criança precisa ter tempo e espaço para se expressar e o professor tem de estar aberto para acompanhar as reações dela, que serão sempre únicas e pessoais, explica a assessora pedagógica e formadora Silvana Augusto. Em outras palavras, é importante que as práticas do professor estejam diretamente comprometidas com as necessidades e os interesses da criança, para que a vivência se transforme em uma experiência e tenha, de fato, um propósito educativo.
Corpo, gesto e movimento. 
Se dá ênfase nas experiências das crianças em situações de brincadeiras, nas quais podem explorar o espaço com o corpo e as diferentes formas de movimentos. 
As crianças podem construir referenciais que as orientam em relação a aproximar-se ou distanciar-se de determinados pontos, por exemplo. O Campo também valoriza as brincadeiras de faz de conta, nas quais as crianças podem representar o cotidiano ou o mundo da fantasia, interagindo com as narrativas literárias ou teatrais. 
É muito importante que as crianças vivam experiências com as diferentes linguagens, como a dança e a música, ressaltando seu valor nas diferentes culturas, ampliando as possibilidades expressivas do corpo e valorizando os enredos e movimentos criados na oportunidade de encenar situações fantasiosas ou narrativas e rituais conhecidos.
Para o SESI – SP (2020) o trabalho nesse campo envolve o desenvolvimento da criança dentro e fora da instituição, envolve as praticas sociais e culturais.
Nessa atividade as crianças estão andando de velotrol atividade que promove a coordenação motora e fortalecimento da musculatura.
Nessa atividade foi contada uma história e as crianças estavam fazendo a releitura da história.
Atividade Cantiga de Roda com Músicas Juninas.
REFERÊNCIAS
SESI-SP. Serviço Social da Indústria. Referencial do Sistema SESI-SP: Educação Infantil. São Paulo, Ed. SESI – SP, 2020.