Buscar

resenha de fenomenologia

Prévia do material em texto

UNITPAC
Psicologia
Teoria da Psicologia Fenomenológica Existencial
 Profº. Dr Rui Silva
Regina Chaves
Resenha
Obra
 
SOUZA. Emiliana A; GOMES, Salvino, E. Gomes. Visão de homem em Frankl. Revista Logos & Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial I (1), 50-57.
Dados dos autores:
Emiliana Aparecida de Souza. Graduada em Letras pela FAFIPA-MG e Pós-graduando em Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Emil Frankl pela PUCPR.
 Eliseudo Salvino Gomes. Doutorado em Psicologia (Clínica) pela Universidad Pontifícia de Salamanca-UPSA (2009). Master Oficial: Métodos y técnicas de investigaciónen Psicologia, pela Universidad Pontifícia de Salamanca-UPSA (2008). Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR (2002). Formação em Logoterapia pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB (1996). Membro do Grupo de Pesquisa da Rede Lusófona de Estudos da Felicidade (RELUS, 2007-2010). Membro do Grupo de Pesquisa NOUS: Espiritualidade e Sentido. Miembrodel Comité Científico de la revista “Foro de Educación -Pensamiento, cultura y sociedad-”. Membro do Logos & Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial. Atualmente, Coordenador Técnico e Professor da Pós-Graduação em Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Emil Frankl (Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR).
Sobre a Obra
Desde o surgimento do homem na terra, este vem tentando explicar os fenômenos da natureza, buscando encontrar a felicidade usando os instrumentos da filosofia, das artes, da religião e outros tantos desenvolvidos a partir da industrialização e do desenvolvimento tecnológico.
Vitor Frankl foi um homem que exerceu diferentes papéis na sociedade. Foi médico, escritor, político, filósofo, pesquisador. Nasceu em Viena na Áustria, onde se formou médico, se especializou em psiquiatria e criou o Método Terapêutico e Análise Existencial, a primeira ciência especializada em sentido da vida do mundo. Foi preso e levado a quatro campos de concentração nazista, onde viveu sujeito às piores condições de vida pelo fato de possuir descendência judia. 
A partir das vivências no holocausto passou a refletir sobre o sentido da vida do homem e a perda de sentido da vida dando lugar ao que o autor chamou de vazio existencial, chegando à conclusão de que o sofrimento é fruto do desespero dos indivíduos, consequência das tensões e falta de objetivo frente aos desafios da vida, fenômeno tão presente na sociedade atual. Na medida em que o sujeito reconhece que a vida tem um sentido e assume a construção de sua autonomia em oposição ao conformismo que o conduz a situações de depressão e outros sofrimentos emocionais reconhecendo que o homem não é um ser dual composto de corpo físico e alma, mas um ser bio-psico-social e espiritual.
Apreciação Crítica
O presente artigo apresenta uma visão do homem como um ser integral que reúne em sua construção os elementos essenciais de um indivíduo em sua totalidade – bio-psico-social e espiritual.
A Logoterapia é uma abordagem terapêutica fundamentada na necessidade de que cada sujeito tem de encontrar o objetivo de vida, balizada na espiritualidade e na busca de compreender a realidade tridimensional da vida que culmina na busca da felicidade.
Vitor Frankl foi um homem visionário. Há 80 anos atrás, em sua história de vida deixa transparecer a importância do amor, da natureza, da arte, das experiências do passado, da espiritualidade e da reflexão (momentos de solidão), como elementos essenciais para construção de um sujeito íntegro que fundamenta sua vida no Ser( ser uma pessoa melhor, mais amigo, mais justo, mais ético, menos materialista, que privilegia o simples, a reflexão), e não no Ter (ter poder, fama, posses, prepotência, estar sempre estressado).
O assunto inclui discussão sobre as vertentes da moral, da ética, da justiça e da dignidade humana. Sua importância e a abordagem feita pelos autores através de uma linguagem clara e acessível facilitou o entendimento do tema e a sua relevância para os acadêmicos de psicologia, bem como, para outras pessoas que tenham interesse em conhecer o assunto Logoterapia. Traz relevantes contribuições que auxiliam a compreensão do homem em seu significado integral, representação e busca de objetivação. É uma obra de suma importância, sobretudo para acadêmicos de psicologia.

Continue navegando