Buscar

relatorio contabilidade estagio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSERIR LOGO DA FACULDADE
NOME DA FACULDADE
[arial14, caixa alta, sem negrito, centralizado]
 (
CURSO
)
nome do aluno
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM (NOME DO CURSO)
	
[arial 14, caixa alta, negrito, espaçamento 1,5 entre linhas]
 (
Cidade
Ano
)
NOME DO ALUNO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM (NOME DO CURSO) 
[arial 14, caixa alta, negrito, espaçamento 1,5 entre linhas]
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de (Nome do Curso) da IES (Nome da Instituição), para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em (Nome da Disciplina de Estágio)
Coordenador de Curso: (Nome do Coordenador de Curso)
Cidade
Ano
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	
2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa) 
3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS	
4 DISCUSSÕES	
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS	
6 REFERÊNCIAS	
1 INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado Ciências Contábeis é uma atividade de complementação acadêmica nos moldes estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares fixadas pelo MEC, é atividade acadêmica obrigatória para obtenção do Certificado de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis e posterior registro do diploma, deverá ser realizado em organizações onde as técnicas ministradas possam ser aplicadas segundo os objetivos do estágio.
O objetivo do Estágio Supervisionado é incentivar o(a) aluno(a) no exercício e na análise das práticas contábeis nos diversos tipos de organizações. Esta atividade além de compor a carga horária curricular do curso de Bacharel em Ciências Contábeis, tem por finalidade preparar o aluno para exercer a profissão com qualidade e segurança, estando apto a enfrentar o mercado de trabalho e aplicar a prática através dos conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento do estágio, ele deve refletir a capacidade profissional potencial do estudante de Ciências Contábeis por meio de estudos e diagnósticos voltados aos processos de controle, gestão e avaliação patrimonial e mensuração dos resultados econômicos das organizações públicas e privadas.
A realização do Estágio Supervisionado é de grande importância para o aluno pelas oportunidades que vão surgindo para desenvolver o seu lado profissional, tendo em vista que, durante o estágio, pode-se colocar em prática todo o embasamento teórico trabalhado na sala de aula. 
O contexto econômico atual na aérea da Contabilidade passa por um momento de crescimento pela necessidade de um trabalho cada vez mais técnico com uma teia cada vez mais complexa de critérios legais e, devido à crise que obriga o Governo de um modo geral a gerar meios cada vez mais eficazes de fiscalização, isso sem falar na necessidade de mensuração do valor final dos produtos, estabelecendo seu custo para manter competitividade no atual cenário econômico de crise e pessimismo do mercado.
Este estágio foi realizado na MB Consultoria e Assessoria Contábil, sendo as atividades elaboradas nos setores de RH – Recursos Humanos, Departamento Fiscal e Departamento Contábil da empresa citada.
Durante o estágio, foram desenvolvidas atividades contábeis de rotina do escritório, a estagiária esteve sobre a supervisão de funcionários da empresa, os quais lhe repassaram instruções de execução e a auxiliaram durante a execução das atividades.
O conteúdo técnico do estágio supervisionado deve refletir e abranger o estudo de técnicas constantes das disciplinas lecionadas no curso, as áreas da Ciência Contábil onde o estágio poderá ser realizado são as seguintes:
Contabilidade, elaboração e análise de demonstrações contábeis, métodos e sistemas de custeio e tecnologia da informação em sociedades industriais, comerciais e de serviços e em entidades governamentais e não governamentais.
Controle e gestão de custos, técnicas de medição de desempenho, contabilidade gerencial, controladoria organizacional e governamental, planejamento contábil financeiro e tributário em sociedades industriais, comerciais e de serviços e em entidades governamentais e não governamentais.
Sistemas contábeis, auditoria contábil e de gestão, interna e externa, em sociedades industriais, comerciais e de serviços e em entidades governamentais e não governamentais.
Relações de trabalho, legislação comercial, societária e tributária, normas de contabilidade e de auditoria, em sociedades industriais, comerciais e de serviços e em entidades governamentais e não governamentais.
2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO
Empresa concedente: 
MB Consultoria e Assessoria Contábil.
Setor de realização do Estágio Supervisionado Obrigatório: 
Departamento Pessoal, Departamento Fiscal e Departamento Contábil da empresa citada.
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Diversas atividades podem ser desenvolvidas dentro de um escritório de contabilidade:
· Departamento Pessoal: admissão, demissão, folha de pagamento de salário, emissão de holerite, cálculo de vale transporte, cálculo das guias de INSS e FGTS;
· Setor Fiscal: Apuração dos Impostos pelo Lucro Presumido; Guias ISS - Imposto Sobre Serviços, PIS - Programa de Integração Social e COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (mensal) e IRPJ - Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e CSLL - Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (trimestral); Emissão de Notas Fiscais; 
· Setor contábil: Demonstrações Contábeis; Lançamento do Caixa; Conciliações bancárias; Análise das contas do ativo e passivo; Lançamento das Notas do ativo imobilizado; Lançamento da depreciação; Lançamento da Folha de pagamento; Provisão das Notas emitidas e dos impostos; Fechamento; Elaboração do Balanço Patrimonial; Balancetes, Consultoria Contábil.
Foram desenvolvidas durante o estágio, atividades contábeis de rotinas do escritório, a estagiária esteve sobre a supervisão de funcionários responsáveis pelo setor, aos quais lhe repassaram instruções de execução e auxiliaram durante a execução das atividades abaixo relacionadas.
Cadastro, Contabilizações e Lançamento de Notas Fiscais
Durante o estágio foi utilizado o programa Prosoft Tecnologia, para auxilio de conciliações contábeis, classificações de eventos contábeis, cadastros e contabilizações no sistema de contabilidade das empresas clientes do escritório, a alimentação no sistema é feita através de lançamentos de entradas e saídas de notas fiscais de várias empresas clientes, a estagiária realizou-os de forma responsável e adequada.
Arquivamentos de Documentos Empresariais
O arquivamento de documentos é essencial para a organização do serviço prestado pelo escritório, todo documentos recebido ou gerado pelo escritório deve ser guardado no seu devido lugar, onde seja de fácil localização, para possíveis consultas, a estagiária teve a oportunidade de fazer o arquivamento das notas fiscais lançadas, em pastas específicas de entradas e saídas, separadas mensalmente para cada empresa, realizando o serviço de forma eficaz.
Emissão de Guias para Recolhimento de Impostos Municipais, Estaduais e Federais
A emissão de guias como previdência social e DARF, foi realizada durante o período de estagio, com atenção aos detalhes, observando a agenda tributária de cada tributo, na qual é apresentada pela receita Federal, para que fossem feitas de forma correta e não gerassem ônus de multas e juros.
Elaboração de Controle de Entrega de Documentos
O escritório mantém um arquivo para todos os documentos por ela gerados e entregues a clientes, pois estes podem lhe servir de comprovantes do serviço prestado no tempo hábil. Durante o estagio foram elaboradas declarações de entrega de documentos aos clientes do escritório.
Procedimentos de Contratação de Funcionários
A contratação de um funcionário é feita através de registro de documentação, durante o estagio foram feitas contratações, através de preenchimento de dados cadastrais no livro de registro da empresa e preenchimento de dados na carteira de trabalho.
Emissão de Folha de Pagamento de Funcionários
Foram feitas, no período do estágio emissão da folha de pagamento de funcionários, elaborados com auxilio ao sistema da empresa, e em todas foram analisados
os proventos e descontos.
Elaboração e Envio de Declarações e Demonstrativos a Receita Federal do Brasil
Foram realizadas algumas retificações de imposto de renda as quais a estagiaria pode acompanhar os procedimentos necessários para a realização.
4 DISCUSSÕES
Correlação Entre Teoria e Pratica
O aprendizado se inicia quando há o raciocínio lógico da teoria e da prática. Aprender significa estar apto a fazer. Para isso é necessário que se conheça os fundamentos e que se desenvolva as habilidades necessárias à transformação desses fundamentos em ações do dia-a-dia, através da prática, desenvolvendo aptidões. As atividades desenvolvidas durante o estagio, são relacionadas ao estudo do curso de Bacharel em Ciências Contábeis, trazendo a importância da contabilidade como ciência.
Num modo geral a Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando sua aplicação na dinâmica financeira.
A Contabilidade Comercial é o ramo da contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras. Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos. Nas atividades desenvolvidas foi utilizado o regime de competência, o qual e explanado na teoria as contabilidade. Os lançamentos contábeis foram feitos a partir dos documentos fornecidos pelo cliente, estes lançamentos serão transformados nos livros, Diário e Razão. O sistema utilizado pelo escritório funciona como um mecanismo de débito e crédito, as partidas dobradas aprendidas na teoria.
O livro Diário é um livro obrigatório (exigido por lei), nele se registra os fatos contábeis em partidas dobradas na ordem rigorosamente cronológica do dia, mês e ano; ou seja, nele registra oficialmente todas as transações de uma empresa. Já o livro Razão é um livro exigido pela legislação por sua eficiência, é um instrumento valioso onde são agrupados os valores em contas de mesma natureza de forma racional, o que facilita na apuração do saldo.
Lançamentos Contábeis são registros dos fatos contábeis (aqueles que provocam mudanças na composição do patrimônio da entidade), efetuados de acordo com o método das partidas dobradas. É feito em ordem cronológica e obedecendo a determinada técnica. O lançamento é feito nas contas Patrimoniais, pertencentes ao grupo do ativo, passivo exigível e patrimônio líquido, e nas contas de Resultado, representadas pelas receitas, e despesas. As contas de ativo, por terem saldo devedor, são aumentadas de valor por débito e diminuídas por crédito. As contas de passivo exigível e de patrimônio líquido, por apresentarem saldo credor, são aumentadas de valor por crédito e diminuídas por débito. As contas relativas às receitas e despesas, por afetarem diretamente o patrimônio liquido, são, respectivamente, creditadas (porque aumentam o patrimônio liquido) e debitadas (porque diminuem o patrimônio liquido).
Para se fazer um lançamento é importante saber seu significado, e como este pode influencias nos resultado operacional da empresa, e isso pode ser explicado através da teoria, encontrada na contabilidade geral.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este relatório apresenta a integração entre a teoria e a prática de atividades, nos serviços prestados no escritório da empresa MB Consultoria e Assessoria Contábil, a estagiária pode agregar conhecimentos e experiências práticas na execução das atividades rotineiras do escritório.
Os conhecimentos adquiridos no curso de Ciências Contábeis juntamente com as atividades aqui relatadas foram de extrema importância na finalização do curso, pois a troca de experiências e a correlação da teoria com a prática tornou mais produtivo o aprendizado da estagiária.
A atuação do contador tem passado por transformações, o que exige do profissional, adaptações para a sua permanência no mercado de trabalho. Um bom contador não é aquele que só tem a prática ou somente a teoria, mas sim aquele que se utiliza de todos os meios para melhor executar seu trabalho e por conseqüência obter sucesso profissional.
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARION, J. C. Contabilidade Empresarial - 5ª ed – São Paulo: atlas,1993.
LISBOA, L. P. Ética Geral e Profissional em contabilidade - 2ª Ed- São Paulo: atlas, 2007.
THOMÉ, I. 2001. Empresas de Serviços Contábeis: Estrutura e funcionamento - São Paulo: atlas,2001.
IUDICIBUS, S. Curso de Contabilidade para não contadores: para áreas de administração, economia, direito e engenharia - 4ª Ed - São Paulo: atlas, 2007.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando