Buscar

Educação e Diversidade -Avaliação II

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Ester dos Reis Carneiro (318055)
	
	Disciplina:
	Educação e Diversidade (EDU02)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:648552) ( peso.:1,50)
	Prova:
	24894923
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Pesquisas apontam duas características relevantes para entendermos a realidade da educação brasileira: uma se refere à diferença entre a média de anos de ensino de brancos e negros, e a outra que a população branca passa maior tempo na escola que a população negra. Nesse contexto, salientamos que não é suficiente ampliar o acesso à educação sem conhecer e considerar a diversidade de nossa população, principalmente no que tange às desigualdades. Sobre o reflexo da desigualdade no contexto social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pesquisas indicam que cor/raça não tem relação com a desigualdade social.
	 b)
	Pesquisas indicam que homens brancos são os mais afetados com altos índices de desemprego.
	 c)
	Pesquisas apontam que homens negros estão sujeitos ao desemprego mais do que mulheres negras.
	 d)
	Pesquisas indicam que mulheres negras são as que mais sofrem com a desigualdade e o desemprego.
	2.
	Para que a discriminação social não se torne algo conflituoso, muito importante é que, na sala de aula, diferentes temas sejam discutidos, a exemplo de classe social, raça, gênero, habilidades físicas. Estas relações, dentro da sociedade, muitas vezes, são contraditórias e acarretam também discriminação, à medida que uns passam a receber maior atenção, quando não mais valorizados até. Exemplo disso é a relação de gênero, que muitas vezes se atém simplesmente à diferença homem/mulher, um considerado inferior e outro superior. A respeito do conceito de gênero, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A questão do gênero diz respeito a que isso é um produto da realidade social e não uma decorrência da anatomia corporal do homem e da mulher.
	 b)
	A questão de gênero relaciona-se diretamente à anatomia do corpo da mulher em relação ao corpo do homem, à medida que cada um tem já definido seu sexo.
	 c)
	O gênero diz respeito ao homem (ser superior) e à mulher (socialmente considerada inferior).
	 d)
	Gênero diz respeito ao fato de mulheres e homens serem considerados diferentes, à medida que o homem possui maior força física que a mulher.
	3.
	Para a superação das diferenças, grande papel exerce a escola, pois sabe-se que, na sociedade, ela se torna prejudicial, à medida que se criam modos diferenciados no tratamento das pessoas, passando-se a considerar umas inferiores e umas superiores às outras. Quanto à sua definição, poder-se-ia conceber a diversidade como a existência de diferenças que se originam nas questões étnico-raciais, de gênero, de classe, de habilidades físicas, econômicas, religiosas, entre outros fatores. A escola, no exercício de sua função social, poderia ser uma das contribuidoras para a superação dessas diferenças, via currículo. Acerca do currículo escolar, no que concerne à superação das diferenças, analise as sentenças a seguir:
I- Mesmo sendo elaborado por especialistas, o currículo reflete sempre a realidade da escola, já que quem o elabora é também o seu executor.
II- O currículo escolar expressa em si muitos valores, muitas ideologias, forças, interesses e necessidades.
III- Muitas vezes, o currículo não é uma construção da escola e, nesse sentido, não é um documento neutro.
IV- Por meio do currículo, os grupos sociais dominantes expressam sua visão de mundo e seu projeto social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	4.
	Segundo Lima (2006, p. 17): a diversidade é norma da espécie humana: seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são também diversos em suas formas de perceber o mundo. Seres humanos apresentam, ainda, diversidade biológica. Algumas dessas diversidades provocam impedimentos de natureza distinta no processo de desenvolvimento das pessoas (as comumente chamadas de "portadoras de necessidades especiais"). Como toda forma de diversidade é hoje recebida na escola, há a demanda óbvia, por um currículo que atenda a essa universalidade. Para tanto, compete analisar as características do ensino regular brasileiro a fim de melhor compreender as políticas de inclusão adotas e perceber seus pontos positivos e os negativos no cenário educacional da inclusão no ensino regular. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
II- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende não se torna imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
III- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível, porém não possibilitam mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA, Elvira de Souza. Currículo e desenvolvimento humano. In: MOREIRA, Antonio Flávio; ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, 2006.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	Classe social, uma divisão dos povos em grupos onde uns detêm mais poder devido ao trabalho e sua renda, e outros, no extremo, sem trabalho e muitas vezes excluídos. Atualmente, não se tem apenas uma divisão da sociedade por causa do capital, mas também devido às diferenças de cor da pele, estilos musicais, gênero e etnia. No entanto, a má distribuição do capital é o que mais traz impacto no mundo causando a exclusão pelas classes sociais. Sobre as classes sociais, analise as sentenças a seguir:
I- A exclusão pelas classes sociais tem implicações em aspectos econômicos, políticos e sociais.
II- A exclusão pelas classes sociais não tem implicações em aspectos econômicos, políticos e sociais.
III- A exclusão pelas classes sociais tem implicações apenas em aspectos econômicos e sociais.
IV- A exclusão pelas classes sociais tem implicações em aspectos diferentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Diante de um cenário em que ainda existe preconceitos, agressões verbais, físicas, e o próprio bullying, ainda encontramos pessoas que participam de movimentos que evidenciam a violência, mesmo sabendo que precisamos reconhecer a multiplicidade e a inclusão de todos. Todavia, partimos do pressuposto de que todos tem direitos perante a lei e precisamos respeitar as diferenças. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O desafio com relação à diversidade remete à compreensão das relações sociais com uma visão que reconheça a multiplicidade e a inclusão.
II- O desafio com relação à diversidade não remete à compreensão das relações sociais com uma visão que reconheça a multiplicidade e a inclusão.
III- O desafio com relação à diversidade remete à compreensão das relações sociais.
IV- O desafio com relação à diversidade é uma visão que reconheça a multiplicidade e a inclusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	A diversidade é considerada comoa existência de diferenças que se originam nas questões étnico-raciais, de gênero, de classe, de habilidades físicas, econômicas, religiosas, entre outros fatores. Na sociedade, ela se torna prejudicial, à medida que se criam modos diferenciados no tratamento das pessoas, passando-se a considerar umas inferiores e umas superiores às outras. Para a superação dessas diferenças, grande papel exerce a escola. Acerca do papel da escola na superação das questões relacionadas à diversidade, analise as sentenças a seguir:
I- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que trabalha para a construção de atitudes de respeito às diferenças.
II- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que procura elaborar bases pedagógicas que contemplem as diferenças.
III- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que considera detentores de maiores direitos os brancos e os de classe social superior.
IV- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que, ao formular suas bases pedagógicas, procura contemplar as diferenças individuais, respeitando-as.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	Conforme o Estatuto da criança e do Adolescente (ECA), o desafio de educar não é de responsabilidade única da escola, a educação é papel também da família e da comunidade. Nesse sentido, compete ao Estado garantir o acesso à educação, sendo que a tarefa de educar é de toda a sociedade: da escola, da família e da comunidade. Sobre o ECA e o direito à educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Direito ao respeito dos educadores para com os alunos.
(    ) Direito a negar-se de frequentar as aulas.
(    ) Direito do acesso a uma escola próxima do local em que vive.
(    ) Direito ao Ensino Fundamental obrigatório e gratuito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da União], Poder Legislativo, 16 jul. 1990, p. 13563. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 11 maio 2017.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	9.
	A Constituição Brasileira de 1988 e tantos documentos e outras leis dela advindos insistem em mostrar que a sociedade brasileira formou-se a partir de um processo de miscigenação, ou seja, a partir de indivíduos de diferentes etnias e culturas. No entanto, a sociedade, de um modo geral, e talvez até involuntariamente, tende ao seguimento dos padrões do Velho Mundo, em que predominam os brancos. O papel mais importante é o do homem, o cristianismo é a religião predominante, o heterossexualismo é o bem aceito, discriminando-se, a seu turno, os que não se encaixam nesses padrões. Acerca da diversidade, sua origem e a necessidade de superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) A LDB de 1996 preconiza o princípio da igualdade de condições para o acesso à escola e ao pluralismo de ideias.
(    ) A escola brasileira apresenta um grande número de alunos com origens étnico-raciais diferentes, mas os livros didáticos (a maioria destes) apresenta visões estereotipadas dos diversos grupos constituintes da sociedade.
(    ) Os professores, no ambiente escolar, tratam igualitariamente os diferentes valores culturais, próprios do contexto da criança e do adolescente.
(    ) Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	A sociedade como um todo deveria ter como característica a inclusão, ou seja, que as diferenças, mesmo existentes e visíveis, não sejam utilizadas para promover a desigualdade, mas sejam, sim, contribuintes para a promoção da igualdade. O ponto de partida, para isso, poderia ser o ambiente escolar, o qual, na sua essência, deveria ser promotor da igualdade. A educação, portanto, tem de ser convidada ao debate e ao reconhecimento da diversidade. Assim, no que concerne à diversidade no ambiente escolar, analise as sentenças a seguir:  
I- O ambiente escolar inclusivo precisa trazer a marca do respeito à diversidade.
II- Um ambiente escolar inclusivo é promotor da cidadania.
III- Um ambiente escolar inclusivo pauta-se na chamada de atenção aos alunos que não promovam o respeito à diversidade.
IV- Um ambiente escolar inclusivo é marcado pelo reconhecimento da diversidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando