Buscar

RELATO DE EXPERIÊNCIA - ESTÁGIO GESTÃO EDUCACIONAL

Prévia do material em texto

RELATO DE EXPERIÊNCIA
	Nome completo: Raphaela de Toledo
	Login: 200112167
 
A escola escolhida para estagiar é o Colégio Integrado São Francisco S/S Ltda., localizado na cidade de Mogi Guaçu – SP. Eu leciono nesse colégio há 3 anos e 10 meses para o Ensino Fundamental II, com a matéria de Ciências Naturais, o que facilitou meu estágio no mesmo. 
O plano de ação adaptado e selecionado foi aplicado para os 3º anos A e B, porém na data apresentada no plano, somente a professora do 3º ano B, pôde recepcionar a estagiária. 
As ferramentas utilizadas foram: Google Classroom/ Meet, a Apostila Coc – by Pearson – Grupo 2 – O campo e a cidade – Língua Portuguesa (PDF para a professora e impressa para os alunos) e o livro da professora, “Mil pássaros no céu” – da autora Ruth Rocha (apresentado à eles), para explicação e apresentação da aula, mais a resolução dos exercícios da apostila. São inúmeras as ferramentas utilizadas por todo colégio, desde o dia 04/05/2020, quando houve a necessidade de um ambiente virtual para as escolas (o que usar, depende de cada série e cada professor, como por exemplo: Youtube, Slides, etc). 
As metodologias, as habilidades e as competências do plano de ação, foram adaptadas para esse novo ambiente educacional que estamos vivenciando, pois além de se relacionar com as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), permite ao estudante, o conhecimento dos assuntos abordados e uma ludicidade diferenciada, sem perder a qualidade no ensino.
Todos os conteúdos sofreram uma readaptação para o ambiente virtual, onde cada professor teve a liberdade de planejar sua matéria, seguindo algumas regras, como: o tempo disponível e o foco nos detalhes mais importantes, sem deixar de abordar assuntos apresentados nas apostilas, para que os alunos pudessem interagir sem maiores dúvidas e compreender o objetivo geral desta.
	Essa nova metodologia foi se intensificando e fazendo com que os alunos, já tivessem mais facilidade na interação com os recursos da internet e com os assuntos das aulas.
	No início, quando a professora apresentou a estagiária para a sala, alguns alunos ficaram mais tímidos para se expressar (alguns fecharam a câmera rapidamente e depois reabriam). Após uma recepção calorosa e carinhosa, eles foram se soltando e em seguida já estavam familiarizados com a mesma, titulando – a de “tia”, pois assim chamam carinhosamente as professoras do colégio. 
	No início desta aula remota, houve algumas dificuldades (quatro alunos), por problemas de conexões. Seguindo a orientação da professora (orientação dada, desde o início das aulas virtuais – “regras e combinados”), estes saíram da sala virtual, reiniciaram o computador e depois conseguiram se reconectar e participar da aula normalmente. Todas as aulas, além de serem gravadas diariamente, são anexadas no mural da sala, após a conclusão. Assim, todos os alunos faltosos ou aqueles que tiveram problemas com a conexão, podem assistir a aula do dia e caso tenham dúvidas sobre o conteúdo, a professora explana no dia seguinte (eles anotam as dúvidas). 
Mesmo com pouca idade, é nítido a agilidade e facilidade que a maioria dos alunos têm com o ambiente virtual. Alguns pais ou responsáveis, participam das aulas (autorizado ou requisitado pelo colégio) e ajudam seus filhos na interpretação dos exercícios, das atividades, etc. Esse recurso é utilizado, para que os mesmos não se dispersem com outros afazeres durante a aula, como por exemplo: jogos, desenhos e vídeos, ou para aqueles alunos que possui dificuldade de concentração. No decorrer das aulas, percebe-se a harmonização dos alunos com os conteúdos, sendo este, um fator positivo para o aprendizado, principalmente para a situação atual no mundo. Desde o surgimento da internet, muita coisa mudou no mundo e nesse ano atípico para a educação, este recurso se tornou fundamental. Os alunos conseguem acessar alguns sites e pesquisar informações importantes para as aulas de maneira mais ágil, dando continuidade no protagonismo do conhecimento.
	Essa nova aplicação no ensino pode ajudar os docentes nas preparações de aulas, nas dinâmicas estabelecidas e na ludicidade sobre as matérias, principalmente em temas mais complexos. Permite também aprimoramento dos recursos digitais, tanto para o professor, quanto para os discentes. 
LINK DO PLANO VIRTUAL: https://youtu.be/4k9XN5nw5B0

Continue navegando