Buscar

AP1 PCA liderança 1(1) 2

Prévia do material em texto

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD)
Tema: Liderança
APLICAÇÃO PRÁTICA AP1
Turma: CIG012-63/64/65_20202_01: PROJETO CURRICULAR ARTICULADOR
Professor: Enoque Teixeira Abreu
Semestre: 2020/2
Aluno(a):
Faça a leitura do seguinte texto:
Exercer liderança e poder é uma característica que poucas pessoas conseguem. E são muitos os fatores que contribuem para isso, mas todos estão ligados a um único ponto em comum: saber se comunicar. Esse ponto em comum é tão relevante que você pode conseguir exercer liderança e poder sobre uma grande quantidade de pessoas até mesmo para os motivos mais moralmente questionáveis do mundo.
E não tem como falar sobre isso sem citar um dos grandes comunicadores da história: Adolf Hilter. Isso mesmo! Aquele mesmo ditador responsável por matar milhares de pessoas e construir um dos regimes mais cruéis da história também tinha um grande poder de comunicação.
Hitler era um grande orador. Passava horas e mais horas treinando seus discursos. Ele sabia exatamente onde colocar cada uma das vírgulas, qual gesto deveria fazer em determinado momento e ocupava o seu pouco espaço de palco como ninguém. Se assistir os vídeos de seus discursos, mesmo que não entenda nada de alemão como eu, poderá perceber que cada sílaba é treinada à exaustão. É possível notar muitos gatilhos mentais, por exemplo, em seu discurso. E foi exatamente por isso que ele conseguiu que a Alemanha se unisse em torno de um regime extremamente opressor: seu poder de comunicação.
E como se os seus discursos não fossem o suficientemente fortes para mover multidões, ele continha uma máquina de propaganda comandada por um de seus maiores aliados, Joseph Goebbels. Essa e tantas outras histórias mostram que a comunicação é o grande alicerce da liderança e poder, mesmo que sejam voltados para causas cruéis.
 
Ainda sobre liderança, segundo Napoleon Hill, estes são os segredos da liderança:
 
Coragem inabalável: Baseia-se no conhecimento de si mesmo e da
própria ocupação. Nenhum seguidor deseja ser dominado por um líder que não têm autoconfiança e coragem. Nenhum seguidor inteligente será
dominado por muito tempo, por tal líder.
Autocontrole: O homem que não pode controlar a si mesmo, não poderá
nunca controlar os outros. O autocontrole estabelece um poderoso exemplo para os seguidores, que será imitado pelos seguidores mais inteligentes.
Agudo senso de justiça: Sem um senso de justiça e equidade, nenhum líder pode obter e manter o respeito de seus seguidores.
Decisão definida: O homem que hesita em suas decisões mostra que não se sente seguro de si, não poderá liderar outros, com sucesso.
Planos definidos: O líder bem sucedido deve planejar seu trabalho e trabalhar seu plano. O líder que age por adivinhação sem planos práticos, definidos, é comparável ao navio sem leme. Cedo ou tarde, acabara de encontro aos rochedos.
O hábito de lazer mais do que aquilo porque se foi pago: Uma das penalidades da liderança é a necessidade por parte do líder, de querer fazer mais do que exige de seus seguidores.
Personalidade agradável: Nenhuma pessoa relaxada, descuidada pode tomar-se líder de sucesso. A liderança exige respeito. Os seguidores não respeitarão o líder que não tenha as características de uma personalidade agradável.
Simpatia e compreensivo: O líder de sucesso deve ser simpático aos seguidores. Além disso, deve entendê-los e os seus problemas.
Domínio do pormenor: Liderança de sucesso exige domínio dos pormenores da posição de líder.
Disposição para assumir inteira responsabilidade: O líder de sucesso deve estar disposto a assumir a responsabilidade dos erros. E fraquezas de seus seguidores. Se tentar se livrar dessa responsabilidade não permanecerá o líder. Se um de seus seguidores comete um erro e se mostra incompetente, o líder deve considerar que foi ele quem falhou.
Cooperação: O líder de sucesso deve compreender e aplicar o princípio do esforço cooperativo e ser capaz de induzir seus seguidores a fazer o mesmo. Liderança exige poder e poder exige cooperação.
Transcrito do livro Pense e Enriqueça de Napoleon Hill, escrito em 1937.
 
Ainda sobre liderança Chiavenato, conceitua da seguinte forma; a liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação, e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos. (Chiavenato 2005)
Questões a serem resolvidas:
Questão 1: Quando o assunto é liderança muitos personagens vem a nossa cabeça. Com isso aponte o líder que mais chamou a sua atenção positivamente ou negativamente, no passado ou no presente. Quais as suas maiores qualidades? E os seus defeitos? E o porquê de sua escolha. (resposta com no mínimo de dez linhas)
Questão 2: Um líder nasce pronto? Como se constrói um líder? A liderança é inerente ao indivíduo ou é possível treinar alguém para se tornar um líder? (resposta com no mínimo de dez linhas)
 
Questão 3: Todos os segredos apresentados acima por Napoleon Hill devem ser levados em consideração no exercício da liderança. Escolha o mais importante e diga o motivo de sua escolha, aprofundando ainda mais tema proposto pelo autor. (resposta com no mínimo de dez linhas)
 
Questão 4: A influência que o líder tem sobre outras pessoas depende de sua posição, de seus recursos, ou de algum tipo de carisma pessoal? (resposta com no mínimo de dez linhas)
Orientações
Esta Atividade deverá ser realizada e entregue dentro no AVA do prazo estabelecido, conforme calendário acadêmico, valerá até 10,0 (pontos), com peso 2, e irá compor a sua nota final, sendo a primeira atividade avaliativa de um total de três. 
A produção textual copiada dos meios digitais ou impressos será considerada “Plágio”, LOGO, O ALUNO FICARÁ COM ZERO.
	Critérios de avaliação
	Indicadores
	Pontuação
	Coerência da resposta ao enunciado proposto
	4
	Capacidade argumentativa e clareza na exposição das ideias e conceitos
	3
	Correção gramatical
	2
	Utilização das normas da ABNT na formatação, citações e referências
	1
Att,
Prof. Enoque Teixeira Abreu

Continue navegando