Buscar

Avaliação FINAL DISCURSIVA - TURMA FLEX-Teorias e Práticas do Currículo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
Josiely dos Santos Fonseca (1266238)	
Disciplina:
Teorias e Práticas do Currículo (PED66)
Avaliação:
Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:443355) ( peso.:4,00)
Prova:
10436247
Nota da Prova:
8,50
1.	O currículo reflete o conflito de interesses de uma sociedade e os valores dominantes que regem os processos educativos. Devido à franca ascensão do mundo industrial no início do século XIX, surge um novo modelo de currículo exigido pelo próprio contexto da época. Disserte sobre as teorias tradicionais do currículo e seus objetivos.
Resposta Esperada:
Uma nova ideia de currículo estava se instalando no início do século XIX. O contexto industrial determinou para a época novos comportamentos sociais relativos à livre competição, à produção industrial em larga escala e ao aumento de empregados nas fábricas. Um importante autor das teorias tradicionais do currículo, que conectado às aspirações da nação daquela época, Bobbitt teve como propósito, planejar cientificamente as atividades pedagógicas e controlá-las. O tradicionalismo da concepção de Bobbit via o currículo como um processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosamente e rigorosamente medidos e especificados. O modelo seguido por Bobbitt era o fabril, cuja inspiração teórica provinha de Taylor precursor do movimento da administração científica, cuja teoria defendia a administração do tempo nas fábricas, planejamento e divisão do trabalho. O ensino tradicional possuía um caráter de caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno, valorizavam conteúdos de caráter enciclopédicos, descontextualizados. Valorização do aspecto intelectual, da disciplina. Assim, podemos dizer que duas tendências impulsionaram o currículo daquela época, uma centrada no pensamento de Bobbitt em seu livro The Curriculum (1918) e outra representada nos pensamentos de Dewey em seu livro The children and the curriculum (1902).
2.	A profissionalização docente passou por várias mudanças ao longo da história, de acordo com as concepções de educação, de ser humano e de sociedade de cada época. Essas transformações levaram a mudanças também na formação docente. Descreva as principais transformações na formação docente, no último século.
Resposta Esperada:
Por muito tempo, o professor era a figura central da ação educativa, tendo controle e autoridade sobre os alunos. A partir da década de 1970, houve investimentos no nível superior. Entretanto, na década de 1980, a expansão dos sistemas educativos levou à desprofissionalização docente. Na mesma década, surge a preocupação com a formação inicial e continuada dos professores e o desempenho de novas funções na educação. Com isso, houve a necessidade de aumentar a carga horária dedicada à prática escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina