Buscar

je tribunal1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS-FMU
ESCOLA De DIREITO
 TRIBUNAL DE NUREMBERG
 Análise Jurídica e História
Jéssica Cirqueira Da Silva
RA-1539264
São Paulo
Novembro, 2020
Sumário
1.CONTEXTO HISTÓRICO.............................................................
2.AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS........................................
3.AS PRINCIPAS TESES DE DEFESA.........................................
4.UMA CRITICA AO POSITIVISMO..............................................
5.CONCLUSÃO.............................................................................
6.BIBLIOGRAFIA...........................................................................
1.CONTEXTO HISTÓRICO
 Logo após a segunda Guerra Mundial ,um tribunal se reuniu em Nuremberg, na Alemanha, com o objetivo de julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a guerra. De 1945 a 1949, o tribunal de Nuremberg julgou 199 homens, sendo 21 deles lideres nazistas. A criação desse tribunal se deu através de um acordo firmado entre os representantes da ex- URSS, dos EUA, da Grã-Bretanha e da França,em Londres,em 1945. 
 O tribunal de Nuremberg foi um marco na história por levar a julgamento criminosos de guerras e abrir portas para uma melhor valorização dos direitos humanos, constituídos pelos aliados, levaram a pena capital e a prisão perpétua ou por vários anos cerca de 24( vinte e quatro) lideres nazista, que ate o ultimo minuto não acreditavam tratar-se de seres humanos as milhares de pessoas que exterminaram.
 O local escolhido para sediar o julgamento foi o palácio de justiça na cidade de Nuremberg por isso o nome ”Tribunal de Nuremberg”. Nuremberg foi o local onde ocorreram as maiores manifestações de Hitler, podendo ser considerado o centro espiritual do terceiro reich. 
 Tribunal de Nuremberg julgou crimes contra a lei de guerra, contra a paz e crimes contra a humanidade,muitos afirma que o julgamento em destaque procedeu de forma imperfeita.
2.As Principais Caracteristicas	
 O Tribunal de Nuremberg ficou responsável pelo julgamento de criminosos envolvidos com o assassinato ,escravidão, deportação, abuso de poder, entre outros crimes . Dos vinte e quatro julgados, doze foram condenados á morte, três absolvidos ,três pegaram prisão perpétua e quatro foram condenados á prisão de 15 a 20 anos. Entre os condenados a morte estava lideres de partidos Nazista, como Alfred Rosenberg e ministros como Joachim Von Ribbentrop.
 O Estatuto Tribunal Militar internacional de Nuremberg descreve que o tribunal para julgar e punir de modo apropriado os grandes criminosos da guerra. O artigo 2 indica que o júri seria formado por um Juiz e um Juiz suplente de cada pais signatário, porém não era necessário que fossem especialistas em direito penal ou internacional. Os acusados e seus defensores não teriam opção de recusa dos mesmos, conforme descrito já no artigo 3. O descarte de jurados por parte da defesa ou acusação é procedimento comum e histórico na concepção de Tribunal do júri; apenas na lei brasileira, este direito está previsto desde 1822.
O artigo 6 classifica as acusações em três categorias:
 - Crimes contra a PAZ : especialmente, planejar, preparar, iniciar ou mover uma guerra de agressão, ou uma violação e tratados, acordos ou compromissos internacionais, ou conspiração comum para a consumação de qualquer um dos anteriores;
 -Crimes De Guerra: especificamente, violação de leis ou costumes de guerra. tais violação incluirão mas não se limitarão a, assassinato, maus-tratos ou deportação para trabalho escravo, ou para propósito, de população civil de ou em território ocupado, assassinato de reféns, pilhagem de propriedades publicas ou privada, destruição frívola de cidades, vilas ou aldeias, ou devastação não justificativa por necessidade militar;
 -Crimes contra a Humanidade: especificamente, assassinato, extermínio, escravidão, deportação e outros atos desumanos cometidos contra qualquer população civil, antes ou durante a guerra; ou perseguições por motivos políticos, raciais ou religiosos, a fim de executar , ou em conexão com qualquer crime de competência deste tribunal, em violação, ou não, das leis domésticas dos países onde perpetrados.( Tribunal de Nuremberg).
 O Tribunal de Nuremberg inaugurou uma nova era pro Direito Internacional e os crimes de guerra ao mostrar que a justiça poderia ser aplicada em qualquer território, foi criticado do ponto de vista jurídico porque desrespeitava uma série de normas,o julgamento em Nuremberg abriu um precedente importante para a criação de um Tribunal Penal Internacional, servindo de modelo pelo qual se reconheceu um bem jurídico universal a ser tutelado, independentemente das fronteiras físicas que separam as Nações, ou seja, os Direitos Humanos.
 3.As principais teses de defesa
 No julgamento de Nuremberg, as principais apelações de defesa dos condenados eram: 
‘EU só cumpri o que mandava a lei”. Os réus daquele processo não deram mostra alguma de arrependimento, algo que atribuiu, entre outros motivos, á falta de percepção das vitimas como seres humanos. Para justificar seus atos, os nazistas se limitavam a alegar que cumpriram ordens, argumentando: “ Eu não tinha nada haver com isso, não era da minha competência, não assinei isso, e se eu assinei, então o fiz de forma automática”.
 Outra alegação que deve ser relatada era violação dos princípios da legalidade e o da irretroatividade, por esses dois princípios não se pode punir alguém por conduta não prevista em lei, do mesmo modo que as leis penais não podem alcançar condutas anteriores a existência destas leis, portanto o principal argumento utilizado pelos advogados de defesa foi o de que os réus estavam sendo acusado não eram ainda considerados crimes quando aconteceram, o que é chamado de Juizo ex post facto. 
 4.Uma critica do positivismo 
 O direito positivo é o direito posto pelo legislador, sendo este dotado de plena legitimidade para esse exercício, e esse direito emanado por este legislador será valido se constar no ordenamento jurídico da sociedade em que ele for aplicado.
 Sob a concepção positiva, o extermínio de mais de seis milhões de pessoas foi completamente valido e legitimo, tendo em vista que foram nada mais que cumprimento das leis nacionais, o mundo chocou-se com Holocausto,e não compreendia como tal fato foi consumado a vista de todos, não compreendia como a lei deixou isso acontecer , afinal ela foi criada para o bem comum.
 
 5.CONCLUSÃO
 Entende-se que o tribunal de Nuremberg foi um ato histórico, a instituição de Nuremerg não atendeu somente aos interesses dos vencedores, mas serviu como meio para demonstração dos Direitos Humanos e da necessidade de tutelar por todos os povos.
 Lembrando que a criação do tribunal de Nuremberg não ficou inseta de criticas sobre a segurança jurídica de um tribunal ad hoc, mais foi uma medida necessária e importante diante do “ineditismo” do delito e, principalmente, serviu como base para a criação do Tribunal Penal internaciona.
 O julgamento ocorrido em Nuremberg deve ser visto como um marco na defesa dos Direitos Humanos e representa a queda de barreiras que possam obstar a efetividade desses direitos.
 
 6. Referências Bibliograficas
Mello, Celso Duvidier de Alburquerque .Direitos Humanos e Conflitos armados. Rio de Janeiro: Renovar,1997.
 Nuremberg,Tribunal De.the international military Tribunal for Germany-A Document Collection.
Ferro, Ana Luiza Almeida. O Tribunal de Nuremberg: dos precedentes históricos á confirmação de seus princípios.Belo Horizonte: Mandamentos, 2002.
Rezek,Francisco. Direito Publico internacional: curso elementar. SÃO Paulo: Saraiva,2010.12 ediçaõ.
Junior, Dijosete Verissimo Da Costa. Tribunal De Nuremberg.
 Nasser, Salem Hikmat.Jus Cogens: Ainda esse desconhecido. Revista Direito Gv, JUN-DEZ 2005.
Pupo, Sérgio Tadeu. O tribunal de Nuremberg:
entre o positivismo e o jusnaturalismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando