Buscar

Medidas e Avaliação em Educação Física Prova II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Medidas e Avaliação em Educação Física 
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	A medida de dobras cutâneas é utilizada, rotineiramente, em clubes e academias como ferramenta para acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Ela fornece informações sobre a adiposidade corporal e consequentemente é uma ferramenta importante para identificar possíveis riscos de saúde. Com relação às dobras cutâneas, analise as sentenças a seguir:
I- A marcação exata do ponto de referência nas medidas de dobras cutâneas é importante para reduzir as diferenças inter e intra-avaliadores.
II- A dobra cutânea deve ser pinçada de acordo com a posição da musculatura.
III- A medida de cada prega cutânea deve ser realizada três vezes e de forma consecutiva.
IV- As medidas de dobras cutâneas podem ser realizadas em ambos os lados do sujeito.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	Os diâmetros são definidos como medidas que procuram estabelecer distâncias projetadas perpendicularmente ao eixo longitudinal do corpo. Pode-se afirmar que se tratam de medidas transversais com características lineares que são realizadas no sentido horizontal. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para mensurar os diâmetros, primeiramente, o avaliador deve identificar os pontos anatômicos relacionados com as medidas que se deseja obter. Em seguida, para auxiliar na mensuração, os pontos anatômicos de referência são marcados por meio de uma caneta hidrográfica ou lápis dermográfico a fim de facilitar a localização.
	 b)
	Esse tipo de medida antropométrica determina a massa corporal magra, para fins ergonômicos, para fins de assimetria aplicada à área desportiva, para acompanhar o crescimento humano e a proporcionalidade.
	 c)
	Os principais diâmetros utilizados são: biacromial, bicrista-ilíaca, biepicondilar do fêmur, bimaleolar, biaxial, biulnar.
	 d)
	Os diâmetros devem ser mensurados somente pelo lado direito do avaliado.
	3.
	A mensuração correta de componentes físicos depende do conhecimento de diferentes áreas que compões o currículo do curso de Educação Física. Dentre essas áreas, destaca-se a anatomia do corpo humano, uma vez que a determinação dos pontos de medidas antropométricas depende da localização exata dos pontos de referência. Considerando a importância de conhecer os pontos anatômicos utilizados como referência para a realização de medidas e avaliações, analise as sentenças a seguir:
I- A apófise do rádio e da ulna é a referência anatômica utilizada para medida biestiloide.
II- O trocânter maior e a protuberância da tíbia servem de referência anatômica para mensuração do comprimento da perna.
III- O ponto médio entre a dobra inguinal e a borda superior da patela servem como referência para mensuração da circunferência da coxa.
IV- O maior perímetro da perna é utilizado como referência para mensuração da dobra cutânea da panturrilha.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	A agilidade é um componente de aptidão física de esportistas e não esportistas, sendo muito importante em modalidades como voleibol, basquetebol e ginástica olímpica, assim como em situações do dia a dia, como desviar de um obstáculo. Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Para medir a agilidade pode-se utilizar exercícios que requeiram rápida mudança de direção, como a corrida em zigue-zague ou a corrida com obstáculos. Geralmente utiliza-se o teste de ida-e-volta denominado shuttle-run.
	 b)
	Para todos os testes de agilidade são necessários apenas cronômetro, cones e fitas métricas. Além disso, sugere-se a realização de três tentativas e a utilização do melhor resultado entre elas.
	 c)
	É a capacidade de mudar de posição do corpo no espaço, movendo-se de um ponto a outro o mais rapidamente possível. É uma habilidade física que está relacionada com várias outras, como a velocidade, a flexibilidade e o equilíbrio.
	 d)
	A agilidade possui maturação precoce, apresentando valores de maturação próximo de 100% a partir dos 13 anos, tendo como consequência sua estabilidade até a idade adulta. Assim, a melhor fase de sensibilidade ao treinamento da agilidade é a infância.
	
	As baterias de testes físicos são utilizadas para medir e avaliar a aptidão física. Com relação às baterias de testes, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	As baterias de testes associadas à aptidão física relacionada à saúde devem ser compostas por, no mínimo, três ou quatro itens quando se tratar de componentes, e de seis a oito quando envolver componentes em termos do desempenho atlético.
	 b)
	Testes que causam maiores implicações fisiológicas sempre devem ser realizados no começo da bateria de testes.
	 c)
	Em testes realizados em um só dia, os testes de flexibilidade devem ser os primeiros a serem aplicados, seguidos pelos testes de potência, de velocidade, de agilidade e de força/resistência muscular e, por fim, deve-se aplicar os testes que contemplam elementos da resistência cardiorrespiratória.
	 d)
	A orientação para aplicação das baterias de testes é de que estes sejam aplicados em um ou em dois dias.
	 *
	Observação: A questão número 5 foi Cancelada.
	6.
	A mensuração dos perímetros corporais fornece informações importantes para o profissional de Educação Física e, por isso, deve ser realizada com cautela. Além disso, é importante saber que de acordo com o segmento corporal, essa medida pode ser realizada em diferentes partes. Na coxa, por exemplo, o perímetro pode ser mensurado em diferentes partes do segmento corporal.
Sobre o perímetro da coxa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A referência utilizada para mensuração do perímetro proximal da coxa é a prega glútea.
	 b)
	Durante a mensuração do perímetro da coxa, o avaliado permanece com o joelho flexionado.
	 c)
	Para mensuração do perímetro medial da coxa, usa-se a maior porção da coxa como referência.
	 d)
	Para mensuração do perímetro da coxa, o avaliador deve se posicionar em frente ao avaliado.
	7.
	O corpo humano é composto por ossos, músculos, gorduras, água, tecidos e elementos bioquímicos. Dessa forma, a soma desses elementos produz o peso corporal de um indivíduo. Somado a isso, a composição corporal corresponde ao fracionamento do peso corporal nesses diferentes componentes. Com relação à importância da composição corporal, analise as sentenças a seguir:
I- O modelo mais recomendado de composição corporal é dividido em cinco níveis: atômico, molecular, celular, sistema tecidual e corpo inteiro.  
II- A avaliação da composição corporal é importante para identificar riscos à saúde associados ao excesso de gordura corporal, como a obesidade.
III- A avaliação da composição corporal é importante para elaboração de recomendações dietéticas e prescrição de exercícios físicos.
IV- A avaliação da composição corporal pode ser realizada somente por técnicas diretas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	A musculatura do antebraço costuma ser negligenciada durante o treinamento esportivo porque muitos profissionais não sabem a importância dessa musculatura. No entanto, um antebraço fraco limita a realização de determinados movimento, além de sobrecarregar outras musculaturas. Nesse sentido, é importante ter atenção com essa musculatura. Uma forma que os profissionais podem acompanhar o desenvolvimento dessa musculatura é por meio das
medidas obtidas no antebraço. Qual a referência anatômica utilizada para a medida da circunferência e do diâmetro ósseo do antebraço?
	 a)
	Maior perímetro do antebraço, superfície posterior do olecrano e processo estiloide do rádio.
	 b)
	Ponto médio do antebraço, processo olecrano e processo acromial do úmero.
	 c)
	Três centímetros abaixo do cotovelo, superfície superior acromial e processo estiloide.
	 d)
	Ponto médio do antebraço, processo estiloide e processo acromial do úmero.
	9.
	A mensuração de alturas é uma das mais comuns e também mais utilizada na área de medidas e avaliações em Educação Física. Isso ocorre, pois é uma medida de fácil obtenção. Além disso, ela é importante para acompanhar o desenvolvimento do crescimento corporal dos indivíduos. No entanto, como em qualquer mensuração, alguns procedimentos e cuidados devem ser tomados para determinação precisa e exata dessa variável. Com relação à determinação de alturas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As principais alturas mensuradas no corpo humano são a estatura e a altura tronco-cefálica.
(    ) Todas as medidas de alturas devem ser realizadas pelo lado esquerdo do avaliado.
(    ) A medida da altura deve ser feita ao menos três vezes, e o avaliado deve permanecer imóvel durante as três mensurações.
(    ) O horário do dia pode alterar a medida da alturas. Por isso, deve-se ficar atento ao horário da medida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	Distâncias medidas entre dois pontos anatômicos de forma paralela ao eixo longitudinal do segmento avaliado configuram a medida antropométrica "comprimento". A utilização dessa medida pelo profissional de Educação Física é importante pois permite acompanhar o crescimento do corpo, o desenvolvimento dos indivíduos e a proporcionalidade corporal. Com relação aos comprimentos, classifique V para as sentenças verdeiras e F para as falsas:
(    ) Os principais comprimentos utilizados são: membros inferiores, coxa, perna, membros superiores, braço e antebraço.
(    ) As medidas de comprimento são utilizadas principalmente com a finalidade de acompanhar o crescimento do corpo, o desenvolvimento dos indivíduos e a proporcionalidade corporal.
(    ) É oportuno destacar que foi definido que todos os comprimentos são realizados pelo lado esquerdo do avaliado e para auxiliar na mensuração, os pontos anatômicos de referência são marcados por meio de uma caneta hidrográfica ou lápis dermatográfico a fim de facilitar a localização.
(    ) Para a mensuração dos comprimentos é possível utilizar os seguintes instrumentos: antropômetros, paquímetro, compassos de barra, fita métrica, balança ou pela diferença aritmética entre as alturas dos diferentes segmentos do corpo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais