Buscar

CONTABILIDADE E GESTÃO TRIBUTÁRIA I

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE E GESTÃO TRIBUTÁRIA I
	
	
	
	
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O princípio que determina que qualquer tributo poderá ser instituído ou alterado especificamente por meio de lei é:
		
	
	Princípio da Anterioridade
	 
	Princípio da Legalidade
	
	Princípio da Irretroatividade
	
	Princípio da Igualdade
	
	Princípio da Isonomia
	Respondido em 10/09/2020 09:45:10
	
	Explicação:
Segundo o Princípio da Legalidade, que é uma garantia dada pela Constituição Federal a todo e qualquer particular, nenhum tributo pode ser cobrado sem que uma Lei anterior o tenha instituído.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O artigo 142 do CTN define os passos necessários à Constituição de Crédito Tributário. O primeiro passo e talvez o mais importante é identificado pela:
		
	
	Identificação da base de cálculo
	
	Identificação do sujeito ativo
	
	Aplicação de penalidade por infração
	
	Identificaçãodo sujeito ativo
	 
	Verificação da ocorrência do fato gerador
	Respondido em 10/09/2020 10:03:50
	
	Explicação:
Conforme estabelece o Art. 142, do CTN,compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA EM QUE O SUJEITO PASSIVO NÃO ESTARÁ SUJEITO À MULTA E/OU AÇÃO PENAL CABÍVEL:
		
	
	A FALSIFICAÇÃO DA ESCRITURAÇÃO E DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS DELA DERIVADOS
	 
	AS TENTATIVAS DE MINIMIZAR O IMPOSTO DEVIDO ATRAVÉS DE RECURSOS DEFINIDOS EM LEI
	
	AS TENTATIVAS FRAUDULENTAS DE ELIMINAR , REDUZIR OU POSTERGAR IMPOSTO DEVIDO
	
	AS TENATIVAS , POR INSTRUMENTOS FRAUDULENTOS , DIFERIR PAGAMENTOS DE TRIBUTOS DEVIDOS.
	
	A FALSIFICAÇÃO, MATERIAL OU IDEOLÓGICA , DA ESCRITURAÇÃO E SEUS COMPROVANTES
	Respondido em 11/09/2020 10:44:34
	
	Explicação:
Há legalidade, apenas, na elisão fiscal, que é sinônimo de planejamento tributário, e, portanto, trata-se de um meio lícito de se reduzir ou minimizar o pagamento de tributos. Como o próprio nome enseja, é algo que evita a ocorrência do fato gerador num dado momento. É, portanto, uma ação preventiva, legal.
Existem duas modalidades de planejamento tributário: uma resultante das lacunas e brechas existentes na própria legislação tributária e, a outra, decorrente da própria lei, isto é, a permissão ou indução para a diminuição do ônus tributário encontra-se no próprio corpo do dispositivo legal, a exemplo da concessão de alguns benefícios ou incentivos fiscais.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O sistema tributário nacional prevê impostos sobre o valor agregado, isto é, incidem na cadeia de produção e serviços. Entre esses impostos estão o IPI, o ICMS e o ISS, respectivamente na esfera federal, estadual e municipal. Sobre os impostos sobre valor agregado, analise as afirmações abaixo e assinale a resposta correta:
I. Os impostos sobre o valor agregado podem ser cumulativos e não-cumulativos, sendo este último para evitar o chamado efeito cascata. 
II. Existem outros tributos incidentes sobre o valor agregado que também não são cumulativos, tais como o PIS/PASEP e a Cofins.
III. Dos impostos citados no enunciado, apenas o IPI é cumulativo, diferente do ICMS e ISS que são não-cumulativos.
		
	
	Somente as afirmações II e III estão corretas
	
	Somente a afirmação II está correta
	
	Somente a afirmação III está correta
	
	Somente a afirmação I está correta
	 
	Somente as afirmações I e II estão corretas
	Respondido em 11/09/2020 11:55:30
	
	Explicação:
O sistema tributário nacional prevê impostos sobre o valor agregado, isto é, incidem na cadeia de produção e serviços. Entre esses impostos estão o IPI, o ICMS e o ISS, respectivamente na esfera federal, estadual e municipal. Entre os impostos sobre o valor agregado temos os que são cumulativos e os que são não-cumulativos, sendo esses últimos para evitar o ¿efeito cascata¿. Além desses impostos, há outros tributos que também são não-cumulativos, como o PIS/PASEP e a Cofins. Dos impostos incidentes sobre o valor agregado, o ISS é cumulativo e o ICMS e o IPI são não-cumulativos. Desse modo, somente as afirmações I e II estão corretas.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O imposto que incide sobre a circulação de mercadorias, não importando se a venda da mercadoria foi efetivada ou não, o que importa é que houve a circulação e isso é cobrado, é conhecido como:
		
	
	Imposto sobre importação ( ISI)
	
	Imposto de renda ( IR)
	
	Imposto sobre serviços ( ISS)
	
	Imposto de produtos industrializados (IPI)
	 
	Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)
	Respondido em 11/09/2020 10:46:24
	
	Explicação:
De acordo com a Lei Complementar 87/1996, "Lei Kandir", o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) é um tributo de competência dos Estados e do Distrito Federal, que incide sobre a circulação de mercadorias e, também, sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal, de comunicações, de energia elétrica, de entrada de mercadorias importadas e aqueles serviços prestados no exterior. De acordo com a legislação, para ocorrer a incidência, não importa se a venda da mercadoria foi efetivada ou não, o que importa é que houve a circulação e isso é cobrado.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As __________________podem ser excluídas da base de cálculo do PIS e do COFINS.
		
	
	as receitas financeiras
	
	os juros líquidos
	 
	as vendas canceladas
	
	os juros ativos
	
	os juros passivos
	Respondido em 11/09/2020 11:20:58
	
	Explicação:
Como determina o inciso I do § 2º do Art. 3º, da Lei nº 9.718/1998, as vendas canceladas pela devolução de mercadorias podem ser excluídas da base de cálculo do PIS/Pasep e da COFINS.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Ao observarmos os tributos incidentes sobre vendas, um deles é calculado sobre o valor bruto das vendas. Indique, nas alternativas abaixo, o tributo com estas características.
		
	
	COFINS
	
	IRRF
	 
	IPI
	
	ICMS
	
	PIS
	Respondido em 11/09/2020 11:22:05
	
	Explicação:
De acordo com a legislação vigente do IPI, constitui valor tributável o valor total de que decorrer a saída da mercadoria do estabelecimento industrial ou equiparado.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Há várias espécies de substituição tributária. Analise as assertivas abaixo e marque a opção que apresenta a espécie de substituição tributária identificada quando ocorre o deslocamento da obrigação de recolher o tributo, de forma que os ocupantes das posições posteriores substituem os ocupantes das posições anteriores.
		
	
	responsável
	
	progressiva
	
	negocial
	 
	regressiva
	
	excepcional
	Respondido em 11/09/2020 11:48:55
	
	Explicação:
Na substituição regressiva ou para trás, o fato gerador ocorre antes, isto é, para trás, e o pagamento do tributo ocorre posteriormente. Assim, apenas a última entidade que participa da cadeia de circulação da mercadoria é que paga o tributo, de maneira integral, inclusive relativamente às operações anteriormente praticadas, incluindo os seus resultados.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), incidente sobre a receita de prestação de serviços, deve ser registrado a débito de conta retificadora da Receita Bruta de Prestação de Serviços. A Aplicação desta alíquota é prevista na legislação de que ente federativo?
		
	
	Câmara Estadual
	
	União
	
	Estado
	 
	Município
	
	Câmara Municipal
	Respondido em 11/09/2020 11:55:05Explicação:
A aplicação da alíquota do ISS é prevista na legislação dos Municípios, pois, conforme estabelece o Art. 156, da CF/88, compete aos Municípios instituir impostos sobre serviços de qualquer natureza.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Josué Mariano tem como principal meio de vida a atividade de pesca, na praia da Sereia. Nessa situação, querendo se aposentar, ele deverá contribuir para a Previdência Social na qualidade de:
		
	
	segurado empregado
	 
	segurado especial
	
	contribuinte individual
	
	segurado facultativo
	
	trabalhador avulso
	Respondido em 11/09/2020 11:50:16
	
	Explicação:
De acordo com a legislação vigente, Art. 11, inciso VI, da Lei 8.213/91, o pescador artesanal ou a este assemelhado, que faça da pesca profissão habitual ou principal meio de vida, é segurado obrigatório da Previdência Social, devendo filiar-se na condição de segurado especial.

Continue navegando