Buscar

AV1 TEORIAS E TECNICAS PSICOTERAPICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNESA
Curso de Psicologia
Campus Norte Shopping
Disciplina Teorias e Técnicas Psicoterápicas
Professora Cristiane Moreira da Silva
Roberta Alexandre Ferreira
Matrícula: 201908280301
Prova AV 1
1. (Limite 15 linhas, valor 3 pontos) O que é a psicoterapia e quais as exigências para que o profissional de psicologia a exerça?
R: A Psicoterapia, também chamada de terapia, é um tratamento focado em ajudar um indivíduo, ou mais deles, à resolver questões emocionais, por meios psicológicos como transtornos de ansiedade e depressivos, problemas de relacionamentos, em casa, com a família, trabalho, entre outros. Na psicoterapia é possível aprender a lidar com os sentimentos e situações de sobrecarga emocional, seja ela boa ou ruim, e pode ser por várias abordagens diferentes, isso vai depender muito do profissional, e de qual abordagem o paciente mais precisa. O CRP regulamenta a atuação dos psicólogos na psicoterapia, porém, de acordo com a legislação brasileira, a psicoterapia pode ser exercida por outros profissionais, desde que não utilizem o título de psicólogos.
2. (Limite 10 linhas, valor 2 pontos) O que caracteriza a Psicanálise e qual a sua importância para o estudo das teorias e técnicas psicoterápicas?
R: A psicanálise é um ramo clínico que visa explicar o funcionamento da mente humanam e trata distúrbios mentais e neuroses. Como objeto de estudo, se concentra na relação entre o inconsciente e os comportamentos/sentimentos vividos pela pessoa. Enquanto método de investigação, se caracteriza pelo método interpretativo e busca tudo aquilo que está oculto no insconsciente, por meio de gestos, representações, palavras, atos, sonhos e delírios. É um processo de troca de palavras com o paciente e a partir daí, ocorre a liberação de memórias de traumas reprimidos pelo inconsciente por meio de uma catarse, que é a desgarga de emoções; Isso permite que o paciente se livre daquilo que o aflinge, promovendo um tipo de libertação, recuperação e um bem-estar ao indivíduo. Foi e é muito importante para a psicologia pois a partir daí foram se desenvolvendo outras técnicas por outros teóricos derivadas da psicanálise.

Continue navegando