Buscar

avaliação final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Irliane de Almeida Santos (1860042)
	Disciplina:
	Pedagogia da Educação Infantil (PED02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656658) ( peso.:4,00)
	Prova:
	26651505
	1.
	Piaget defende que o professor deve levar em conta o conhecimento prévio das crianças, ou seja, o conhecimento que elas trazem para dentro da escola e, a partir destes conhecimentos prévios, construir novos conhecimentos. Descreva cinco características que sejam pertinentes à Pedagogia reflexiva proposta por Piaget. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
	2.
	Além da contribuição da Pedagogia de Projetos para os professores, as crianças e o grupo, esta proposta de trabalho também possui grande dimensão social, aproximando positivamente a família e a comunidade da escola e vice-versa. Nessa Pedagogia, pensa-se a escola como uma comunidade educativa que amplia as fronteiras sociais. Descreva cinco contribuições da Pedagogia de Projetos para a família e para a comunidade. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
Respostas:
1 - Piaget defende que a criança deva ser levada a refletir sobre o conhecimento que já tem na elaboração de um novo conhecimento.
- Ele sugere que a criança argumente a respeito de um novo conceito ou conteúdo e não o aceite sem questionar.
- Para ele, o professor deve avaliar o desenvolvimento da criança, para perceber em que fase ela se encontra e o que aquele novo conteúdo acrescentará a ela.
- O professor deve propor desafios para que as crianças possam refletir na hora de resolver, a partir desconhecimentos que possui.
- O professor deve aproveitar os conhecimentos prévios dos alunos e ampliá-los, desenvolvendo a inteligência.
2 - Os projetos possibilitam que toda a comunidade escolar troque informações e formule perguntas; eles possibilitam também que a instituição seja vista pelas famílias e pela comunidade como um espaço aberto, no qual uns podem ensinar e aprender com os outros; 
Além disso, as parcerias entre as famílias, a comunidade e a escola se intensificam, partilhando materiais, experiências e saberes; 
E a comunidade e as famílias podem participar de momentos de integração, com ações voltadas aos projetos desenvolvidos, sentindo-se parte integrante daquele contexto de aprendizagens.Parte inferior do formulário

Outros materiais