Buscar

Prova Bovino de corte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Um determinado bovino batido possui:
- 250 kg de carcaça quente 
- 52% de rendimento de carcaça 
- 70% de rendimento de carne 
* considerando que o preço pago por arroba (@) é de R$ 230,00, responda.
a) com qual é o peso vivo deste animal 
52% ---- 250kg rendimento de carcaça = 250/480,769 X 100 = 52%
100% --- X
52.X = 250.100
52.X=25000
X= 25000/52
X= 480,769 KG
b) qual preço pago pela indústria por este animal
1 @ é 15, então
250/15 = 16,67
16,67 x 230 = 3.834,100
c) qual é o peso de seus ossos?
100% - 70% = 30% ou 30.250/100= 75 Kg de ossos
100% ------250kg 
30% ------- X
30.250 = 100. X
7500 = 100. X
X = 7500/100
X = 75 kg de ossos 
2. No Sistema Nacional de classificação e tipificação de carcaças bovinas do que se trata a instrução normativa nº 9 de 04 de maio de 2004 do MAPA, descreva todas as tipificações de acabamento, citando os locais de mensurações, descreva também todas classificações de sexo-maturidades:
Tipificação de acabamento desrespeito a gordura de acabamento do animal sendo classificada em 
1- gordura ausente
2- gordura escassa de 1 a 3 mm de espessura 
3- gordura mediana de 3 a 6 cm de espessura
4- gordura uniforme de 6 a 10 mm de espessura
5- gordura e excessiva acima de 10 mm de espessura
O acabamento avaliado pela espessura da gordura e medida na altura da sexta (6ª), da nona(9ª) e da décima segunda (12ª) costelas partes dorsal e ventral do músculo grande dorsal e músculo serrátil dorsal caudal, na região lombar e no coxão, mostrando a quantidade e a cobertura de gordura da carcaça. o sexo será verificado por meio de caracteres sexuais e distribuídos nas seguintes categorias (M) macho, machos castrados (C), fêmeas (F), vaca de descarte (FV), ficando a (F) relacionada a novilhas. Na maturidade fisiológica obtida pelo exame de dentes incisivos dentes incisivos, estabelecendo-se as categorias: 
- Dente de leite (d) - animais com apenas a 1ª dentição, sem queda das pinças; - Dois dentes (2d) - animais com até 2 dentes definitivos, sem queda dos primeiros médios da primeira dentição; 
- Quatro dentes (4d) - animais com até 4 dentes definitivos, sem queda dos segundos médios da primeira dentição; 
- Seis dentes (6d) - animais com até 6 dentes definitivos, sem queda dos cantos da primeira dentição; ou 
- Oito dentes (8d) - animais com mais de 6 dentes definitivos.
3. Vários são os aditivos que podem ser utilizados na alimentação dos ruminantes promovendo melhora no desempenho, podendo ser utilizado em todas as fases de vida do animal. Esses aditivos têm um objetivo proporcionar um aumento na produtividade, podendo atuar na alteração da fermentação ruminal; seleção de micro-organismo; aumento na produção de ácido propiônico; decréscimo na população de gás metano; controle no excesso de lactato. Neste contexto marque a alternativa CORRETA.
A) Grande parte dos aditivos utilizados na alimentação dos ruminantes atuam diretamente no nível intestinal sendo eles antibióticos ionóforos e não ionóforos, bem como os tamponantes.
B) Vários microrganismos são usados como os probióticos, entre eles bactérias ácido lácticas; não ácidos láticos e leveduras. São suplementos alimentares; microrganismos mortos, quando administrado em quantidades adequadas, resultam em inúmeros benefícios tais como aumento da resposta produtiva e imune.
C) Os prebióticos engloba os ingredientes alimentares que estimula seletivamente o crescimento e a atividade de bactérias benéficas no rúmen.
D) Os óleos essenciais são compostos secundários extraídos de planta, que vem surgindo como expectativa de substituírem os antibióticos.
E) A virginiamicina é um antibiótico ionóforos, produzido pela bactéria Streptomices virginae.
4. Descreva as exigências para enquadramento da cota Hilton:
 Dentre as exigências de enquadramento da cota Hilton estão:
É proveniente de bovinos cuja idade é verificada na BND - Base Nacional de Dados do SISBOV (Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos). Por isso, os animais devem ser cadastrados no BND antes dos dez meses de idade, assim como a propriedade.
A fazenda de terminação deverá ser certificada e classificada como Estabelecimento Rural Aprovado no SISBOV (ERAS) e estar na lista de fazendas habilitadas a exportar para a União Europeia (Lista Traces), aonde os animais devem permanecer pelo menos 90 dias, de modo a atender as exigências dos mercados consumidores que exigem rastreabilidade.
Antes de ingressar na fazenda de terminação, os animais devem ter permanecido no mínimo quarenta dias na última propriedade, ou seja, os pecuaristas que queiram exportar para a União Europeia precisam aderir ao SISBOV e certificar as suas propriedades por meio de empresas certificadoras. As propriedades devem ser avaliadas em auditorias por fiscais federais agropecuários ou servidores dos órgãos de defesa agropecuária dos estados conforme normas operacionais.
Posteriormente, em intervalos de 180 dias, para os sistemas a pasto, e de 60 dias para confinamentos, são feitas vistorias pelas certificadoras.
São exigidas auditorias anuais por fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em 10% das propriedades que compõem a lista TRACES. O Abate com conferência da idade e identificação pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal); e o frigorífico precisa ser habilitado a exportar para a União Europeia.
5. No sistema nacional de classificação e tipificação de carcaças bovinas, do que se trata a instrução normativa nº 9 de 4 de maio de 2004 do MAPA, descreva todas as exigências para que uma carcaça seja tipificada com a letra B.
Classificação de bovino e tipificação na conformação de carcaça do tipo B são animais jovens, machos (M), com dentes de leite (d), machos (C) e fêmea (F) animais com a primeira dentição, sem queda das pinças: quatro dentes (4), Conformação convexa, subconvexa e retilínea, acabamento 2, 3 e 4, peso do macho 210Kg e fêmea 180 Kg.

Continue navegando