Buscar

Avaliação final objetiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512279) ( peso.:3,00)
	Prova:
	20481677
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Vygotsky e Piaget contribuíram historicamente com os estudos da inteligência na psicologia. Outros pesquisadores da área, como Galton, Catell e Binet, também deram importantes contribuições através de suas pesquisas. Para Binet, as diferenças individuais no âmbito intelectual são processos complexos, e a inteligência:
	 a)
	Apresenta um grau de desenvolvimento limitado, que é determinado nos primeiros anos de vida da criança.
	 b)
	Pode ser mensurada somente através da análise do raciocínio verbal, pois está relacionada à fala do indivíduo.
	 c)
	Está localizada em uma área específica do cérebro, tornando impossível a realização de outras pesquisas.
	 d)
	Consta em um conjunto de capacidades e habilidades que podem ser estudadas separadamente.
	2.
	Jean Piaget foi um dos grandes pensadores que contribuíram para o estudo do desenvolvimento da cognição, sendo que suas contribuições dão suporte para estudos atualmente. Diante disso, o que este estudioso procurou investigar?
	 a)
	A forma como mecanismo de adaptação do indivíduo a novas situações que se desenvolve.
	 b)
	A construção das estruturas psíquicas chamadas Id, Ego e Superego.
	 c)
	Os professores diante da psicose maníaco depressiva infantil e suas morbidades.
	 d)
	As reações de estímulo-resposta que possibilitam o condicionamento.
	3.
	O professor ocupa um lugar de grande importância. No que condiz a orientar vivências, é um elemento crítico e questionador de valores. O professor, ao estimular os alunos, no que tange ao desenvolvimento do espírito crítico, pode aproveitar fatos e informações importantes que visem auxiliar a criança e o adolescente a estruturar sua personalidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A aprendizagem propiciada pelo ambiente familiar e social é seletiva, ao passo que a da escola visa a determinados tipos de aprendizagem, que inexistem na comunidade.
	 b)
	O professor, antes de qualquer coisa, é uma pessoa de influência sobre outra pessoa, num relacionamento profundo, de compreensão, aceitação e mútuo respeito, levando sempre em conta a liberdade interior e a personalidade do outro.
	 c)
	O papel do professor é prioritariamente afetivo. É a família quem deve propiciar um ambiente que estimule a atividade reflexiva para a criança, já que é competência do professor ensinar os conteúdos para os alunos e atender a suas demandas emocionais.
	 d)
	O professor é a pessoa menos recomendada para transmitir seu conhecimento e suas ideias aos alunos. Cabe a ele prepará-los e incentivá-los à realização de atividades significativas ao mundo do trabalho.
	4.
	A dislalia consiste na má articulação dos fonemas, ou seja, referente à forma como estes sons são emitidos. Sua origem é de ordem orgânica e trata-se de falhas na articulação das palavras. Sobre as causas da dislalia, analise as seguintes opções:
I- Crianças que mamaram no peito por pouco tempo.
II- Uso prolongado de chupeta ou mamadeira.
III- Perda precoce da primeira dentição.
IV- Crianças com quadro de desnutrição.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I e III estão corretas.
	 d)
	As opções I e II estão corretas.
	5.
	Dislexia, disgrafia, discalculia e disortografia são algumas das dificuldades específicas de aprendizagem, caracterizadas por perturbação em um ou mais dos processos psicológicos básicos envolvidos na compreensão ou utilização da linguagem falada ou escrita, que pode manifestar-se por uma aptidão imperfeita de escutar, pensar, ler, escrever, soletrar ou fazer cálculos matemáticos. Especificamente, sobre a dislexia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aluno disléxico inverte a ordem das letras.
(    ) A leitura do disléxico é fluente, com ritmo e sem inversão de letras.
(    ) Algumas crianças com dislexia apresentam escrita invertida, chamada de escrita ao espelho.
(    ) Letras parecidas, como m e n, confundem o disléxico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Segundo a teoria de Piaget, a aprendizagem ocorre por um processo contínuo de construção de estruturas, obedecendo a uma sequência que pode ser observada na progressão dos períodos cognitivos, os quais são delimitados pelas capacidades mais recentemente construídas, tornando-se cada vez mais complexos em relação aos outros. Sobre a teoria da aprendizagem, analise as sentenças a seguir:
I- Pode-se definir que o desenvolvimento cognitivo não é apenas o resultado de um processo de maturação, nem é unicamente um produto das influências do meio.
II- Todos passam por todas essas fases ou períodos, em sequência, porém o início e o término de cada uma delas depende das características biológicas do indivíduo, como de fatores educacionais e sociais.
III- São caracterizados por alguns modos de pensar e agir da criança sobre o mundo.
IV- O papel do professor é ensinar os conteúdos, explorando-os ao máximo, para evitar que a criança acabe realizando descobertas sozinha e corra o risco de aprender de maneira incorreta.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	7.
	Lev Vygotsky foi um renomado cientista bielorrusso, que foi pioneiro no desenvolvimento de importantes trabalhos nas áreas da infância, aprendizagem e educação especial. É conhecido como um teórico sociointeracionista, pois considera:
	 a)
	Insuficientes as contribuições do social na construção da personalidade e cognição do indivíduo.
	 b)
	Que todos passam pelos mesmos processos de construção psíquica e apresentam as mesmas reações.
	 c)
	O indivíduo incapaz de interagir com outros que sejam diferentes da sua sociedade de origem.
	 d)
	Que o ser humano é constituído a partir das suas relações sociais em um contexto histórico-cultural.
	8.
	A contribuição da Psicologia da Educação abrange dois aspectos fundamentais, conforme descreve Piletti (1986):
- Compreensão do aluno: compreensão de suas necessidades, suas características individuais e seu desenvolvimento, nos aspectos: físico, emocional, intelectual e social. O aluno não é um ser ideal, abstrato. É uma pessoa concreta, com qualidades e preocupações.
- Compreensão do processo de ensino-aprendizagem: para o professor, não é suficiente conhecer o aluno. É necessário que ele saiba como funciona o processo de aprendizagem, quais os fatores que facilitam ou prejudicam a aprendizagem, como o aluno pode aprender de maneira mais eficiente, além de outros aspectos ligados à situação de aprendizagem, envolvendo o aluno, o professor e a sala de aula.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Desta forma, a psicologia da educação estabelece um conjunto de relações estáveis entre sujeito e objeto. A ação do sujeito, estruturada por dados internos e externos, constitui e determina o motivo da observação.
PORQUE
II- O estudo do homem se viabiliza quando consideramos a mediação recíproca entre sujeito e objeto, isto é, quando consideramos estes aspectos em interação constante.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PILETTI, Nelson. Psicologia educacional. São Paulo: Ática, 1994.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e se complementam.9.
	A palavra psicopedagogia reúne em uma única palavra duas grandes áreas de atuação: psico (psicologia) e a pedagogia. Até muito recentemente, a psicopedagogia era uma especialização para psicólogos e pedagogos para a atuação clínica e escolar em questões de dificuldades ligadas à educação. Assim, avaliar o problema, a dificuldade de aprendizagem através das técnicas específicas da área e para trabalhar para que o problema seja superado, interpretando o processo de aprendizagem, verificando o que está por trás da linguagem, da organização do universo de significações, de representações, de desejo, daquele que não aprende" é tarefa do:
	 a)
	Psicólogo.
	 b)
	Professor.
	 c)
	Psicólogo escolar.
	 d)
	Psicopedagogo.
	10.
	Atualmente, na sociedade em que vivemos, muitos adolescentes enfrentam conflitos inerentes à escolha profissional. Trata-se de um momento muito importante e complexo. Além destes sentimentos, somam-se outros aspectos. Assinale a alternativa CORRETA referente aos comportamentos desse adolescentes:
	 a)
	Mudanças físicas e na identidade.
	 b)
	Separação, em sua totalidade, da fantasia e da realidade.
	 c)
	Marcado por sentimentos comuns ao processo decisório de seleção de uma profissão.
	 d)
	Percepção totalmente realista de suas próprias características.
	11.
	(ENADE, 2005) Após discussão pela disputa de um brinquedo, uma das crianças fica quieta, senta-se próximo à casinha de bonecas e chora. A professora a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a acompanha para que tome um copo d'água e lave o rosto, a fim de retomarem as atividades, incentivando-a a participar. A professora de Educação Infantil, que considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança, entende o choro como manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que:
	 a)
	Provocam a agressividade entre as crianças e, portanto, devem ser impedidas.
	 b)
	Exigem a intervenção do professor para acalmar a ansiedade da criança.
	 c)
	Fazem sofrer e, por isso, devem ser evitadas ou reduzidas nas situações escolares.
	 d)
	Necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
	12.
	(ENADE, 2015) Em determinado estudo, crianças observavam figuras de asas de borboleta e eram instruídas a emparelhá-las com outras parecidas, em uma amostra maior. O pareamento devia ser feito com base nos padrões das asas. A princípio, as crianças acharam esta tarefa muito difícil e intrigante porque tiveram dificuldade em separar o padrão e as cores das asas. Em seguida, rótulos (palavras para pontos e listas) descrevendo os diferentes padrões foram fornecidos a um grupo experimental, enquanto um grupo controle não recebeu quaisquer rótulos (palavras para pontos e listas) descrevendo os diferentes padrões. Com a aprendizagem dos rótulos, as crianças do grupo experimental melhoraram consideravelmente seu desempenho no pareamento. Até mesmo os membros mais jovens do grupo experimental se saíram melhor do que as crianças mais velhas do grupo controle. A situação apresentada descreve um experimento sobre o processo da linguagem. Com base na situação exposta e nos fundamentos teóricos da Psicologia sobre o processo da linguagem e funções mentais, analise as sentenças a seguir:
I- A linguagem é necessária à memória e à solução de problemas.
II- A formulação de regras verbais ajuda a orientar o desempenho no raciocínio e na solução de problemas.
III- A mediação verbal (atribuição de rótulos) aprimora a habilidade para lembrar de objetos e eventos.
IV- Crianças mais jovens aprendem mais rápido que crianças mais velhas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MUSSEN, P.H.; CONGER, J.; KAGAN, J. Desenvolvimento da personalidade da criança. São Paulo: Editora Harper, 1977.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina