Buscar

É notório os conflitos entre os poderes

Prévia do material em texto

É notório os conflitos entre os poderes, a cada dia temos declarações por parte do poder Executivo que vão contra o poder Judiciário e o poder Legislativo, a questão da judicialização jurídica em cujo âmbito se encontram o presidente da República, seus ministérios e a administração pública em geral, no entanto tem ao seu lado ( o Presidente da República ) pessoas que acusa de Ditadura do Judiciário, que é a constante intervenção do Judiciário nas decisões do Executivo por conta de descumprimento de certos rigorismo por parte do Executivo e o conflito desses com os Ministros e até com o Poder Legislativo. 
 De muito vem se discutindo o papel do judiciário no palco político. Por certo, a ideia de “judicialização da política” ou ainda da “politização da justiça” tem se afirmado entre diversos doutrinadores. A possibilidade do judiciário não apenas influir, mas muitas vezes dirigir certos momentos do processo político-democrático deve ser discutido mais a fundo. Segundo alguns autores, a atividade judicial nesse âmbito não se demonstra como uma usurpação de funções, mas como uma realocação dos poderes com base na positivação dos direitos fundamentais. Assim, seria na realidade uma formulação favorecida pelo processo democrático e, além disso, uma resposta à impossibilidade de mobilização social herdada do regime autoritário[24].
 O presidencialismo de coalizão é aquele que o Presidente necessita do maior numero de apoio no Poder Legislativo para se manter, nos últimos anos nós tivemos, os Presidentes anteriores fazendo alianças com o Congresso Nacional, ou distribuindo cargos nos ministérios e o Governo atual se manteve distante até pouco tempo atrás, mas contudo e conforme os avanços de algumas investigações que estão chegando aos familiares do nosso Presidente da República, ele começou a se aproximar dos chamados “centrão” que é um grupo de parlamentares , para que esses parlamentares barrem um suposto processo de impeachment que poderia vir. Portanto é importante numa República do Estado Democrático, a harmonia entre os Poderes e um limitando o outro, por que o papel da limitação de um Poder pelo o outro Poder, é justamente manter as bases institucionais e as bases democráticas.

Continue navegando