Buscar

PIM VIII - AMBEV RECURSOS HUMANOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2
UNIVERSIDADE PAULISTA
ISLA BEATRIZ ARAUJO RAMOS
RA 1988681
LUANA CORREA SALDANHA RIBEIRO 
RA 1989457 
AMBEV
PIM VIII
 
BRASÍLIA
2020
UNIVERSIDADE PAULISTA
ISLA BETARIZ ARAUJO RAMOS
RA 1988681
LUANA CORREA SALDANHA RIBEIRO 
RA 1989457
AMBEV
PIM VIII
Projeto Integrado Multidisciplinar VIII para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista –UNIP.
Orientador: Prof. Mauro Trubbianelli
 
BRASÍLIA
2020
RESUMO
O presente Projeto Integrado Multidisciplinar tem por objetivo inserir o aluno nas práticas fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o referido projeto analisou a empresa AMEBV, cujo ramo de atuação é produção de bebidas, especialmente, voltado para a oferta de cervejas, refrigerantes, água e sucos. Para se levantar os dados para elaboração deste projeto, adotou -se como metodologias a pesquisa, análise de material cedido pela no site disponível nos veículos web. Ademais, as disciplinas ‘Técnicas de Negociação’, ‘Planejamento Estratégico’ e ‘Sistemas para Operações de Recursos Humanos’ contribuirá para elaboração deste trabalho. Por meio das técnicas de negociação procuras e investigar o perfil do negociador de acordo com Kotler (2000), os papéis dos negociadores segundo Casse (1995), os estágios de negociação multilateral bem como a visão micropolítica na organização. À luz do Planejamento Estratégico, busca-se analisar sobre a receita ideal de planejamento, a concepção de sistema e como uma empresa pode ser vista sob esse prisma; citar as escolas do pensamento e discorrer sobre aquela que melhor se encaixa à empresa, além de apresentar sucintamente os conceitos da análise de SWOT e se ela acontece na empresa. Por fim, a disciplina Sistemas para Operação de Recursos Humanos, investiga -se as rotinas de departamento pessoal, ou seja, rotinas de admissão, permanência e desligamento, além dos tipos de contrato de trabalho.
Palavras-Chave: planejamento, negociação, sistemas, estratégia.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................05
2. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO ........................................................................... 07
2.1 TATICAS DE NEGOCIAÇÃO............................................................................. 07 
2.2 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS...................................................................08
2.2.1CONFLITOS DAS NEGOCIAÇÕES..................................................................09
2.2.2 A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL E A NEGOCIAÇÃO...................................09
3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO .....................................................................10
3.1 A EMPRESA COMO UM SISTEMA.....................................................................11
3.1.1 A VISÃO DAS ORGANIZAÇOES......................................................................12
3.2 A RECEITA IDEIAL DE PLANEJAMENTO...........................................................13
3.3 ANALISE DE SWOT.............................................................................................16
3.4 ESCOLA DE PESNAMENTO...............................................................................17
4. SISTEMAS PARA OPERAÇÕES DE RECURSOS HUMANOS.......................... 18 
4.1 ROTINAS DO DEPARTAMENTO .......................................................................18
4.2 REMUNERAÇÃO PAGA AOS TRABALHADORAS.............................................19
4.3 BENEFICIOS AOS COLABORADORES.............................................................19
4.4 OS CONTRATOS DE TRABALHO......................................................................19
4.5 ROTINAS DE ADMISSÃO....................................................................................20 
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................21 
6. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 23 
ANEXO...................................................................................................................... 00
1. INTRODUÇÃO
O projeto foi elaborado com o objetivo de avaliar uma empresa sob a ótica das Técnicas de Negociação, do Planejamento Estratégico e dos Sistemas para Operações de Recursos Humanos. Com base nessas disciplinas, busca-se apresentar os problemas encontrados n a empresa estudada bem como sugestões com base nas teorias estabelecidas.
A empresa estudada, Ambev, fundada em 1 de julho de 1999, Brasil que conta com Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira como seus fundadores e o atual CEO da empresa Jean Jereissati diretor executivo que está a frente na liderança. A sede da empresa se localiza em São Paulo, SP, Brasil. 
A empresa que conta atualmente com 46.500 funcionários é uma empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, entre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água. É a 14ª maior empresa do país em receita líquida e controla cerca de 68% do mercado brasileiro de cerveja.
A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Mas a história começou muito antes, quando ainda eram duas cervejarias na década de 1880: a Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.
Desde então, em mais de um século, passaram por incontáveis momentos: as celebrações mais incríveis, os shows e os jogo de futebol inesquecíveis patrocinados. Estão sempre nos melhores momentos e, por todo esse tempo, seguindo crescendo para unir forças e fortalecer ainda mais os vínculos, os clientes. 
 A multinacional do ramo de bebidas Ambev, está com seu quadro de funcionários sempre atualizados, porém dentre os cargos que são preenchidos são: estagiários, analistas de gestão, supervisor vendedor interno e externo, conferente, técnico administrativo, gerente de vendas e inúmeras outros cargos que formam a constituição da empresa. 
Tendo sido feita a apresentação da empresa estudada, informa -se que as metodologias aplicadas para elaboração deste projeto foram pesquisas feitas no site da Ambev e no site Glass para colher as informações necessárias. tendo como referências majoritárias os livros-textos das disciplinas ofertadas pela Universidade Paulista – UNIP – apresentadas no primeiro parágrafo desta introdução.
O primeiro capítulo, Técnicas de Negociação, busca apontar as importantes habilidades relacionadas por Kotler (2000) a fim de verificar quais delas são encontradas na empresa. Ainda nesse capítulo, dentre os quatro papéis do negociador segundo Casse (1995), qual dele é notado na empresa.
No segundo capítulo busca-se avaliar a empresa Ambev com base na disciplina Planejamento Estratégico. Dentro dessa disciplina, faz-se um breve apanhado sobre os conceitos relativos à matéria, especialmente, àqueles dirigidos à concepção de empresa como um sistema bem como discorrer sobre a teoria sobre a visão sistêmica. Trata-se no capítulo também sobre a receita ideal de planejamento, dos conceitos teóricos d e análise de SWOT bem como como ela acontece na organização.
O terceiro capítulo, Sistemas para Operações de Recursos Humanos, investiga-se a rotina adotada pela empresa, bem como os contratos de trabalhos firmados pela organização e se estes atendem às normas legais vigentes. Nas considerações, tomando como base a teoria apresentada ao longo do capítulo, as avaliações feitas na organização, avalia-se com o cada um dos assuntos são tratados pela empresa e em que medidas as práticas organizacionais se alinham às teorias e normas legais apresentadas.
2. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
No desenvolvimento desse tema iremos encontrar técnicas de negociação, definições que apresentam três fatores comuns na negociação: a busca dos objetivos, a habilidade para os relacionamentos
humanos e a tomada de decisão. 
A negociação se torna crucial porque o mundo que idealizamos seria composto por pessoas que pudessem se sentir satisfeitas ao negociar, tendo suas necessidades supridas e as sensações de ganho ocorressem em ambas às partes. 
Segundo Cohen (1980, p. 13), negociação é o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma “rede de tensão”. De acordo com a definição proposta por Cohen, a informação passa a ter um papel estratégico na negociação. A maneira mais corriqueira de influenciar as pessoas se dá por meio da comunicação. 
2.1 Táticas de Negociação 
Fisher e Erter (1997) ressaltam que negociação é relacionamento e não ato isolado, desta forma, trata-se sempre de alguma coisa que se faz em conjunto. Em todo relacionamento, dois fatores estão sempre presentes: emoção e comunicação. 
O estilo do negociador para Amato (2002), é o comportamento concreto que o indivíduo adota regulamento ao negociar. Parte vem com a própria personalidade, é característica da pessoa e só muda lentamente e mediante forte motivação ou impacto. Parte é mais superficial e aprendida. (AMATO, 2002, p. 39).
Negociar é muito mais do que “ganhar” da outra pessoa. O bom negociador busca um equilíbrio que atenda suas metas e para isso seguem padrões, técnicas de negociação e persuasão. 
O planejamento é a parte mais importante de qualquer negociação. Alguns dos elementos básicos que sempre devem ser pensados antes de qualquer negociação são: 
1. Quais são os alvos e objetivos? 
2. Você está disposto a fazer concessões? Qual seus limites? 
3. Qual seu conhecimento sobre o tema negociado? 
A Ambev, empresa objeto deste estudo, acredita na importância do bom negociador para o sucesso da organização. 
As táticas de negociação mais utilizadas pela empresa são as apresentadas a seguir: 
- Gatilhos Mentais
Os gatilhos mentais são quando temos necessidades e estímulos primitivos. Quando o negociador anuncia para o cliente que determinado item está em escassez nos estoques, por exemplo, ele está mexendo com um sentimento de urgência, movido pela possível ausência do produto referido. Acionar esses gatilhos mentias definitivamente pode ser um diferencial. 
- Rapport
O rapport conhecido como técnica do espelho, nada mais é do que uma forma de se estreitar a relação com o cliente por meio de uma aproximação “cultural”. O negociador deve adaptar a sua forma de falar, sua postura e até a maneira como manifesta suas ideias para se aproximar ao máximo do cliente. Sem dúvidas, essa é uma das mais recomendadas táticas de negociação. 
- Automação 
A automação de processos, definitivamente pode trazer um excelente retorno para a negociação. Com a automação, é possível recolher informações do cliente em tempo real, e converter todos os dados em ações efetivas para a melhoria. Além disso, estamos trabalhando também no nível de satisfação do cliente, o que certamente é ponto positivo na negociação. 
- Roteiro de vendas 
Essa é uma etapa fundamental no planejamento da negociação, com o roteiro de vendas, é possível estabelecer quais são as prioridades durante todo o discurso de venda, como pontos chaves a serem abordados, possíveis recusas e direcionamento no caso de cada uma das objeções.
2.2 Administração de Conflitos
Os conflitos se fazem presentes em todos os ambientes, sejam eles organizacionais ou não, sempre que houver convivência entre um grupo de pessoas é inevitável que não haja divergências de ideias, objetivos, etc. 
Berg (2012, p.18), afirma ainda que: “ O conflito nos tempos atuais é inevitável e sempre evidente. Entretanto, compreendê-lo, e saber lidar com ele, é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional”. 
No entanto muitos conflitos são desnecessários e destroem valores, causando prejuízo para as empresas e pessoas que nela trabalham. O principal desafio dos gestores é identificar os conflitos produtivos e contra produtivos e gerenciá-lo. 
Chiavenato (2004), diz que conflito ocorre pela diferença de objetivos e interesses pessoais, e é parte inevitável da natureza humana; constitui o lado oposto da cooperação e da elaboração, a palavra conflito está ligada a desacordo, discórdia, etc. Para que haja conflito, além da diferença dos fatores citados, deve haver uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas, ou seja, quando uma das partes seja individuo ou grupo, tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte, a qual interfere na sua busca de atingir os objetivos. 
2.2.1 Conflitos nas Negociações
As principais causas de conflito organizacional são as mudanças que ocorrem geralmente por caráter tecnológico, estrutural ou comportamental, no intuito de buscar com isso melhorar a eficácia na busca pelos resultados, visando aumentar ou manter lucros, diminuir os custos, inovar a organizações em diversos aspectos, essas mudanças podem trazer demissões e espalhar medo e resistência no ambiente organizacional vindo gerar os conflitos internos. 
Com o objetivo de manter a proximidade e o dialogo sempre aberto entre os colaboradores, a Ambev tem canais de comunicação para informar com transparência todas ações e os fatos relevantes. A empresa considera todas as informações inseridas na pesquisa de clima organizacional. 
2.2.2 A comunicação Não Verbal e a Negociação 
O estudo da comunicação não verbal tem muita importância no ramo empresarial, saber comunicar é fundamental em qualquer negociação, seja essa comunicação verbal ou não verbal. 
A comunicação não verbal afeta as negociações, pois através de posturas e da fala que o corpo transmite pode depender o sucesso de uma negociação. 
Na empresa estudada, Ambev, é fácil notar a comunicação não verbal nas negociações, através de um aperto de mão, oscilação de voz, contato visual, inquietação, inclinação de cabeça. É importante que o negociador saiba controlar sua postura e saiba ler a postura da outra pessoa, pois esse tipo de comunicação demostra o interesse, a sensibilidade, a insegurança na negociação. A empresa investiu em treinar seus colaboradores na comunicação verbal e agora tem se voltado para a comunicação não verbal. Fonte: www.slideshare.net
3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Neste capítulo, serão apresentadas algumas concepções relativas à disciplina Planejamento Estratégico. Assim, usa-se como a referência bibliográfica para apresentação desses conceitos o livro-texto de mesmo nome, cujo autor é o professor Renato Bulcão de Moraes. De acordo com o autor, planejamento estratégico diz respeito às formas de organizar as ações de uma empresa. Por meio dele é possível, aprender princípios que facilitam a organização das tarefas que precisam ser executadas de acordo com os anseios da organização. Ademais, vendo-se uma empresa como uma unidade com objetivos gerais estabelecidos, por meio do planejamento estratégico torna-se possível, se estabelecer os métodos a serem adotados bem como as ferramentas que deverão ser utilizadas pela empresa a fim de alcançar esse objetivo. Alguns assuntos relacionados ao tema são abordados neste projeto. Dentro dos conceitos de planejamento, a visão da empresa como um sistema além das fases por que passam o planejamento estratégico.
3.1 A empresa como um sistema 
De acordo com o livro-texto, sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum. Embora esses elementos desempenhem funções específicas, organizados de modo interdependentes, há colaboração entre si para realização de uma tarefa.
Bulcão (2012) destaca que essa concepção sobre sistema fez com os acadêmicos tentassem elaborar uma teoria geral de sistemas. Até hoje, no entanto, não se tem uma única teoria geral, mas existem concordâncias sobre seu o comportamento. No ambiente corporativo, os diversos departamentos cumprindo suas funções específicas que atuam entre si que mantém a empresa funcionando. O autor ainda ressalta que todos os sistemas têm características e regras que podem ser verificadas, ou seja, independentemente de sua origem, os sistemas
apresentam um funcionamento característico. De acordo com o autor, um organismo, uma população, uma máquina ou uma empresa precisam de quatro características básicas para se configurar como um sistema:
a) Os elementos ou partes menores. 
b) Uma relação entre elementos, também chamada de mecanismo. 
c) Um objetivo comum ou um propósito único. 
d) Uma relação com o meio, seja o meio ambiente ou simplesmente um ambiente empresarial, industrial ou mesmo político.
Há diversas formas de classificar os sistemas: eles podem ser concretos ou abstratos, naturais ou artificiais, abertos ou fechados. Os sistemas concretos são aqueles que existem fisicamente, como o sistema digestivo dos animais. Já os sistemas abstratos são, por exemplo, aqueles inventados pela imaginação do homem, como o sistema tributário ou de justiça.
Numa empresa, o departamento de vendas é uma parte do sistema da empresa, e o departamento de produção é outra parte. Os dois interagem, mas, enquanto o sistema de vendas precisa do ambiente 30 Unidade aberto para poder se desenvolver, o departamento de produção precisa de proteção, segurança e separação da sociedade para poder fabricar suas peças com eficiência.
Existem algumas regras gerais que acabam se aplicando a todos os sistemas. Todo sistema é composto de subsistemas, e isso ocorre infinitamente, isto é, todo sistema pode ser dividido em subsistemas menores até chegarmos num átomo, que sabemos ser também um sistema. Todo sistema também é parte de um sistema maior, isso igualmente ocorre de maneira infinita. Ora, se somos seres humanos, fazemos parte do sistema social, que faz parte do sistema dos seres vivos, que faz parte do sistema planetário, que faz parte do sistema solar etc.
Existem nos sistemas também outras características que se repetem. A maioria dos sistemas busca o equilíbrio, que também é chamado de homeostase e significa que, se uma parte do sistema não está funcionando bem, as outras partes terão de trabalhar mais para suprir essa deficiência. Então, por exemplo, quando num time de futebol alguns jogadores não estão jogando bem, outros atletas têm de se deslocar da sua posição para vir ajudar os que estão jogando mal.
3.1.1 A visão das organizações
Segundo a teoria geral dos sistemas, as organizações humanas são estruturadas em sistemas. Assim, uma empresa é um sistema como todos os outros. Portanto, podemos encontrar nas empresas um conjunto de elementos organizados em subsistemas. As relações que existem entre esses elementos é um objetivo comum a ser alcançado e um ambiente na qual a empresa atua.
Os elementos de uma empresa são os recursos dos quais ela dispõe por ser uma organização e podem ser classificados como os recursos financeiros, materiais, energéticos, humanos e de informação. Cada um desses elementos tem um ciclo de vida dividido nas seguintes fases: aquisição, uso e perda (ou disseminação). 
Isso significa que cada elemento será incorporado ao sistema, será utilizado por ele e vai parar de existir em determinado momento, ou então vai se transformar em outra coisa. Temos, porém, de enfatizar que a informação é o único recurso que não se perde com o uso ou com a disseminação. A informação só se perde quando se torna obsoleta. Assim, é possível dizer que os recursos mais importantes de uma empresa moderna são a informação e o recurso humano, pois de nada adiantam os recursos financeiros, materiais, energéticos sem os dois primeiros. 
Além disso, existem empresas, como as agências de publicidade e toda a imprensa, que quase só precisam de pessoas e de informação. A informação precisa apresentar precisão, objetividade, atualização e um nível de detalhamento correto. Ela é importante para as empresas, porque é com base nela que são tomadas as decisões. Quanto mais informações houver, melhor a decisão e mais fácil será a tomada de decisão.
O que relaciona os elementos sistêmicos de uma empresa são os processos ou as funções executadas entre eles. Por um motivo de praticidade, podemos dividir esses processos ou funções em atividades-meio e atividades-fim. As atividades-fim são as diretamente relacionadas aos objetivos principais da empresa.
Muitas empresas, principalmente as grandes empresas, optaram por não executar funções que não estão diretamente ligadas às atividades-fim. Isso foi conhecido como outsourcing ou terceirização, que é o processo de delegar para outras empresas (chamadas de terceiros) algumas das funções que executava anteriormente. 
O principal argumento a favor da terceirização é que ela pode reduzir os custos fixos, na medida que a empresa terceira é especializada naquelas funções que executa. Além disso, a empresa terceira compete no mercado com outras empresas e por isso precisa sempre fazer um bom preço para ganhar o cliente. Mas, o mais importante é que a empresa se concentra apenas nos seus objetivos principais e deixa para as outras uma parte dos seus processos, que para estas empresas também são o objetivo principal.
Como por exemplo um órgão publico compete as responsabilidades dele a uma empresa terceirizada, dentro de uma unidade de saúde, administração continua sendo pública, mas algumas atividades como limpeza e recepção são delegadas a uma empresa terceirizada que é especializada em exercer esses serviços, isso é uma atividade-fim. 
3.2 A receita ideal de planejamento
O livro-texto apresenta quatro passos para a receita ideal de planejamento para uma empresa. A primeira etapa é responsável por realizar um detalhado diagnóstico estratégico. A segunda, elaborar a visão da empresa. Na quarta etapa, busca-se estabelecer as regras de ação e as metas quantitativas e, por fim, na quarta, criam-se os mecanismos de controle e avaliação.
Nessa primeira etapa, precisa-se saber que a empresa está, de fato, realizando um completo e detalhado diagnóstico estratégico. É o momento de identificar todos os problemas e todas as coisas que são feitas de qualquer jeito ou até mesmo de forma errada. AmBev e suas estratégias inovadoras ao longo dos anos, criou-se um blog no site da empresa onde ela mostra todo seu processo de planos estratégicos que fazem a empresa de forma gradativa em todas as áreas, financeira, estratégica, área de Rh a empresa é referencia para muitas pequenas empresas que também pensam em crescer assim como a AMBEV. Alguns desses planos podemos destacar: 
2000 – Multinacional Verde-Amarela
"Multinacional verde-e-amarela", com este slogan, a AmBev deixou claro que sua principal intenção era expandir-se no mercado internacional e uma de suas
estratégias seria a distribuição do Guaraná Antarctica, utilizariam para isto, a estrutura oferecida pela Pepsi.
2004 – A inovação ganha um setor específico dentro da AmBev
A preocupação da AmBev é fazer com que a mente de seus profissionais não fique parada. Ao se lançar uma inovação no mercado através de um produto novo, não se sabe se o mesmo terá sucesso ou fracassa e este mistério é o que cerca as inovações.
2006 – AmBev aproveita a Copa do Mundo e traz inovações
Além do lançamento de uma nova embalagem decorada para a copa do mundo, a Brahma resolveu inovar ainda mais, lançou a Brahma Bier, que trouxe uma nova experiência para seu público. Esta nova cerveja, originária da Alemanha, foi lançada em edição limitada e desenvolvida com base em receitas alemãs. Segundo Vivian Serebrinc, o público já esperava uma inovação na embalagem decorada para a copa do mundo, por isso surgiu a ideia de surpreende-lo, lançando pela primeira vez para o mundial um novo líquido.
Inovação é a palavra chave para as organizações que pretendem ser competitivas e consequentemente ganhar mercado. As empresas que ainda não tem a inovação como estratégia de diferenciação estão fadadas a "morte" pelo mercado, morte esta que se configura em ter que fechar as portas e decretar falência.
Depois de analisar as estratégias, agora mostro a visão da empresa uma empresa que sonha grande: somos milhares de pessoas apaixonadas pelo que fazem. Nosso objetivo é impulsionar o setor de bebidas com novos sabores e sempre muita
qualidade para a sua celebração. Acreditamos que podemos, junto da sociedade, transformar o mundo em um lugar melhor para se viver. (ambev, 2020)
Partindo para a etapa das metas da empresa, o que pude analisar pelos dados do site da própria Ambev é que eles tem duas grandes metas dentro dos seus planos, a primeira é em relação com o uso consciente de bebidas alcoólicas onde uma de suas estratégias foi doar uma grande quantia de equipamentos de bafômetro para o estado na ajuda ao combate de acidentes por uso de bebida alcoólica. Outra grande meta é a busca cada vez maior da sustentabilidade. 
As metas de sustentabilidade foram desenhadas para impactar positivamente as comunidades que a empresa se relacionou em todo o mundo, fornecendo resultados mensuráveis até 2025.
AÇÕES CLIMÁTICAS
100% da eletricidade comprada pela Cervejaria Ambev deve ser advinda de fontes renováveis. Além disso, a cervejaria vai reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da nossa cadeia de valor.
GESTÃO DE ÁGUA
Melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona.
AGRICULTURA INTELIGENTE
100% dos agricultores parceiros da cervejaria devem estar treinados, conectados e com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável.
EMBALAGEM CIRCULAR
100% dos produtos da Cervejaria Ambev devem estar em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado.
ECOSSISTEMA DE EMPREENDEDORES
100% dos nossos empreendedores devem ter acesso às ferramentas que eles precisam para seu desenvolvimento.
 A entrega dessas metas teve um impacto de longo alcance, conectando milhares de agricultores a tecnologias e habilidades, melhorando o acesso e a qualidade de água em áreas de alto estresse hídrico, estabelecendo parcerias com fornecedores para aumentar o conteúdo reciclado e aumentar a capacidade de geração de eletricidade.
A última etapa é o controle e avaliação da empresa, com base também em pesquisa no site da empresa Ambev, conforme comentários retirados do blog os funcionários são bem positivos em relação a oportunidades que a empresa se dispõe, a segurança do trabalho e remuneração adequada. Confesso que não tive muito acesso a essa etapa, não é exposto muita coisa através do veiculo de informação que eu retirei porem consegui extrair essa avaliação dos funcionários. 
3.3 Análise de SWOT
 Como colocado, de maneira geral, as organizações são sistemas abertos que interagem com o meio ambiente no qual estão inseridas. Tendo isso em conta, a análise de SWOT tem como propósito levantar como determinados fatores internos e externos ajudam ou atrapalham os seus objetivos.
Isso posto, o livro-texto ressalta que, por meio da análise de SWOT, uma empresa tem condições de fazer uma análise de suas forças e fraquezas no âmbito interno, além das oportunidades e ameaças no ambiente externo. 
A missão da Ambev é sua razão de ser e seu compromisso como empresa.
“Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.
Análise SWOT Análise do Ambiente Externo:
1 - Mercado de Cervejas Premium 2 - Potencial de Crescimento no Mercado de Refrigerantes 3 - Mercado de Cervejas Artesanais 4 - Mercado Internacional. 
Análise SWOT Ambiente Interno:
1 - Força de vendas conhecida por ser um benchmark 2 - Distribuição numérica 3 - Líder absoluta no mercado de Cerveja 4 - Diversidade de produtos produzidos5 - Alta Capacidade / Disciplina Financeira 6 - Fusão com a Interview / Quilmes 7 - Gestão de Custos 8 - Pessoas e Cultura.
A analise foi baseada nesse sistema desenvolvido por Andrews.
3.4 Escolas de Pensamento
Este tópico abordado neste projeto diz respeito às escolas do pensamento. O livro-texto apresenta entre as páginas 63 e 74 as características dessas escolas. São apresentadas dez escolas do pensamento: do design, do planejamento, de posicionamento, empreendedora, cognitiva, de aprendizado, de poder, cultural, ambiental e de configuração. 
O presente trabalho, no entanto, discorre sobre aquela que se encaixa à empresa estudada. Desse modo, as escolas que mais se encaixam a à AMBEV são as escolas design pelo fato preocupa-se em prescrever um caminho ideal para a formulação da estratégia, que se dá pela adequação das capacidades internas da organização às possibilidades de seu contexto externo. Logo está atrelada ao planejamento que a principal mensagem é formalizar e a mensagem atingida é programar, em vez de formular. Também tem um pouco da escola ambiental por ter muito esse anseio em suas metas de fazer com que 100% de sua empresa seja de energia renovável ate 2025 para diminuir o impacto ambiental, então no geral a empresa se encaixa com mais força nessas três escolas. 
4. SISTEMAS PARA OPERAÇÕES DE RECURSOS HUMANOS 
O departamento pessoal é um setor muito importante dentro da empresa e para a organização desse departamento, existem as rotinas dos recursos humanos. 
O departamento pessoal é responsável pela parte burocrática e por fazer cumprir a legislação trabalhista, evitando problemas com processos trabalhistas, e consequentes fiscalização dos órgãos responsáveis pela fiscalização, tais como, o Ministério de Trabalho e Previdência Social. 
4.1 Rotinas do Departamento Pessoal 
No serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, as rotinas do departamento pessoal, não diferem das demais empresa, cumpridoras de seus deveres trabalhistas, sendo elas: rotinas de admissão, de registro trabalhista, de folha de pagamento, de impostos legais, controle de horários, controle de férias. 
Para ocorrer a admissão tudo começa com a documentação necessária para a contratação, sendo:
Fonte: https://valoragregado.com
As rotinas de folha de pagamento, são as rotinas necessárias para elaborar a folha de pagamento e liberar o salário do funcionário, nessas rotinas estão: o apontamento das horas extras através da verificação do registro de ponto, o adicional noturno, o adicional de insalubridade, de periculosidade, os adicionas de tempo de serviço, salário - família e os descontos que devem ser efetuados do funcionário como empréstimos consignados, vale transporte, refeição, os descontos de INSS e FGTS, tudo isso é verificado e no final resulta no salário que o funcionário tem direito. 
A Ambev busca sempre inovar, realizando assim treinamentos, promovendo trocas de experiências entre as equipes e estreitamento de laços dos nossos colaboradores, que circulam entre as áreas diariamente. Acreditando na formação de uma de liderança interna que aposte na formação da base. 
4.2 Remuneração Paga aos trabalhadores (Folha de Pagamento e Benefícios) 
Os funcionários são diariamente motivados, desejando que a companhia cresça mais ainda
É com grande satisfação que todos trabalham, só em saber que você entra com um cargo baixo onde poderá subir até mesmo ser um supervisor ou gerente, dependendo do seu desempenho. Oportunidades como: mudança de função são uma das maiores motivações.
Os benefícios como auxilio escolar, cesta de natal, 14º, 13º entre outros, sem falar dos seus produtos que são de boa qualidade, tudo isso são motivos para que todos queiram trabalhar, se esforçar para continuarem trabalhando nesta empresa. 
4.3 – Benefícios aos Colaboradores: 
Maternidade e Paternidade
· Auxilio Creche
· Licença-maternidade estendida
· Licença-maternidade estendida 
· Plano de Saúde
· Seguro de vida
· Plano Odontológico
· Subsidio para academia
· Atividades físicas
· Vale refeição 
· Vale transporte/fretado
4.4 Os contratos de trabalho 
Nas relações de trabalho é necessário que haja um contrato firmado entre o prestador de serviço e o tomador de serviço, ou, empregado e empregador, este contrato pode ou não ter vínculo empregatício, considerando os vários tipos de prestações de serviços existentes, sendo que, as diferenciações mais relevantes em tais relações de trabalho estão na pessoa do prestador de serviço, relações estas que determinará
sua qualidade de empregado ou não empregado. 
Na Ambev são praticadas duas formas de contratação: 
· Contrato Individual de Trabalho por prazo indeterminado, ou seja, considera-se por prazo indeterminado todo o contrato que suceder, dentro de seis meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução dos serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos (artigo 452 da CLT).
· Estagiário: Segundo o regulamento do programa serão aceitos no momento da inscrição candidatos que estão cursando graduação no penúltimo ou último ano de graduação. De acordo com a análise da sua ficha de inscrição, requisitos, desempenho nas provas online e avaliação dos vídeos, o candidato poderá ser convocado para a etapa de Day Challenge. O tempo para convocação das etapas varia em cada localidade e fica condicionado à disponibilidade de vagas. A quantidade de vagas em aberto muda de acordo com a necessidade de cada regional.
4.5 Rotinas de Admissão, Permanência e Desligamento 
Na Ambev a contratação dos funcionários se dá através de processo seletivo, concluindo as etapas, todos os colaboradores passam por um período de treinamento antes de ingressarem em suas respectivas funções, possibilitando conhecer da Ambev como um tudo.
Assim, o departamento pessoal convoca o aprovado para comparecer a empresa e fornece ao mesmo a listagem da documentação necessária para a admissão. Após essa fase o departamento pessoal promove o cadastro do funcionário no sistema. 
Nas rotinas de permanência dos funcionários, verifica-se a elaboração da folha de pagamento, controle do ponto, controle de férias, lançamento de atestados médicos, acompanhamento de faltas, exame periódico, sempre respeitando a legislação trabalhista. 
No desligamento do funcionário o departamento pessoa da Ambev promove os cálculos de rescisão, estabelece o aviso prévio, elabora o termo de rescisão, a guia de seguro desemprego e assegura que o trabalhador recebe todos os seus direitos. 
5.CONCLUSÃO
Este projeto integrado multidisciplinar foi realizado com base na avaliação feita na empresa Ambev com foco nas disciplinas Técnicas de Negociação, Planejamento Estratégico e Sistemas para Operações de Recursos Humanos. Por meio da visita de campo, buscou-se extrair pontos específicos de cada uma das disciplinas. Por meio da disciplina de Técnicas de Negociação, buscou -se avaliar quais as habilidades que a empresa detinha sob a ótica de Kotler (2000). Assim, verificou-se a capacidade do gestor de pensar com clareza e de pensar rápido, verbalização fácil, persuasão e integridade. Na empresa é bem claro que existe essa técnica, é uma empresa multinacional onde atua como um dos destaques no seu ramo, então conta com uma equipe preparada para colocar em pratica nos negócios todas as técnicas estudadas neste projeto. 
No capítulo referente ao planejamento estratégico, vê-se a organização como um sistema. Partindo dessa premissa e tomando como referência o livro- texto, verifica-se a importância de todos os subsistemas funcionarem adequadamente a fim de que os objetivos comuns da empresa sejam alcançados de modo equilibrado, ou seja, em busca de sinergia. Como aponta dados colhidos na pesquisa, a empresa vem crescendo abundantemente e expandindo seu mercado sempre com inovações e fortalecendo suas relações com seus consumidores, alcança seu resultado todos os anos com excelência, criando projetos inovadores e aplicando suas estratégias de mercado. 
A empresa não abre mão de sua analise de SWOT é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos.
Por meio da disciplina Sistemas para Operações de Recursos Humanos, tinha como objetivo avaliar como se dava o regime de contratação na empresa Ambev. Como eram estabelecidas relações de trabalho e como era a rotina do departamento de pessoal daquela organização.
Analisou-se que na empresa existem dois tipos de contratação e são eficazes, baseando-se também em análises feitas pelos próprios funcionários nos veículos de mídia social existem muitos elogios qualificando a empresa e demostrando que ela ajuda na experiencia e cumpre bem o seu papel. 
Fechando a conclusão desse projeto devemos deixar claro que é Ambev é uma empresa que já atua no mercado há mais de 20 anos e deixa a cada ano um legado, e exemplos para outras empresas que querem crescer tanto quanto a empresa em questão, no geral ela conta uma ótima técnica de negociação já com experiencia no mundo todo como podemos ver e analisar, em planejamento estratégico ela se destaca por sempre está à frente de inovações e melhorias e leva isso para o ambiente externo, trazendo a importância de não ser apenas uma empresa que fatura mais que contribui significativamente para o meio ambiente como seus projetos de renovação de energia que estão caminhando para o sucesso em 2025. E sua operação de Rh é muito eficaz e qualitativa, busca aprimorar o empregado e remunerar de maneira satisfatória e contingente com o que tal pessoa exerce dentro da empresa. Por fim, tem potencial e base para crescer cada vez mais em território nacional e internacional. 
6.REFERÊNCIAS
FERREIRA,Claudinei Flávio; LOURDES DE PEREIRA, Fernana; BAUMANN, Katiane; AMORIM, Rogerio; Título do livro: AmBev – do nascimento ao sucesso
SITE: www.slideshare.net
MELLO, Lérida Gherardini Malagueta Marcondes de. Apostila UNIP – Técnicas de Negociação. São Paulo: Editora Sol, 2014
MELLO, G. M. M. L. Técnicas de Negociação. São Paulo: Editora Sol, 2013.
BULCÃO, R. B. Planejamento Estratégico. São Paulo: Editora Sol, 2012.
MARIANO, K. S. O; SILVA, D. A; SILVA, L. G. D. Sistemas para Operações de Recursos Humanos. São Paulo: Editora Sol, 2013.
SALÁRIOS E REMUNERAÇÃO. Glassdoor, 2018. Disponível em: <https://www.glassdoor.com.br/>. Acesso em: 13, novembro 2020.
CERVAJARIA AMBEV ANUNCIA NOVAS METAS. Ambev 2019. Site: <https://www.ambev.com.br/carreiras/ > .Acesso em: 13, novembro 2020.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando