Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA- UNIDADE III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DADOS DO ALUNO/CURSO 
Curso: Pedagogia - 4º semestre.
Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul Virtual.
Nome: Vanessa de Oliveira Goulart.
RGM: 20577532.
Disciplina: Práticas de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Tutor: Eder Anelli da Silva.
ATIVIDADE REFLEXIVA – UNIDADE III.
O ensino de matemática deve está contextualizado com a realidade das crianças a fim de os conteúdos ministrados possam ser melhores absorvidos por elas, pois ensinar aquilo que quem irá aprender não vive, não torna o aprendizado eficaz e, portanto, deixa de ser significativo para a criança. Para o professor melhor direcionar o ensino, é importante considerar o contexto do aluno, torna-o prazeroso para as crianças, deixa-as mais atentas aos conteúdos e as faz refletir que a matemática faz parte dos nossos dias.
Conforme a atividade proposta, para os autores Fosnot e Dolk o ensino da matemática deve estar relacionado com o dia a dia dos alunos, dessa maneira os conteúdos serão absorvidos de maneira mais fácil pelas crianças. Quando os conteúdos que serão ensinados, são colocados em contexto em que faz sentido para quem irá ser ensinado, o aprendizado será facilitado, os autores ao afirmarem que os conteúdos devem “fazer sentido”, entendo que estes devem estar contextualizados na realidade do aluno, como: fazendo uso de exemplos palpáveis, vivenciado pelos alunos, o que os aproxima ao conteúdo proposto, por isso é importante o professor conhecer seus alunos, a realidade onde vivem, e suas possibilidades. 
Dessa forma, essa ação além de facilitar a aprendizagem, faz com que se gera um ambiente educacional melhor. De acordo com SILVA, 2018 “nós seres humanos já nascemos observando e examinando tudo ao nosso redor, pois temos uma curiosidade imensa, usando essa curiosidade infantil podemos trabalhar com a natureza e sociedade proporcionando experiências que possibilitem a aproximação do conhecimento do senso comum e do conhecimento científicos, por meio de perguntas, jogos, brincadeiras, tato e olfato com as atividades sugeridas em sala de aula em torno de algum assunto ou objeto que vai gerar ainda mais a curiosidade e especulações sobre o assunto trazendo assim gradativamente o conhecimento a cada criança através de perguntas a qual se pretende chegar ao esclarecimentos de suas dúvidas”. 
Com essa afirmativa, compreender que a proximidade cotidiana do aprendizado é algo positivo, através dessa proximidade, podemos abordar questões interdisciplinares para que a criança compreenda onde ela pode utilizar o que aprendeu. Nesse sentido, por vezes pode ser preferível o uso de menos textos e mais imagens, a fim de tornar o texto mais acessível e entendível para as crianças, nesse contexto, uma imagem pode falar muito mais que as palavras escritas, com isso, a criança poderia ficar mais próxima da leitura. 
Desenvolver atividades matemáticas que não apenas ensinam aos alunos a serventia dos números, mas que ensinam também as finalidades do aprendizado e a interação social que decorre de tais atividades, complementando assim a ideia trazida por CASTRO, 2015 onde “as crianças aprendem matemática estabelecendo parâmetros de interação no ambiente em que convivem, seja em sala de aula, através da prática de atividades nas quais interagem com o ambiente, com as demais crianças da sala, com os números e símbolos utilizados, bem como observam e desenvolvem tais habilidades de compreensão em casa, ou nos demais locais que frequentam”.
REFERÊNCIAS
CASTRO, Marluce. A Leitura e a escrita na escola e os desafios atuais. Pedagogia ao pé da letra, 2015. Disponível em:<https://pedagogiaaopedaletra. com/leitura-escrita-escola-desafios-atuais/>. Acesso em 26 de maio de 2020.
SILVA, Haíla; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de estudos Pedagógicos, 2018. Disponível em: < https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3093>. Acesso em 28 de maio de 2020.

Continue navegando