Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA- UNIDADE III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DADOS DO ALUNO/CURSO 
Curso: Pedagogia - 3º semestre.
Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul Virtual.
Nome: Vanessa de Oliveira Goulart.
RGM: 20577532.
Disciplina: Práticas de Ensino em Educação Infantil.
Tutor: Pedro Henrique Silva Marciano.
ATIVIDADE REFLEXIVA – UNIDADE III
Ao analisar o vídeo destaca-se a importância do letramento em todas as áreas de conhecimento infantil tanto do senso comum quanto no conhecimento científico, de forma coerente o educador proporciona uma brincadeira relacionada a atividades geométricas numeração e muita diversão trazendo uma agradável maneira de aprendizado e socialização, através do qual o docente inicia o aluno no conhecimento da matemática, que se mostra relevante caminho a ser percorrido para o desenvolvimento do raciocínio lógico e as suas relações em diferentes situações cotidianas. Ao colocar as imagens no dado para que o aluno perceba sua vez de avançar nas casas ou não, coloca o aluno em contato com regras, ordem e quantidade, com o objetivo de aguçar nos alunos o raciocínio matemático de forma lúdica, divertida e prazerosa. Trabalhar de forma lúdica na educação infantil é fazer com que os alunos possam compartilhar seus conhecimentos de mundo, possibilitando a evolução gradativa e construindo um adulto preparado para o futuro.
 De acordo com SILVA, 2018 (nós seres humanos já nascemos observando e examinando tudo ao nosso redor, pois temos uma curiosidade imensa, usando essa curiosidade infantil podemos trabalhar com a natureza e sociedade proporcionando experiências que possibilitem a aproximação do conhecimento do senso comum e do conhecimento científicos, por meio de perguntas, jogos, brincadeiras, tato e olfato com as atividades sugeridas em sala de aula em torno de algum assunto ou objeto que vai gerar ainda mais a curiosidade e especulações sobre o assunto trazendo assim gradativamente o conhecimento a cada criança através de perguntas a qual se pretende chegar ao esclarecimentos de suas dúvidas). Da mesma maneira podemos Iniciar a Alfabetização por meio de um trabalho de desenvolvimento da oralidade da escrita e da contação de histórias, as crianças percebem a distinção entre linguagem oral e escrita percebendo que o que está sendo lido é igual ao que está sendo contado ampliando seus vocabulários, aprendem a explicar, justificar, opinar, defender seu ponto de vista e questionar. 
Desenvolver atividades matemáticas que não apenas ensinam aos alunos a serventia dos números, mas que ensinam também as finalidades do aprendizado e a interação social que decorre de tais atividades, complementando assim a ideia trazida por CASTRO, 2015 onde (as crianças aprendem matemática estabelecendo parâmetros de interação no ambiente em que convivem, seja em sala de aula, através da prática de atividades nas quais interagem com o ambiente, com as demais crianças da sala, com os números e símbolos utilizados, bem como observam e desenvolvem tais habilidades de compreensão em casa, ou nos demais locais que frequentam, tornando-se, assim, o letramento, um meio importante de inclusão social das crianças através da alfabetização e desenvolvimento da consciência social).
REFERÊNCIAS
CASTRO, Marluce. A Leitura e a escrita na escola e os desafios atuais. Pedagogia ao pé da letra, 2015. Disponível em:<https://pedagogiaaopedaletra. com/leitura-escrita-escola-desafios-atuais/>. Acesso em 28 de novembro de 2019.
SILVA, Haíla; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de estudos Pedagógicos, 2018. Disponível em: < https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3093>. Acesso em 28 de novembro de 2019.

Continue navegando