Buscar

Prévia do material em texto

1- Na área da saúde o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), trouxe vários direitos, que se tornaram efetivamente políticas públicas de proteção à criança. Assinale a alternativa INCORRETA sobre isto:
(0.5 Pontos)
a obrigatoriedade da realização do exame de Triagem Neonatal.
a obrigatoriedade da notificação dos casos de violência, somente após confirmação policial.
arquivo do prontuário de atendimento em instituições de saúde, até completar 18 anos.
a presença de acompanhante nas 24 horas quando tiver necessidade de hospitalização.
a obrigatoriedade da correta identificação ao nascimento.
2-.Nos últimos 20 anos, houve queda da mortalidade na infância na maior parte dos países examinados pelo Unicef. Os dados mostram que as mortes de crianças com menos de 5 anos caíram de 12 milhões, em 1990, para 6,9 milhões, em 2011. No Brasil, uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde, a partir, visando incrementar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde na atenção à criança, foi a de priorizar ações básicas de saúde que possuem comprovada eficácia e que devem constituir o centro da atenção a ser prestada em toda a rede básica de serviços de saúde do território nacional, ações essas que constituem:
(0.5 Pontos)
prevenção e controle das doenças diarréicas e das infecções respiratórias agudas; promoção do aleitamento materno; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e imunizações.
maximização da bolsa família, programa do leite, aleitamento materno e imunizações.
promoção do aleitamento materno; bolsa escola, programa do leite e imunizações.
imunizações, promoção do aleitamento materno, garantia da bolsa escola para mães adolescentes e controle das dermatoses em menores de 1 ano de idade.
promoção do aleitamento materno, controle de dermatoses, maximização da bolsa escola e da bolsa alimentar para mães adolescentes.
3- A Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL) que constitui uma estratégia Global sobre Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância e objetiva assegurar o uso apropriado desses produtos de forma que não haja interferência na prática do aleitamento materno, configurando-se como importante instrumento para o controle da publicidade indiscriminada dos alimentos e produtos de puericultura que concorrem com a amamentação. Assim sendo, qual o conceito desta Norma:
(0.5 Pontos)
É um conjunto de normas que regulam a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras.
É um conjunto de normas que regulam a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados apenas para recém-nascidos, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras.
É um conjunto de normas que regulam a promoção comercial e a rotulagem de alimentos para crianças de 0 a três anos de idade.
É um conjunto de normas que regulam a promoção comercial e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras.
É um conjunto de normas que regulam a promoção e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras.
4- O método Canguru é uma modalidade de assistência ao recém nascido de baixo peso com contato pele a pele precoce, prolongado e contínuo, entre a mãe/pai e seu RN pelo tempo que ambos julgarem prazeroso (Brasil. Ministério da Saúde,2001). Ele contempla três fases, que são:
(0.5 Pontos)
1ª fase – identificação das gestantes de risco. Após o nascimento s/n UTI = estimular os pais, em especial a lactação e participação nos cuidados; 2ª fase – estabilidade clínica da criança, ganho de peso regular, segurança materna, interesse e disponibilidade da mãe; 3ª fase – alta hospitalar = cuidados em casa.
1ª fase – alta hospitalar = cuidados em casa; 2ª fase – estabilidade clínica da criança, ganho de peso regular, segurança materna, interesse e disponibilidade da mãe; 3ª fase – identificação das gestantes de risco. Após o nascimento s/n UTI = estimular os pais, em especial a lactação e participação nos cuidados
1ª fase – identificação das gestantes de risco. Após o nascimento s/n UTI = estimular os pais, em especial a lactação e participação nos cuidados; 2ª fase – alta hospitalar = cuidados em casa; 3ª fase – estabilidade clínica da criança, ganho de peso regular, segurança materna, interesse e disponibilidade da mãe.
1ª fase – identificação das gestantes de risco. Após o nascimento com necessidade de UTI = estimular os pais, em especial a lactação e participação nos cuidados; 2ª fase – estabilidade clínica da criança, ganho de peso regular, segurança materna, interesse e disponibilidade da mãe; 3ª fase – alta hospitalar = cuidados em casa.
1ª fase – identificação das gestantes de risco. Após o nascimento s/n UTI = estimular apenas a mãe, em especial a lactação e participação nos cuidados; 2ª fase – estabilidade clínica da criança, ganho de peso regular, segurança materna, interesse e disponibilidade da mãe; 3ª fase – alta hospitalar = cuidados em casa.
5- Com relação ao incentivo do Aleitamento Materno e desmame precoce, instituiu-se, dentre outras ações, a “Hora de Ouro”, que consiste em:
(0.5 Pontos)
Colocar o recém nascido em contato pele a pele com a Mãe
Clampear tardiamente o cordão umbilical
Colocar o recém nascido ao seio materno, avaliando a pega areolar
Colocar o recém nascido ao seio materno, avaliando a pega mamilar
Colocar o recém nascido ao seio materno, avaliando a pega papilar
6-.Triagem Neonatal é formada por quatro exames muito importantes para a saúde da criança, no Sistema Único de Saúde (SUS), são elas:
(0.5 Pontos)
Triagem Neonatal de Cardiopatias Congênitas Críticas, Triagem Neonatal Ocular (teste do olhinho), Triagem Auditiva Neonatal (teste da orelhinha)
Exame do pezinho, Triagem Neonatal de Cardiopatias Congênitas Críticas, Triagem Neonatal Ocular (teste do olhinho), Triagem Auditiva Neonatal (teste da orelhinha)
Exame do pezinho, Triagem Neonatal de Cardiopatias Congênitas Críticas, Triagem Auditiva Neonatal (teste da orelhinha)
Exame do pezinho, Triagem Neonatal de Cardiopatias Congênitas Críticas, Triagem Neonatal Ocular (teste do olhinho)
Exame do pezinho, Triagem Neonatal Ocular (teste do olhinho), Triagem Auditiva Neonatal (teste da orelhinha)
7- Pelas Metas do Milênio da ONU, Brasil deveria reduzir índice para 19 por grupo de mil crianças até 2015; em 2011, já registrou taxa de 16 por mil. Com quatro anos de antecedência, o Brasil atingiu uma das Metas do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), a que se refere à redução da mortalidade infantil até 2015. A queda de mortes registrada no País em 2011 foi uma das cinco maiores do mundo. Em 1990, 205 mil crianças com menos de 5 anos morreram no País. Em 2011, foram 44 mil - uma queda de 73%, que apenas quatro outros países superaram. Apesar de ter atingido a meta, o Brasil ainda está distante dos índices de países ricos. Na Itália, Portugal e Espanha, a proporção de crianças que morrem é de apenas um quarto da taxa brasileira. Em 2011, 6,9 milhões de crianças morreram no mundo antes de completar 5 anos. Em 2000, essa taxa era de 12 milhões. Melhor atendimento médico, crescimento da renda familiar, expansão dos serviços de saúde, com o ampliação da cobertura de vacinas e antibióticos, são os motivos do avanço brasileiro. Disponível em: http://cebes.org.br/internaEditoria.asp?idConteudo=3608&idSubCategoria=24. Acesso em: 15/09/2012 Constituem no Brasil, uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde, visando incrementar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde na atenção à criança, foi a de priorizar ações básicas de saúde que possuem comprovada eficácia e que devem constituir o centro da atenção a ser prestada em toda a rede básica de serviços de saúde do território nacional. A ação básica que integra as ações de assistência e avaliação das crianças menores de 5anos é:
(0.5 Pontos)
o acompanhamento do desenvolvimento e crescimento.
a prevenção de infecções respiratórias agudas.
o tratamento de doenças diarréicas.
a recuperação nutricional.
a vacinação de bloqueio.
8- A deficiência auditiva impacta no processo de desenvolvimento e crescimento da criança e quase metade dos casos de surdez moderada e severa podem ser prevenidos se detecção precoce. Assim sendo, quais os recém nascidos elegíveis para a Triagem Auditiva Neonatal (TAN):
(0.5 Pontos)
Apenas aqueles com Infecções bacterianas ou virais pós-natais como citomegalovírus, herpes, sarampo, varicela e meningite
Apenas aqueles com indicador de risco para deficiência auditiva
Todos os recém-nascidos devem realizar a TAN e não apenas aqueles com indicador de risco para deficiência auditiva
Apenas aqueles com Infecções congênitas (toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes, sífilis, HIV).
Apenas aqueles com Anomalias craniofaciais envolvendo orelha e osso temporal.
9- As características do Hospital Amigo da Criança é um programa é considerado uma campanha de caráter mundial. Tem como finalidade apoiar, proteger e promover o aleitamento materno, consistindo na mobilização de profissionais de saúde e funcionários de hospitais e maternidades para mudanças em rotinas e condutas visando prevenir o desmame precoce. Para atingir as metas contidas da “Declaração de Innocenti”, qual foi a denominação para o sucesso do Aleitamento Materno:
(0.5 Pontos)
Doze Passos para o sucesso do |aleitamento Materno
Onze Passos para o sucesso do |aleitamento Materno
Nove Passos para o sucesso do |aleitamento Materno
Quinze Passos para o sucesso do |aleitamento Materno
Dez Passos para o sucesso do |aleitamento Materno
10-Compete ao Município, a criação do Conselho Tutelar-CT, por meio de lei municipal, que disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do órgão, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros, aos quais são assegurados direitos sociais, devendo constar da lei orçamentária municipal a previsão dos recursos necessários ao seu funcionamento e à remuneração e formação continuada dos conselheiros tutelares. (art. 134, do ECA). Sobre o CT, leia as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta: I Para o cumprimento de suas atribuições, o CT não necessita da autorização de outros agentes, autoridades ou órgãos públicos para agir. II Um dos principais objetivos da criação do CT foi a “desjudicialização” do atendimento, de modo que a solução das situações de violação de direitos infanto-juvenis, sempre que possível, dependessem da intervenção da autoridade judiciária/juvenil. III No desempenho das atribuições, o CT não se subordina aos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, ao Poder Judiciário ou ao Ministério Público.
(0.5 Pontos)
I, II
I, II, III
II, III
I, III
III
11.Preencha a lacuna com o que melhor traduzir a seguinte frase: A alta qualificada do recém-nascido da maternidade, com vinculação da dupla mãe-bebê à Atenção Básica, de forma precoce, para continuidade do cuidado, a exemplo da estratégia do ________________________, que se traduz em um conjunto de ações de saúde essenciais a serem ofertadas para a mãe e bebê pela Atenção Básica à Saúde no primeiro contato após a alta
da maternidade.
(0.5 Pontos)
a) “2º Dia de Saúde Integral”
b) “3º Dia de Saúde Integral”
c) “4º Dia de Saúde Integral”
d) “5º Dia de Saúde Integral”
e) “10º Dia de Saúde Integral”
12.Conhecer o panorama atual da infância e adolescência no Brasil, por meio dos indicadores de saúde e como ele se comporta durante o limiar do tempo, permite uma gestão de saúde pública ancorada em diretrizes e planejamentos certeiros, construindo uma política de saúde coletiva, atual e realística. Sobre o panorama da infância e da adolescência no Brasil, e a partir da análise dos principais indicadores sociais brasileiros e das Regiões relacionados com essa população, sendo esses: indicadores demográficos, socioeconômicos e morbimortalidade destacando os principais problemas de saúde por faixa etária, leia as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa correta: I - O Brasil é ainda um dos países mais desiguais do mundo, pois possui situações de saúde divergentes, quando analisando por exemplo a desnutrição na infância. Embora exista uma diminuição da desnutrição na infância nos últimos anos, existem crianças indígenas que mantem taxas de desnutrição elevadíssimas em nosso país. II - Os avanços fizeram com que o Brasil superasse a meta de redução da mortalidade infantil prevista nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) antes mesmo do prazo estabelecido (2015). III - Devido aos avanços e superações da meta de redução de mortalidade infantil, prevista nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), em 2013, atualmente a mortalidade infantil está superada, e não faz parte da meta atual, prevista para 2030. IV - O Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que diz respeito à proteção da infância e da adolescência. No entanto, é necessário adotar políticas públicas capazes de combater e superar as desigualdades geográficas, sociais e étnicas do País e celebrar a riqueza de sua diversidade.
(0.5 Pontos)
A. I, II, III
B. I, III
C. II, III
D. I, II, IV
E. III, IV
13-Com relação aos projetos relacionados a saúde da criança, qual alternativa é FALSA:
(0.5 Pontos)
A. Incentiva condições favoráveis ao crescimento e desenvolvimento das crianças, como o aleitamento materno;
B. Aumentar a expectativa de vida das crianças e adolescentes, com diminuição das taxas de morbi-mortalidade.
C. A Iniciativa Hospital Amigo da Criança incorpora em suas rotinas, apenas a humanização da assistência prestada ao binômio mãe e filho.
D. O método mãe canguru é um conjunto de medidas adotadas pelo Ministério da Saúde com o objetivo de promover a humanização do atendimento perinatal.
E. O método mãe canguru garante a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do pré- natal e puerpério.
14-O Teste do reflexo vermelho é importante para o rastreamento de alterações que possam comprometer a transparência dos meios oculares, e ele é realizado:
(0.5 Pontos)
A. A partir do Teste de Snellen
B. Incidindo o oftalmoscópio direto nos olhos do recém nascido, com uma distância de 30 cm, em uma sala iluminada
C. Através do exame de fundo de olho do recém nascido
D. Através de retinoscopia no recém nascido
E. Incidindo o oftalmoscópio com uma distância de 30cm nos olhos do recém nascido, em uma sala escura
15-Portaria n°20, de 10 de junho de 2014, a qual se torna pública a decisão de incorporar a oximetria de pulso - teste do coraçãozinho, a ser realizado de forma universal, fazendo parte da triagem neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, quando este exame deve ser realizado:
(0.5 Pontos)
A. Todos os recém-nascidos devem realizar a triagem com 48 a 72 h de vida
B. Todos os recém-nascidos devem realizar a triagem com 24 a 72 h de vida
C. Todos os recém-nascidos devem realizar a triagem do momento do nascimento a 72 h de vida
D. Todos os recém-nascidos devem realizar a triagem com 24 a 48 h de vida
E. Todos os recém-nascidos devem realizar a triagem do momento do nascimento a 48 h de vida
16-A Lei Federal nº 8.069 de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA e dá outras providências, dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente no nosso país e é considerada a principal marco e legislação para a infância, e tem como base a doutrina de proteção integral, reforçando a ideia de “prioridade absoluta” da Constituição. Sobre o ECA, leia as afirmativas abaixo e depois assinale alternativa correta: I A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. II O ECA têm seusfundamentos, amparados na normativa internacional, considerando a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e a Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959), que tratam dos direitos fundamentais e da proteção integral de crianças e de adolescentes. III Estabelece que a família, o Estado e a sociedade são responsáveis pela sua proteção, já que são pessoas que estão vivendo um período de intenso desenvolvimento físico, psicológico, moral e social.
(0.5 Pontos)
A. I, II
B. I, III
C. II, III
D. I, II, III
E. II
17-A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 20 de novembro de 1959, protege a criança e a assegura, declarando os seus direitos. Alguns desses direitos estão listados abaixo. Leia as afirmativas e depois assinale a alternativa correta: I - A igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade. II - A especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. III - A um nome e a uma nacionalidade. IV - A alimentação, moradia e assistência médica adequada para a criança e a mãe. V- A educação, e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
(0.5 Pontos)
A. I, II, III e V
B. I, III, V
C. II, IV
D. I, II, III
E. I, II, III, IV e V
18-.Analise as asserções que seguem. I O acesso de crianças em situação de pobreza, deve ser avaliada não apenas olhando para a renda familiar, mas se contempla seis direitos básicos: educação, informação, água, saneamento, moradia e proteção contra o trabalho infantil. PORQUE II A ausência de um ou mais direitos básicos, coloca crianças em uma situação de “privações múltiplas” – uma vez que os direitos humanos não são divisíveis, têm de ser assegurados conjuntamente. É correto afirmar que:
(0.5 Pontos)
A. a primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
B. a primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
C. as duas asserções são falsas.
D. as duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
E. as duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
19-A Rede Brasileira de Banco de Leite estratégia que faz parte da Política Nacional de Aleitamento Materno e tem como funções
(0.5 Pontos)
A. Coletar, processar e distribuir leite humano a bebês prematuros e de baixo peso e ofertar atendimento de orientação e apoio à amamentação
B. Coletar, processar e distribuir leite humano a bebês prematuros e de baixo peso.
C. Ofertar atendimento de orientação e apoio à amamentação
D. Coletar, processar e distribuir leite humano para todos os bebês e apoiar à amamentação
E. Coletar, processar e distribuir leite humano a bebês prematuros e de baixo peso, porém não ofertar atendimento de orientação e apoio à amamentação
20-Considera-se óbito neonatal precoce (mortalidade infantil precoce) aquele que ocorre antes de:
(0.5 Pontos)
A. 28 dias de vida.
B. 24 horas de vida.
C. 38 semanas de gestação.
D. 7 dias de vida.
E. 1 ano de idade.

Mais conteúdos dessa disciplina