Buscar

Exercício - Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO – AULA 1 – EPIDEMIOLOGIA: CONCEITOS BÁSICOS
David Júnio De Oliveira Pôppe
1 – Apresente uma definição de Epidemiologia. Qual é a premissa básica da Epidemiologia?
É a ciência que estuda o processo saúde-doença na sociedade, analisando a distribuição populacional e os fatores determinantes das doenças, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração, e avaliação das ações. A epidemiologia tem como premissa básica o entendimento dos eventos relacionados à saúde, produzindo conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo.
2 – Fale, resumidamente, sobre os principais objetivos da Epidemiologia e apresente suas aplicações para o Novo Coronavírus (COVID-19).
· Descrever a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde das populações humanas – O Novo Coronavírus está distribuído por todos os continentes totalizando 26.171.112 casos e 865.154 mortes. 
· Proporcionar dados essenciais, a fim de estabelecer o planejamento, a execução e a avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como estabelecer prioridades – Os sintomas do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca, alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. A transmissão ocorre geralmente por toque do aperto de mão contaminadas, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar e uma em cada seis pessoas infectadas por COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode pegar a COVID-19 e ficar gravemente doente.
· Identificar fatores etiológicos - novo Coronavírus (SARS-CoV-2)
2.1– Fale sobre a relação entre Epidemiologia e Prevenção.
A prevenção em saúde é baseada nas ações antecipadas e nas intervenções, a fim de evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações. A prevenção de enfermidades reduz o risco de um indivíduo adquirir uma doença específica. Dessa forma, a base do discurso preventivo é o conhecimento epidemiológico, o qual seu objetivo é controlar a transmissão de doenças infecciosas e a reduzir o risco de doenças degenerativas ou outros agravos específicos por meio da divulgação de informações científicas (boletins epidemiológicos), elaborando assim recomendações de mudanças de hábitos.
2.2 – Fale sobre a Epidemiologia e a Prática Clínica.
A clínica e a epidemiologia se interagem como fontes de problemas científicos, de modelos explicativos e de hipóteses de pesquisa. Além disso, os instrumentos de investigação epidemiológica são construídos a partir de padrões oriundos da observação clínica. Ao mesmo tempo, a validade e a confiabilidade dos procedimentos diagnósticos da clínica têm sido testadas por meio da metodologia epidemiológica. Desenhos de pesquisa originalmente desenvolvidos para a investigação clínica vêm sendo aperfeiçoados, cada vez mais, pela epidemiologia, no momento em que são ampliados e aplicados na população.
2.3 – Fale sobre as etapas do raciocínio epidemiológico para o combate a pandemia.
· Planejamento do trabalho de campo: conhecer possíveis causas e fatores envolvidos ou situações semelhantes ocorridas anteriormente. Deve-se preparar os materiais e equipamentos necessários à investigação, tais como: formulários/questionários, definir a equipe, organizar infraestrutura para investigação e contatar os laboratórios de referência.
· Elaborar um roteiro de investigação da pandemia: confirmar o diagnóstico da doença, confirmar a existência da pandemia (mudanças na nomenclatura, melhoria no sistema de notificação, variação sazonal, implantação ou implementação de programa de saúde que resulte no aumento da detecção de casos), caracterizar a pandemia (relativas ao tempo, lugar e pessoas), formular hipóteses preliminares (avaliação das hipóteses), analisar dados parciais, realizar busca ativa de casos (objetivando reconhecer e proceder a investigação de casos similares no espaço geográfico onde haja suspeita da existência de contatos e/ou fonte de contágio ativa), buscar dados adicionais, analisar dados finais, estabelecer medidas de controle, elaborar um relatório final e divulgar (boletins epidemiológicos).

Outros materiais

Outros materiais