Buscar

Fundamentos e Teoria Organizacional Prova II

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:648504) ( peso.:1,50)
	Prova:
	25036203
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As teorias de Maslow e de Herzberg possuem pontos de concordância, pois os fatores primários apontados por Maslow se relacionam com os fatores higiênicos, e as necessidades secundárias com os fatores motivacionais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esta relação:
	 a)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades fisiológicas. Fatores motivacionais estão relacionados às necessidades sociais, de estima e autorrealização.
	 b)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades de estima e autorrealização. Fatores motivacionais estão relacionados às necessidades fisiológicas, de segurança e sociais.
	 c)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades fisiológicas, de segurança. Fatores motivacionais estão relacionados às necessidades sociais, de estima e autorrealização.
	 d)
	Fatores higiênicos estão relacionados às necessidades fisiológicas, de segurança e sociais. Fatores motivacionais estão relacionados às necessidades de estima e autorrealização.
	2.
	Na Teoria das Relações Humanas, um novo modelo de administração das pessoas passou a ter maior ênfase do que na Teoria Clássica, ou da autocracia, que era a única forma de gerenciar os indivíduos a realizarem suas tarefas. Com uma abordagem mais de liderança do que autoritária, os resultados foram se alterando de forma satisfatória, referindo-se ao comportamento de liderar pessoas. Segundo Chiavenato (2011), para se ter uma ideia, existem três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática. Sobre estes estilos de liderança, analise as afirmativas a seguir:
I- No estilo autocrático, o líder determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
II- No estilo democrático, o grupo esboça as providências para atingir o alvo e pede aconselhamento do líder, que sugere alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates.
III- No estilo democrático, a participação do líder é limitada, apresentando apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem.
IV- No estilo liberal, as tarefas são escolhidas pelos grupos, e o líder tem uma mínima participação nas decisões.
V- No estilo democrático, a divisão das tarefas e escolha dos colegas fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	3.
	Existem três estilos de lideranças para Chiavenato (2011). Muitos pesquisadores, como Lewin, White e Lippi (1939), estudaram os três modelos de liderança apresentando as características desses estilos para liderar. Sobre os três estilos de liderança, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
LEWIN, K. R.; WHITE, R. K.; LIPPI, T. T. Pa erns of Agressive Behavior in Experimentally Created Social Climates. Journal of Social Psychology, v. 10, maio 1939.
	 a)
	Autocrática - Liberal - Democrática.
	 b)
	Hierárquica - Democrática - Liberal.
	 c)
	Comunista - Liberal - Autocrática.
	 d)
	Liberal - Ditadora - Hierárquica.
	4.
	Quando falamos em burocracia, logo lembramos normas, rotinas e regulamentos que dificultam a eficiência e rapidez dos processos. Já ao analisarmos a visão de Max Weber e sua teoria da burocracia, destacam-se características como: profissionalismo, impessoalidade e formalidade. Com base na visão de Max Weber, referente à impessoalidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As normas devem ser obedecidas através das leis e não por pessoas. O exemplo é um chefe, em que o subordinado obedece às leis da organização e não às características pessoais do superior.
	 b)
	A distribuição das funções é realizada considerando a capacidade de comando que o funcionário impõe sobre os demais na organização.
	 c)
	A responsabilidade e a autoridade de cada funcionário dentro da organização não dependerão de cargo/função que ele ocupa.
	 d)
	O poder exercido por cada funcionário é delegado de acordo com sua experiência ao longo dos anos, não considerando o cargo que ocupa.
	5.
	Na administração, a teoria dos dois fatores é a teoria proposta por Frederick Herzberg, que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. Na concepção de Frederick Herzberg, o comportamento humano tem dois fatores distintos que fazem explicar essa situação em todos os ambientes em que estão interagindo. Sobre esses dois fatores, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fatores de autoestima; fatores fisiológicos.
	 b)
	Fatores de segurança; fatores motivacionais ou intrínsecos.
	 c)
	Fatores higiênicos ou extrínsecos; fatores motivacionais ou intrínsecos.
	 d)
	Fatores de autorrealização; fatores relacionados à segurança no trabalho.
	6.
	A preocupação que existia com a máquina na Teoria Clássica deu espaço para o bem-estar dos indivíduos ou grupo de indivíduos no ambiente de trabalho, nos aspectos formais e técnicos, fisiológicos e psicológicos (RICHTER; VICENZI, 2016). Qual o principal foco da abordagem da Teoria humanística?
FONTE: RICHTER, Rosana; VICENZI, Tulio. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: Uniasselvi, 2016.
	 a)
	As máquinas.
	 b)
	As pessoas.
	 c)
	A tecnologia.
	 d)
	Capital financeiro.
	7.
	No que diz respeito ao estudo do comportamento humano e de sua cooperação mútua entre a organização e o indivíduo, os behavioristas têm como ideia na organização que recebe dos participantes a contribuição desejada pelos seus serviços dedicados com a troca em torno de incentivos (CHIAVENATO, 2011). Para que exista equilíbrio entre a organização e o indivíduo foram destacados alguns conceitos básicos. Sobre esses conceitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A organização como troca dos trabalhos efetuados pelos indivíduos, realiza pagamentos salariais, benefícios, prêmios de produção, gratificações, elogios, oportunidades de crescimento, promoções, reconhecimento, entre outros. Trata-se da Contribuição.
(    ) Cada indivíduo tem uma característica e objetivo particular, ou seja, depende do grau de estudo e a função em que está trabalhando na organização e garanta sua satisfação individual.
(   ) O pagamento dos trabalhos efetuados na organização em que cada indivíduo realizou com sua dedicação, esforço e desempenho, assiduidade, pontualidade, lealdade, reconhecimento, entre outros. Trata-se dos incentivos.
(    ) O preço do trabalho ou do esforço que uma pessoa realiza na organização para que alcance os objetivos determinados corresponde à utilidade da contribuição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	Segundo Chiavenato (2011), a liderança tem uma função muito importante no desenvolvimento das pessoas, pois depende muito do comportamento do líder para que seja seguido e observado como um responsável na área da empresa que está executando suas tarefas. Assim, os humanistasdefendem que a liderança pode-se dividir em vários ângulos. Tendo por base esse contexto, analise as seguintes assertivas:
I- A liderança como um fenômeno de influência interpessoal é uma forma de liderar pessoas através de uma comunicação social, buscando os mesmos objetivos do grupo e realizar as tarefas necessárias para o funcionamento da organização.
II- Liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo tem como objetivo acabar com problemas de segurança na execução dos trabalhos, consequentemente, melhorar o comportamento e a satisfação do empresário.
III- Liderança como um processo em função do líder, em que este tem pouca flexibilidade para realizar mudanças para garantir a adaptação do grupo frente às situações.
IV- Liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado tem como ênfase o relacionamento entre ambos. Sendo que o líder deverá ser um estrategista, apresentando os caminhos ou os rumos que seus subordinados devem seguir.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	As assertivas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As assertivas I e IV estão corretas.
	 c)
	As assertivas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As assertivas I, II e IV estão corretas.
	9.
	De acordo com a equipe de trabalho a ser comandada, será necessário um tipo distinto de atuação do líder que a comanda. As características e o meio em que o administrador atua determinarão o estilo de liderança adotado. Os três principais estilos de liderança são: autocrático, democrático e liberal. Sobre o estilo de liderança autocrático, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O líder autocrático é aquele que dá liberdade total para a divisão das tarefas e se envolve o mínimo possível.
	 b)
	O líder autocrático é aquele que debate e aceita sugestões de seu grupo, estimulando a participação de todos.
	 c)
	O líder autocrático é aquele que domina sua equipe, determinando as tarefas a serem executadas e estabelecendo as diretrizes sem qualquer interferência do grupo.
	 d)
	O líder autocrático é aquele que deixa a critério do grupo debater e decidir as diretrizes.
	10.
	De acordo com Chiavenato (2011), a liderança tem uma função importante no desenvolvimento das pessoas, pois os colaboradores veem no líder um responsável a ser seguido. Os humanistas defendem que este tipo de liderança pode se dividir em quatro dimensões. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	Liderança como um fenômeno de influência pessoal; liderança como um processo de redução da incerteza dos indivíduos; liderança como uma relação burocrática entre líder e gestores; liderança como um processo em função do líder.
	 b)
	Liderança como um fenômeno de influência pessoal; liderança como um processo de redução da incerteza dos indivíduos; liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado; liderança como um processo em função dos colaboradores.
	 c)
	Liderança como um fenômeno de influência interpessoal; liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo; liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado; liderança como um processo em função do líder.
	 d)
	Liderança como um fenômeno de influência pessoal; liderança como um processo de redução da incerteza dos indivíduos; liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado; liderança como um processo em função do líder.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando