Buscar

Plano de negocios Ulvane 2020

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE MUSSA BIN BIQUE
Faculdade de Gestão e Contabilidade
 
 
 
 
						
Plano de Negócio
 Estudantes:
					Ulvane Silvestre Mugumela
						Docente: António Cuna,MBA 
		
Nampula, Outubro 2020
1. Sumário executivo 
1.1 Enunciado do projecto
O presente projecto “ Afrochic LDA ”, pretende utilizar com precisão, os recursos estratégicos, financeiros, materiais e humanos, com o intuito de adquirir maior lucratividade. Partindo desses pressupostos, os investidores procuram em vista maior rentabilidade do capital investido. Aplicar uma estratégia mãe de modo a obter maior vantagem competitiva no mercado, com base os instrumentos financeiros, procuraremos conhecer a viabilidade do projecto, custos, rentabilidades, retornos, e não só, o uso racional dos recursos, para obter menores custos e maior lucratividade. Com uma equipa altamente capacitada e qualificada para manter o funcionamento estável e contínuo da empresa.
O presente plano de negócios tem como foco a produção de vestuários tipicamente africanos. O Plano apresentado, foi desenvolvido através de informações técnicas para tal como investimento inicial, público-alvo, análise da concorrência, custos de mão-de-obra, pesquisa com os consumidores. 
A Afrochic Lda, tem como necessidade satisfazer o mercado no que concerne a produção, melhoria e implementação de estratégias proporcionando elegância, estilo, brilho presença única e posteriormente comercialização dos mesmos bem como o relacionamento com o cliente. 
A Afrochic, Lda é constituída por quatro Sócios.
0. Competências dos responsáveis 
0. Cargos e qualificações
	Funcionários
	Cargos
	Qualificações 
	Ulvane Mugumela
	Gerente 
	Lic. Em economia e gestão
	Ana Maria João 
	Director da contabilidade e finanças
	Lic. Em contabilidade e auditoria
	Rui Joaquim
	Director de Marketing
	Lic. Em economia e gestão
	Palmira Samo
	Director de Recursos Humanos
	Lic. Em Gestão de Recursos Humanos
	Angel Toca
	Directora de Designer
	Lic.
	Ancha Ibraimo
	Stylist
	Ensino médio
	Isabel Luís
	Contabilista 
	Lic. Em contabilidade e auditoria
	Kassia Artur
	Caixa
	Lic. Em contabilidade e auditoria
	Shirley Martins
	Modelo 
	Ensino médio 
	António Gonçalves
	Modelo
	Ensino médio
	Danice Pragosa 
	Modelista
	Ensino médio
	Mussa Vitor 
	Fotógrafo 
	Ensino médio
	Gloria Pedro
	Compradora de Matéria-prima e Auxiliar de vendas
	Lic. Em Gestão de Recursos Humanos
	 Ismael Abudo
	Segurança 
	Ensino médio
0. Produtos 
A Afrochic irá fornecer vestuários diferenciados de capulana, para fazer face a cultura africana de modo a satisfazer os nossos clientes proporcionando maior diversidade, bom atendimento, artigos sofisticados de alta qualidade e a um bom preço.
0. Mercado potencial
Olhando pela fraca demanda por vestuários de capulana, a Afrochic pretende operar de princípio na cidade de Nampula e posteriormente actuar a nível das províncias de Moçambique e no exterior, fazendo com que a cultura africana seja mais valorizada e atractiva.
Numa primeira fase temos como público-alvo todos os residentes nos arredores da cidade de Nampula e posteriormente expandir para outras províncias do país, assim como para o exterior.
1.5. Previsão de vendas
Depois de longas pesquisas feitas no mercado, a empresa Afrochic Lda., projectou uma média de anual de 7.000.000,00mts , proveniente da produção e venda de todos os vestuários.
1.6. Rentabilidade e projecções financeiras 
Com um investimento inicial de 2.000.000,00mts prevê-se a recuperação do investimento em 2 anos, 10 meses e 8 dias, com um VAL de e TIR de (15%), podemos afirmar que a Afrochic poderá operar e irá recuperar o seu investimento.
1.7. Necessidades de financiamento 
A nossa empresa ira operar com um capital social de 2.000.000,00mts devido por 4 sócios nomeadamente: Ulvane Mugumela representante de 25% que equivale á 500.00,00, Ana Maria João representante de 25% equivalente à 500.00,00, Rui Joaquim representante de 25% equivalente á 500.000,00 e Palmira Samo representante de 500.000,00 equivalente á 25% não havendo necessidade de financiamento de terceiros.
	Nome dos sócios
	Valor de Subscrição
	Percentagem
	Ulvane Mugumela
	500.000,00
	25%
	Ana Maria João 
	500.000,00
	25%
	Rui Joaquim
	500.000,00
	25%
	Palmira Samo
	500.000,00
	25%
	Total
	2.000.000,00
	100%
2. A Empresa
A Afrochic foi constituída em 2018 pelos sócios Ulvan, Ana Maria, Rui e Palmira, com o objectivo de promover a moda africana, na abertura de uma fábrica, situada na cidade de Nampula na produção e comercialização de roupas femininas e masculinas.
No início das suas actividades a Afrochic conta com a colaboração de 15 funcionários.
	Nome da empresa: Afrochic, Lda.
	
	Localização
	Cidade: Nampula
Província: Nampula, Moçambique
Avenida: Eduardo Mondlane, Nº 1234
	Correio Postal (C.P):
	223671
	Nuit:
	140935913
	Telefone/fax:
	+258 843703291
	Website
	Www. Afrochic.co.mz
	Correio electrónico
	Afrochic@gmail.com
	Forma Jurídica
	Sociedade por quotas
	Número de funcionários
	15
	Capital social
	2.000,000,00
2.1. Missão
1. Oferecer produto de alto padrão e qualidade os tecidos africanos;
1. Atendimento personalizado ao cliente
1. Ser competitivo e sustentável
2.2. Objectivos
1. Obter lucros;
1. Promover a moda africana;
1. Crescer a nível económico e ser reconhecido a nível micro e macro.
2.3. Estrutura legal e organizacional
2.3.1. Descrição legal 
A Afrochic, Lda., é uma sociedade por quotas, com base o artigo 283° do código comercial, na sociedade por quotas o capital é dividido em quotas e os sócios são solidariamente responsáveis pela realização do capital social nos termos prescritos no capítulo VI, de responsabilidade limitada ao abrigo do artigo 32° do código comercial. A firma das sociedades por quotas deve conter o adiantamento "limitada" ou abreviadamente "Lda.". 
A nossa sociedade é constituída por X sócios, a luz do artigo 288° do código comercial. Uma sociedade por quotas não pode ter mais de 15 sócios. 
2.3.2. Síntese das Responsabilidade da Equipe Dirigente 
Gerente – responsável pela administração da empresa, pelo planeamento e controlo das actividades que são levadas a cabo na empresa, tem a responsabilidade de garantir o bem-estar, a produtividade e a solidez em todos aspectos da empresa e é a primeira em termos de hierarquia.
Departamento de Contabilidade e Finanças – responsável pelo controle de fluxo de caixa, administração dos recursos da empresa, controle da tesouraria, administração dos investimentos e riscos, controle contas a pagar e a receber, financiamento, customização, gestão fiscal e pessoal, entre outras actividades relacionadas.
Departamento de Gestão de Recursos Humanos – responsável pela conciliação dos interesses da empresa e dos funcionários. Tem a função de seleccionar pessoas qualificadas para cargos específicos; administrar e monitorar comportamentos e procedimentos internos; prover incentivos financeiros, alinhar seus colaboradores com as políticas da empresa e fazer a recompensação dos mesmos; promover treinamentos e cuidar das relações trabalhistas. 
Departamento de Marketing – responsável promoção e divulgação dos produtos, tem a tarefa de fazer estudos de mercado, gerência dos produtos, definição dos preços, distribuição, publicidade, vendas e comunicação. 
Sector Operacional – responsável por administrar todo o processo de transformação dos insumos no produto final. Controlar a entrada e o consumo de matérias-primas, dá suporte logístico, faz a gestão do uso e da manutenção das máquinas e equipamentos e acompanha os níveis de produtividade da empresa. Tem a função de garantir que a operação transcorra sem imprevistos, tendo como meta garantir que a empresa obtenha a maior produção possível aplicando o mínimo de recursos.
2.3.3. Currículos
1. Ulvan Mugumela: trabalhou durante 5 anos como Director Regional Norte da FIPAG, trabalhou como gestor do projecto VALE Moçambique durante 3 anos e é docente na UCM – FEC e FADIR. 
1. Ana Maria João: trabalhou como Directora Financeira do BCI durante 3 anos e é docente na UCM-FECa 3 anos.
1. Rui Joaquim: trabalhou como director de Marketing na Vodacom durante 4 anos.
1. Palmira Samo: trabalhou com gestor de recursos humanos na CDM durante 3 anos.
1. Gloria Pedro: trabalhou como assistente de vendas na Fashion World durante 4 anos como gerente de vendas e no Studio 88 durante 1 ano.
1. Isabel Luís: trabalhou durante 2 anos como Contabilista na PSI.
1. Kassia Artur: trabalhou como contabilista na CLN durante 2 anos e como caixa no BCI durante 1 ano.
1. Angel Toca: trabalhou como assistente de designer na agência de moda Amakua durante 1 ano e foi modelo da durante 3 anos.
1. Danice Pragosa: trabalhou como modelista na agência cafridja durante 1 ano.
1. Ancha Ibraimo: trabalhou durante 4 meses na Gacim.
1. Antonio Goncalves: trabalhou durante 5 anos como modelo na Cafridja.
1. Shirley Martins: trabalhou durante 3 anos como modelo na Agencia de moda amakua.
1. Ismael Abudo Trabalhou como segurança na G4S durante 3 anos.
1. Ruth Muariwa: trabalhou como auxiliar de limpeza na direcção provincial da Agricultura durante 2 anos.
2.4. Plano de Operações 
Administração 
A administração da nossa empresa terá como objectivo a agilidade de suas operações, visando o atendimento eficiente, eficaz para a satisfação dos clientes. A Afrochic, Lda. contará com uma hierarquia composta pelo Gerente e departamentos, visando descentralização das funções como forma de alcançar maior eficiência e eficácia. 
Comercial 
Quanto a comercialização dos nossos produtos, a Afrochic, Lda. irá fazer uma comercialização directa “vendedor-comprador” e irá fornecer os seus produtos para algumas boutiques da cidade.
3. Plano de Marketing
3.1. Análise de Mercado
3.1.1. O Sector	
A Afrochic, Lda irá operar no sector de moda, concretamente para a produção e venda de pecas de capulana. Tendo como factores de sucesso os preços, diversidade de roupas, qualidade e diferenciação, uma vez que esse mercado está a ser pouco explorado e vem mostrando uma elevada procura na cidade de Nampula. 
3.1.2. Oportunidades e Ameaças 
	Factores externos 
	Oportunidades
1. Crescimento do mercado consumidor, em busca de inovações;
1. Poucos concorrentes;
1. Mercado pouco explorado;
1. Investimentos e empréstimos disponíveis.
	Acções para maximizar e manter 
1. Explorar o mercado de modo a persuadir o nosso público-alvo oferecendo vestuários de qualidade com intuito de encantar os nossos clientes a partir de boa qualidade e diversidade. 
	Ameaças
1. Surgimentos de novos concorrentes na região que ofereçam serviços semelhantes;
1. Aumento da taxa de juros e inflação.
	Acções para minimizar e superar 
1. Investir em stock de altas quantidades. 
3.1.3. Clientes 
Os nossos clientes são constituídos pelas famílias da cidade de Nampula, particularmente as famílias de rendimento médio a alto.
O público-alvo da empresa Afrochic Lda, é feminino e masculino mas nos priorizamos em produzir mais peças femininas pois este tipo de público tem maior necessidade na busca de acessórios e combinação nas suas aquisições. A Afrochic Lda, para suprir a necessidade de seus clientes mantém um mix pulverizado que seus clientes podem encontrar, vestidos, calças, saias, blusas, macacões, calções e camisolas de diversos modelos, tamanhos e cores.
3.1.4. Fornecedores
A empresa irá estabelecer parcerias com o supermercado que irão nos fornecer variados tecidos, algumas peças de roupa, capulanas, como a ADPP, Dona Rosa, etc.
3.1.5. Concorrência 
4. Na cidade de Nampula, mercado onde a nossa empresa irá operar, verificou-se como concorrentes Cafridjah, vendedores ambulantes e algumas lojas ao redor da cidade.
	Concorrentes 
	Pontos fortes 
	Pontos fracos 
	Mercado feira
Mercado cavalaria e 
Mercado Padaria Nampula
	Mais tempo no mercado.
	Conservação dos produtos
Falta de stock
Produtos usados, velhos e rasgados
	Vendedores ambulantes 
	Abrange de forma rápidanas diferentes partes da cidade
	Falta de stock
Produtos usados, velhos e rasgados
	Lojas ao redor da cidade
	Mais tempo no mercado
Poder decisão nos preços
	Não fazem entregas
Falta de stock
Produtos Piratas
	Alfaiatarias 
	Mais tempo no mercado
Poder de decisão nos preços
	Falta de stock
Demora de entrega dos produtos
4.1. Estratégias de Marketing
4.1.1. Produto
1. Variedade com qualidade nos produtos;
1. Artigos diferenciados de capulana africana;
1. Marketing de relacionamento, e programa de fidelidade.
4.1.2. Preço
Para determinação do preço de venda dos produtos, será levado em consideração o custo da matéria-prima e os preços praticados pelos concorrentes. Os nossos preços:
	Artigo
	Preço de venda
	Vestido 
	800,00
	Blusas 
	500,00
	Croppeds
	500,00
	Calções
	600,00
	Calças
	750,00
	Casacos 
	1.000,00
	Camisas 
	500,00
	Saias 
	450,00
 
4.1.3. Promoção e Publicidade
Numa primeira fase a nossa empresa ira investir na promoção dos seus produtos através de carimbos para o programa de fidelidade, rádios, panfletos.
Campanha publicitária para a consciencialização da população em geral, para a aderência dos produtos e artigos proporcionando elegância e bem-estar para todas faixas etárias. Como forma de atrair e reter os nossos clientes iremos fazer promoções, condições de pagamento e aulas de personal stylist.
4.1.4. Relacionamento com Cliente
O nosso foco centra-se em fornecer artigos de vestuário diversos para os nossos clientes, para tal, é necessária uma boa relação com eles. Bom atendimento fará com que os clientes sintam-se confortáveis e atraídos; para que tenhamos um boa performance é necessário um bom relacionamento com o nosso público-alvo.
5. Plano Financeiro
5.1. Investimento Inicial
Após a fase de concepção, a fase de implementação (fase onde se aplica as técnicas de gestão de projectos) exige os seguintes custos que compõem o investimento inicial:
	Investimento inicial
	Descrição
	Quantidade
	Custo unitário
	Valor
	Máquinas e equipamentos administrativos:
1. Máquina de costura
1. Computadores 
1. Impressoras 
1. Máquina registadora
1. Mesas 
1. Cadeiras para escritório
1. Aparelho AC 
1. Relógio de parede
1. Espelho 
1. Viatura 
1. Fita métrica
1. Tesoura
1. Agulha (caixa)
	
2
4
4
1
7
5
5
2
3
1
2
4
2
	
7.500,00
30.000,00
15.000,00
10.000,00
10.000,00
4.000,00
20.000,00
1.000,00
1.000,00
1.100.000,00
150,00
150,00
50,00
	
15.000,00
120.000,00
60.000,00
10.000,00
70.000,00
20.000,00
100.000,00
2.000,00
3.000,00
1.100.000,00
300,00
600,00
100,00
	Sub-total
	
	1.548.000,00
	1.600.000,00
	Equipamento e utensílio para armazenamento e venda
1. Manequim
1. Guarda-fato
1. Cabides
	
3
2
40
	
4.000,00
1.000,00
50,00
	
12.000,00
1.000,00
2.000,00
	Sub-total
	
	3.550,00
	15.000,00
	Despesa pré-operacional
1. Despesas de instalação
1. Despesas de legalização
	
1
--------
	
30.000,00
5.000,00
	
30.000,00
5.000,00
	Sub-total
	----------
	35.000,00
	35.000,00
	Capital de giro inicial
	-------------
	350.000,00
	350.000,00
	Total do investimento inicial
	--------------
	
	2.000.000,00
 
5.2. Projecção dos custos variáveis 
	Descrição 
	1° Ano
	2° Ano
	3° Ano
	4° Ano
	5° Ano
	Material de Higiene e Limpeza
	6.000,00
	6.300,00
	6.315,00
	6.315,75
	6.330,00
	Manutenção de máquinas e Eq. Administrativo
	74.000,00
	78,000,00
	81,108,00
	86.508,00
	91.305,00
	Manutenção de eq. E utensílio p/ arm. E venda
	15.000,00
	15.750,00
	16.537,50
	17.364,38
	18.232,60
	Material de costura
	10.000,00
	10.500,00
	11.025,00
	11.576,25
	12.155,00
	Total 
	105.000,00
	110.550,00
	114985,50
	121.764,38
	128.022,60
Nota: estima-se um aumento em 5% nos custos variáveis, e terão efeito a partir do segundo ano em diante.
5.3. Depreciação 
Atendendo e considerando a existência de bens ou activos sujeitos a depreciação, importa referir que esses activos serão depreciáveis a uma taxa de depreciação estimada de 10% ao Ano. 
	Descrição 
	Valores
	1º Ano
	2º Ano
	3º Ano
	4º Ano
	5º Ano
	Máquinas e eq. Administrativo
	1.600.000,00
	160.000,00
	16.000,00
	1.600,00
	160,00
	16,00
	Eq. e utensílios p/armazenamento e vendas
	15.000,00
	1.500,00
	150,00
	15,00
	1,5
	0,15
	Total 
	1.615.000,00
	161.500,0016.150,00
	1.615,00
	161,50
	16,15
Nota: foi usado o método do saldo decrescente/ Quotas degressivas que resulta num débito decrescente durante a vida útil do bem, e segundo reza o Artigo 8.º n.º 1 do Decreto n.º 72/2013, de 23 de Dezembro que aborda sobre regime de amortização, as quotas de amortização podem ser aceitos como custo do período de tributação. E, para tal consideramos a taxa de 10%.
5.4. Receitas 
6. Como se trata de venda de artigos de vestuário apresentaremos os preços e quantidades a serem vendidas de cada artigo disponível.
	Estimativa de Receita na venda de Mercadoria/ artigos de vestuário 
	Descrição dos produtos
	1° Ano
	2° Ano
	3° Ano
	4° Ano
	5°Ano
	Vestido:
Quantidades a serem vendidas:
Preço de venda:
	
100
800,00
	
130
880,00
	
169
968,00
	
219
1.065,00
	
284
1.172,00
	Valor
	80.000,00
	114.400,00
	163.592,00
	233.235,00
	332.848,00
	Blusas:
Quantidades a serem vendidas:
Preço de venda:
	
100
500,00
	
130
550,00
	
169
605,00
	
219
666,00
	
284
672,00
	Valor
	50.000,00
	71.500,00
	102.245,00
	145.854,00
	190.848,00
	Saias:
Quantidades a serem vendidas:
Preço de venda:
	
100
450,00
	
130
495,00
	
169
545,00
	
219
600,00
	
284
600,00
	Valor
	45.000,00
	64.350,00
	92.105,00
	131.400,00
	170.400,00
	Croppeds:
Quantidades a serem vendidas:
Preço de venda:
	
100
500,00
	
130
550,00
	
169
605,00
	
219
666,00
	
284
733,00
	Valor
	50.000,00
	71.500,00
	102.245,00
	145.854,00
	208.172,00
	Macacão:
Quantidades a serem vendidas:
Preço de venda:
	
100
500,00
	
130
550,00
	
169
605,00
	
219
666,00
	
284
733,00
	Valor
	50.000,00
	71.500,00
	102.245,00
	145.854,00
	208.172,00
	Camisas:
Quantidades a serem vendidas:
Preço de venda:
	
100
500,00
	
130
550,00
	
169
605,00
	
219
666,00
	
284
733,00
	Valor
	50.000,00
	71.500,00
	102.245,00
	145.854,00
	208.172,00
	Casacos:
Quantidades a serem vendidas:
Preço de venda:
	
100
1.000,00
	
130
1.100,00
	
169
1.210,00
	
219
1.331,00
	
284
1.464,00
	Valor
	100.000,00
	143.000,00
	204.490,00
	291.489,00
	415.776,00
	Calças:
Quantidades a serem vendidas:
Preço de venda:
	
100
750,00
	
130
825,00
	
169
908,00
	
219
999,00
	
284
1.089,00
	Valor
	75.000,00
	107.250,00
	153.452,00
	218.781,00
	309.276,00
	Calções:
Quantidades a serem vendidas:
Preço de venda:
	
100
600,00
	
130
660,00
	
169
726,00
	
219
733,00
	
284
806,00
	Valor
	60.000,00
	85.800,00
	122.694,00
	160.527,00
	228.904,00
	Valor Total
	560.000,00
	800.8000,00
	1.043.068,00
	1.618.848,00
	2.272.568,00
5.5. Demonstração de Fluxo de Caixa 
	Demonstração de fluxo de caixa
	Descrição 
	1º Ano
	2º Ano
	3º Ano
	4º Ano
	5º Ano 
	Receitas brutas operacionais
	560.000,00
	800.8000,00
	1.043.068,00
	1.618.848,00
	2.272.568,00
	1. (-) Despesas variáveis
	105.000,00
	110.550,00
	114.985,50
	121.764,38
	128.022,60
	1. (-) Despesas fixas
	20.160,00
	28.800,00
	59.452,00
	93.997,00
	182.929,00
	Lucro operacional
	434.840,00
	661.450,00
	868.630,50
	1.403.086,63
	1.961.616,40
	1. Imposto
	139.148,80
	211.664,00
	277.961,77
	448.987,72
	627.717,25
	Lucro líquido
	295.691,20
	449,786,00
	590.668,75
	954.098,92
	1.333.899,16
Nota: a taxa do imposto é de 32% de acordo com o nº 1 do art.º 61.º Do código do imposto sobre o rendimento de pessoas colectivas.
5.6. Ponto de Equilíbrio
Para obtermos a Margem de Contribuição Percentual é necessário acharmos as Receitas totais e os Custos variáveis em percentagens, deste modo, considerando as receitas totais em 100%,iremos dividir as Custos Variáveis pelo valor das Receitas Totais para obtermos de igual modo os custos variáveis em percentagem. Isto é:
 
	Descrição
	1º Ano
	2º Ano
	3º Ano
	4º Ano
	5º Ano
	Receitas
	100%
	100%
	100%
	100%
	100%
	Custos Variáveis
	18,57%
	13,80%
	11,02%
	7,52%
	5,63%
	Margem de Contribuição
	81,43%
	86,20%
	88,98%
	92,48%
	94,37%
 
Portanto, dividindo o valor do Custo fixo de cada ano sobre a Margem de Contribuição Percentual para cada ano teremos:
 
1º Ano
2º Ano34.410,68
3º Ano
4º Ano
5º Ano
16

Continue navegando