Buscar

Prova II Uniasselvi flex rotinas de pessoal

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Além do salário base, os empregados podem receber outros valores que integram a sua remuneração como horas extras, adicionais (noturno, periculosidade e insalubridade), comissões, gratificações, diárias para viagens, entre outros. O profissional responsável pela folha de pagamento precisa identificar corretamente quais destas verbas trabalhistas compõem a base de cálculo do INSS, FGTS e do IRRF. Sobre as verbas que não incidem no cálculo do INSS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Abono pecuniário de férias e férias em dobro são exemplos de verbas que não incidem no cálculo do INSS.
(    ) Diárias para viagem e vale transporte são exemplos de verbas que não incidem no cálculo do INSS.
(    ) Auxílio-doença (primeiros 15 dias pagos pela empresa) e salário-maternidade são exemplos de verbas que não incidem no cálculo do INSS.
(    ) Adicionais de insalubridade, periculosidade e noturno são exemplos de verbas que não incidem no cálculo do INSS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	As empresas possuem muitas obrigações trabalhistas e previdenciárias que envolvem a esfera municipal, estadual e federal. Essas obrigações, mensais e anuais, contêm informações de que são transmitidas a órgãos de competências que geram relatórios estatísticos que permitem acompanhar o perfil e as características das movimentações sociais. Sobre essas obrigações, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- SEFIP.
II- CAGED.
(    ) É um registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
(    ) Serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho.
(    ) Somente após o seu envio será possível realizar a impressão do imposto do FGTS.
(    ) Gera o arquivo que contém as informações destinadas ao FGTS e à Previdência Social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - I - II - II.
	 b)
	II - II - I - I.
	 c)
	I - II - I - II.
	 d)
	II - I - II - I.
	3.
	O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED - é uma das obrigações legais feitas pela empresa ao admitir o empregado. O envio do CAGED deve contemplar as informações dos empregados admitidos, sempre até o dia sete do mês subsequente. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a finalidade do CAGED:
	 a)
	Serve como relatório para identificar o número de brasileiros que deverão realizar a declaração do Imposto de Renda no próximo ano.
	 b)
	Serve como base para elaborar estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho.
	 c)
	Serve como relatório para identificar os empregados que terão direito ao abono de PIS no próximo ano.
	 d)
	Fornece subsídios para controle dos registros relativos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
	4.
	Diante da Reforma Trabalhista da Lei nº 13.467, de 2017, o CAGED recebeu novos campos de preenchimento. Essa mudança no método de preenchimento do cadastro faz parte do processo de adequação à nova legislação trabalhista, que veio para ficar, e contribuirá para o combate à informalidade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um exemplo de informação nova no CAGED:
FONTE: https://extra.globo.com/noticias/economia/ministerio-do-trabalho-anuncia-mudancas-no-caged-apos-reforma-trabalhista-22138192.html. Acesso em: 8 out. 2018.
	 a)
	Desligamento por Acordo Empregado/Empregador.
	 b)
	Data de admissão.
	 c)
	Contrato de estagiário.
	 d)
	Contrato Jovem Aprendiz.
	5.
	Os profissionais responsáveis pela folha de pagamento precisam saber identificar corretamente quais verbas trabalhistas compõem a base de cálculo do INSS -  Previdência Social - INSS, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS - e do Imposto de Renda Retido na Fonte - IRRF. Ter este conhecimento evita irregularidades, especialmente nas retenções obrigatórias e encargos legais. Sobre as verbas que não incidem no cálculo do FGTS, analise as sentenças a seguir:
I- Abono pecuniário de férias e férias em dobro são exemplos de verbas que não incidem no cálculo do FGTS.
II- Ajuda de custo e diárias para viagem são exemplos de verbas que não incidem no cálculo do FGTS.
III- Aviso prévio indenizado e trabalhado e segunda parcela do 13º salário são exemplos de verbas que não incidem no cálculo do FGTS.
IV- Comissão, gorjeta e gratificações são exemplos de verbas que não incidem no cálculo do FGTS.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	6.
	O CAGED recebeu novos campos de preenchimento. Essa mudança no método de preenchimento do cadastro faz parte do processo de adequação à nova legislação trabalhista, que veio para ficar e contribuirá para o combate à informalidade. Sobre as mudanças no preenchimento do CAGED, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na tela de movimentações e acertos, foi incluído o campo "Trabalho Intermitente", para o contrato de Aprendiz.
(    ) Na tela de movimentações e acertos, foi incluído o campo "Teletrabalho", com as opções "Sim" ou "Não".
(    ) Na tela de movimentações e acertos, foi incluído o campo "Trabalho Parcial, com as opções "Sim" ou "Não".
(    ) Na tela de movimentação e acerto, foi incluído um novo domínio no campo "Tipo de Movimento" denominado "90 - Desligamento por acordo entre empregado e empregador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	7.
	Os profissionais responsáveis pela folha de pagamento precisam saber identificar corretamente quais verbas trabalhistas compõem a base de cálculo do INSS - Previdência Social - INSS, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS - e do Imposto de Renda - IR. Ter este conhecimento evita irregularidades, especialmente nas retenções obrigatórias e encargos legais. Sobre as verbas que incidem nos INSS, FGTS e IRRF, analise as sentenças a seguir:
I- Os adicionais que um funcionário recebe, como insalubridade, periculosidade e adicional noturno, incidirá sobre INSS, FGTS e IRRF.
II- O salário-família não incide sobre a tributação do INSS, FGTS e IRRF.
III- O valor referente ao aviso prévio trabalhado será utilizado para a base de cálculo apenas dos tributos de INSS e IRRF.
IV- O valor pago referente à primeira parcela do 13º salário incide no cálculo do INSS e FGTS do funcionário.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	O eSocial é um novo sistema de prestação de informações ao Governo Federal que tem o objetivo de tornar os processos dentro das empresas mais transparentes e menos complicados. Isso exigirá das empresas brasileiras um esforço significativo para adequar todas as suas informações. Sobre o eSocial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com o e-Social, apenas as informações referentes a acidentes de trabalhos e afastamentos não serão enviados por meio deste programa.
(    ) Com o eSocial, 15 obrigações fundamentais em uma relação trabalhista entre empregador e empregado estarão em um único banco de dados.
(    ) Com o eSocial, as informações à Receita Federal, ao Ministério do Trabalho e demais órgãos interessados passam a ser enviadas mensalmente.
(    ) O eSocial foi criado apenas para armazenar as informações apenas das médias e grandes empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.senior.com.br/solucoes/esocial/. Acesso em: 16 out. 2018.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) é um desconto realizado na folha de pagamento dos empregados, caso ele atinja a base determinada para o exercício do ano. Os valores utilizados para base de cálculo para identificar a alíquota que será aplicada, assim como o valor da parcela a deduzir é reajustado a cada ano. Sobre o IRRF, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Se o IRRF do mês for de valor inferior a R$ 10,00, ele não precisa ser recolhido.
(    ) Filhos de até 18 anos podem ser declarados como dependentes, resultando assim em uma dedução no cálculo do IRRF.
(    ) As alíquotas utilizadas para o cálculo do valor do IRRF é a mesma utilizada no cálculo do INSS.
(    ) Para ser calculado o IRRF, deve-se deduzir o valor de INSS, a fim de evitar bitributação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	O Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT - é um programa governamental de adesão voluntária que busca estimular o empregador a fornecer alimentação nutricionalmente adequada aos trabalhadores, por meio da concessão de incentivos fiscais, tendo como prioridade o atendimento aos trabalhadores de baixa renda. Sobre os benefícios deste programa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Este programa apresenta benefícios únicos e exclusivos para o empregado, uma vez que seu objetivo é melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores.
	 b)
	Embora o programa vise melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, o programa beneficia mais ao empregador que poderá cobrar uma maior produção de seus empregados.
	 c)
	O programa beneficia mais ao empregador, pois proporciona uma dedução de até 6% do Imposto de Renda devido da empresa de lucro real.
	 d)
	O programa gera diversos benefícios tanto para o empregador, como para os trabalhador e também para a sociedade.
Parte inferior do formulário

Continue navegando