Logo Passei Direto
Buscar

AOL5 Administração da Produção - 20202 B

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O planejamento de vendas e operações é um processo que ajuda a proporcionar um atendimento melhor ao cliente, reduzir o estoque, diminuir o tempo de espera do cliente, estabilizar as taxas de produção e dar à direção uma condução aos negócios.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
A ideia do processo de planejamento de vendas e operações é alinhar o plano operacional como plano de negócios.
O processo de planejamento de vendas e operações e projetado para ajudar uma empresa a ter a demanda e o fornecimento em equilíbrio, mantendo-os assim ao longo do tempo.
O processo de planejamento de vendas e operações consiste em uma série de reuniões que termina com uma reunião de alto nível em que são tomadas as principais decisões de longo prazo. (Está incorreta porque são tomadas as principais decisões de médio prazo.
O processo de planejamento de vendas e operações se baseia no trabalho em equipe entre as vendas, as operações, as finanças, e o desenvolvimento do produto.
Dentro do planejamento de vendas e operações, o marketing desenvolve um plano de vendas que se estende pelos próximos 3 a 18 meses.

O planejamento e o controle da produção existem para que possamos atender demandas, conciliando as necessidades de mercado com os recursos produtivos.
Sobre as dimensões de planejamento e controle de produção, assinale a alternativa incorreta.
A produção puxada ocorre com base em previsões de demanda e, ao final, havendo a formação de estoque de produtos acabados, procura-se vendê-los.
Demanda independente é aquela que depende exclusivamente do mercado e dos consumidores, ou seja, não depende de qualquer outro item, ainda que seja afetada por percepções, situação econômica, moda, etc.
Na modalidade de produção empurrada temos MTS (do inglês make to stock: produzir para estoque) e, como o regime é sempre o de empurrar, há normalmente formação de estoques intermediários.
Na modalidade ATO (do inglês assemble to order: montar conforme pedido), em que os materiais são “empurrados”, mas não o produto final, ou seja, temos tudo o que é necessário para concluir o produto final, mas só o fazemos quando há um pedido do cliente.
Demanda dependente é aquela em que a demanda depende de outros itens.

A produção ______________, na qual a demanda é que comanda os passos e o ritmo da produção. Neste caso, em que temos a modalidade _____________, adquirem -se os insumos, produz-se e entregam-se os produtos somente a partir dos pedidos feitos pelos clientes.
puxada; ATO (do inglês assemble to order: montar conforme pedido).
empurrada; MTO (do inglês make to order: produzir conforme pedido).
empurrada; ATO (do inglês assemble to order: montar conforme pedido).
puxada; MTO (do inglês make to order: produzir conforme pedido).
empurrada; MTS (do inglês make to stock: produzir para estoque).

O objetivo e as tarefas do gerenciamento da capacidade variam dependendo do equilíbrio entre a variação previsível e a imprevisível. A natureza do gerenciamento da capacidade depende da combinação de demandas previsíveis e imprevisíveis com a variação da capacidade.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
Quando a variação previsível é alta e a variação imprevisível é alta, o objetivo é ajustar a capacidade planejada o mais eficientemente possível e melhorar a capacidade de ajustes rápidos futuros.
Quando a variação previsível é alta e a variação imprevisível é baixa, o objetivo é ajustar a capacidade planejada com o máximo de eficiência possível.
Quando a variação previsível é baixa e variação imprevisível é baixa, o objetivo é ajustar a capacidade o mais rápido possível.
Quando a variação previsível é baixa e a variação imprevisível é baixa, a tarefa de gerenciamento da capacidade é pesquisar formas de fornecer capacidade fixa eficaz.
Quando a variação previsível é baixa e a variação imprevisível é alta, tarefas de gerenciamento da capacidade são: identificar fontes de capacidade extra e/ou uso para capacidade excedente e investigar formas de ajustar a capacidade e/ou usos da capacidade rapidamente.

O gerenciamento da capacidade é a atividade que lida com o descompasso entre a demanda sobre uma operação e sua habilidade para suprir.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
A capacidade depende do mix de produto/serviço, do período de tempo em que a produção é requerida e da especificação do produto ou do serviço.
A decisão do gerenciamento da capacidade deve refletir as variações previsíveis e imprevisíveis na capacidade e na demanda.
Alguma redução na capacidade pode ser o resultado de menos eventos previsíveis. Por exemplo, faltas ao trabalho, problemas de qualidade, atrasos na entrega dos produtos e serviços comprados e paradas de máquina ou do sistema podem reduzir a capacidade.
Quanto maior o conhecimento do mercado da operação, mais o gerenciamento da capacidade focará no descompasso imprevisível entre capacidade e demanda.
O melhor conhecimento do mercado de suprimentos e da demanda pode tornar o gerenciamento da capacidade mais fácil.

Quatro custos são relevantes para o plano agregado de produção. Assinale a alternativa que corresponde aos custos que estão envolvidos na admissão, treinamento e demissão de pessoal.
Custos dos pedidos em atraso.
Custos de armazenagem.
Custos de manutenção de estoques.
Custos básicos da produção.
Custos associados com as mudanças na taxa de produção.

Sobre os projetos ergonômicos em sistemas de produção no que tange ao ruído, temperatura e vibração.
Assinale a alternativa incorreta.
Temperaturas extremas podem causar desconforto, perda de atenção e mesmo acidentes, sendo importante a utilização de sistemas de regulação da temperatura no ambiente de trabalho.
A temperatura depende da percepção de cada pessoa, bem como o tipo de trabalho sendo executado: trabalhos mais leves requerem uma temperatura mais baixa, enquanto trabalhos mais pesados demandam uma temperatura mais alta.
Ruídos intermitentes e imprevisíveis são mais perturbadores, bem como sons mais agudos, podendo afetar a qualidade do trabalho.
As vibrações afetam seriamente a percepção visual e desempenho psico-motor e musculatura, com efeito menor nos sistemas circulatório, respiratório e nervoso, gerando reclamações de dores no peito e costas, tensão muscular, dores de cabeça, perturbações da visão, dor na garganta, perturbação da fala, irritação nos intestinos e bexiga.
A exposição ao ruído tem pouco efeito no trabalho manual, mas a concentração mental, o pensamento e a reflexão são mais difíceis em um ambiente ruidoso do que em um ambiente silencioso.

Sobre os incrementos de capacidade, assinale a alternativa correta:
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena escala (incrementos menores, e menos freqüentes) ou de média/alta escala (grandes saltos na capacidade).
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena/média escala (incrementos maiores, porém menos freqüentes) ou de alta escala (grandes saltos na capacidade).
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena/média escala (incrementos menores, porém mais freqüentes) ou de alta escala (grandes saltos na capacidade).
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena escala (incrementos menores, porém mais freqüentes) ou de média/alta escala (grandes saltos na capacidade).
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena escala (incrementos maiores, porém menos freqüentes) ou de média/alta escala (grandes saltos na capacidade).

As recomendações ergonômicas para dimensionamento dos locais de trabalho são baseadas nas medidas antropométricas, e nos aspectos fisiológicos do trabalho.
Sobre os projetos ergonômicos em sistemas de produção, assinale a alternativa incorreta.
A altura das mesas de trabalho para os trabalhos manuais em pé recomendadas são de 50 a 100 mm abaixo da altura dos cotovelos, enquanto para o trabalho sentado, a superfície de trabalho deve ser elevada até que o trabalhador possa ver claramente o seu objeto de trabalho, sem forçar demasiadamente a curvatura das costas.
Uma inclinação acentuada do tronco para frente com os braços apoiados na mesa é uma postura que minimiza o cansaço.
O manuseio de cargas (levantar, abaixar, empurrar, puxar, carregar, segurar e arrastar) envolve bastante esforço estático e dinâmico, o que pode causar problemas musculares e, principalmente, danos à coluna.
Em relação a linha de visão, a partir da posição ereta da cabeça, a direção preferencial do olhar é para frente para alvos distantes e cada vez mais inclinada para baixo, para alvos próximos.
O espaço para alcance, pega e movimentação com mãos e braços é relevante para o projeto de controles, ferramentas, acessórios de diferentes tipos, e postos de trabalho: a adequação de tais distâncias e espaços evita o movimento excessivo do tronco, o que tornaria a operação menos precisa e com mais demanda energética.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O planejamento de vendas e operações é um processo que ajuda a proporcionar um atendimento melhor ao cliente, reduzir o estoque, diminuir o tempo de espera do cliente, estabilizar as taxas de produção e dar à direção uma condução aos negócios.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
A ideia do processo de planejamento de vendas e operações é alinhar o plano operacional como plano de negócios.
O processo de planejamento de vendas e operações e projetado para ajudar uma empresa a ter a demanda e o fornecimento em equilíbrio, mantendo-os assim ao longo do tempo.
O processo de planejamento de vendas e operações consiste em uma série de reuniões que termina com uma reunião de alto nível em que são tomadas as principais decisões de longo prazo. (Está incorreta porque são tomadas as principais decisões de médio prazo.
O processo de planejamento de vendas e operações se baseia no trabalho em equipe entre as vendas, as operações, as finanças, e o desenvolvimento do produto.
Dentro do planejamento de vendas e operações, o marketing desenvolve um plano de vendas que se estende pelos próximos 3 a 18 meses.

O planejamento e o controle da produção existem para que possamos atender demandas, conciliando as necessidades de mercado com os recursos produtivos.
Sobre as dimensões de planejamento e controle de produção, assinale a alternativa incorreta.
A produção puxada ocorre com base em previsões de demanda e, ao final, havendo a formação de estoque de produtos acabados, procura-se vendê-los.
Demanda independente é aquela que depende exclusivamente do mercado e dos consumidores, ou seja, não depende de qualquer outro item, ainda que seja afetada por percepções, situação econômica, moda, etc.
Na modalidade de produção empurrada temos MTS (do inglês make to stock: produzir para estoque) e, como o regime é sempre o de empurrar, há normalmente formação de estoques intermediários.
Na modalidade ATO (do inglês assemble to order: montar conforme pedido), em que os materiais são “empurrados”, mas não o produto final, ou seja, temos tudo o que é necessário para concluir o produto final, mas só o fazemos quando há um pedido do cliente.
Demanda dependente é aquela em que a demanda depende de outros itens.

A produção ______________, na qual a demanda é que comanda os passos e o ritmo da produção. Neste caso, em que temos a modalidade _____________, adquirem -se os insumos, produz-se e entregam-se os produtos somente a partir dos pedidos feitos pelos clientes.
puxada; ATO (do inglês assemble to order: montar conforme pedido).
empurrada; MTO (do inglês make to order: produzir conforme pedido).
empurrada; ATO (do inglês assemble to order: montar conforme pedido).
puxada; MTO (do inglês make to order: produzir conforme pedido).
empurrada; MTS (do inglês make to stock: produzir para estoque).

O objetivo e as tarefas do gerenciamento da capacidade variam dependendo do equilíbrio entre a variação previsível e a imprevisível. A natureza do gerenciamento da capacidade depende da combinação de demandas previsíveis e imprevisíveis com a variação da capacidade.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
Quando a variação previsível é alta e a variação imprevisível é alta, o objetivo é ajustar a capacidade planejada o mais eficientemente possível e melhorar a capacidade de ajustes rápidos futuros.
Quando a variação previsível é alta e a variação imprevisível é baixa, o objetivo é ajustar a capacidade planejada com o máximo de eficiência possível.
Quando a variação previsível é baixa e variação imprevisível é baixa, o objetivo é ajustar a capacidade o mais rápido possível.
Quando a variação previsível é baixa e a variação imprevisível é baixa, a tarefa de gerenciamento da capacidade é pesquisar formas de fornecer capacidade fixa eficaz.
Quando a variação previsível é baixa e a variação imprevisível é alta, tarefas de gerenciamento da capacidade são: identificar fontes de capacidade extra e/ou uso para capacidade excedente e investigar formas de ajustar a capacidade e/ou usos da capacidade rapidamente.

O gerenciamento da capacidade é a atividade que lida com o descompasso entre a demanda sobre uma operação e sua habilidade para suprir.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
A capacidade depende do mix de produto/serviço, do período de tempo em que a produção é requerida e da especificação do produto ou do serviço.
A decisão do gerenciamento da capacidade deve refletir as variações previsíveis e imprevisíveis na capacidade e na demanda.
Alguma redução na capacidade pode ser o resultado de menos eventos previsíveis. Por exemplo, faltas ao trabalho, problemas de qualidade, atrasos na entrega dos produtos e serviços comprados e paradas de máquina ou do sistema podem reduzir a capacidade.
Quanto maior o conhecimento do mercado da operação, mais o gerenciamento da capacidade focará no descompasso imprevisível entre capacidade e demanda.
O melhor conhecimento do mercado de suprimentos e da demanda pode tornar o gerenciamento da capacidade mais fácil.

Quatro custos são relevantes para o plano agregado de produção. Assinale a alternativa que corresponde aos custos que estão envolvidos na admissão, treinamento e demissão de pessoal.
Custos dos pedidos em atraso.
Custos de armazenagem.
Custos de manutenção de estoques.
Custos básicos da produção.
Custos associados com as mudanças na taxa de produção.

Sobre os projetos ergonômicos em sistemas de produção no que tange ao ruído, temperatura e vibração.
Assinale a alternativa incorreta.
Temperaturas extremas podem causar desconforto, perda de atenção e mesmo acidentes, sendo importante a utilização de sistemas de regulação da temperatura no ambiente de trabalho.
A temperatura depende da percepção de cada pessoa, bem como o tipo de trabalho sendo executado: trabalhos mais leves requerem uma temperatura mais baixa, enquanto trabalhos mais pesados demandam uma temperatura mais alta.
Ruídos intermitentes e imprevisíveis são mais perturbadores, bem como sons mais agudos, podendo afetar a qualidade do trabalho.
As vibrações afetam seriamente a percepção visual e desempenho psico-motor e musculatura, com efeito menor nos sistemas circulatório, respiratório e nervoso, gerando reclamações de dores no peito e costas, tensão muscular, dores de cabeça, perturbações da visão, dor na garganta, perturbação da fala, irritação nos intestinos e bexiga.
A exposição ao ruído tem pouco efeito no trabalho manual, mas a concentração mental, o pensamento e a reflexão são mais difíceis em um ambiente ruidoso do que em um ambiente silencioso.

Sobre os incrementos de capacidade, assinale a alternativa correta:
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena escala (incrementos menores, e menos freqüentes) ou de média/alta escala (grandes saltos na capacidade).
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena/média escala (incrementos maiores, porém menos freqüentes) ou de alta escala (grandes saltos na capacidade).
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena/média escala (incrementos menores, porém mais freqüentes) ou de alta escala (grandes saltos na capacidade).
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena escala (incrementos menores, porém mais freqüentes) ou de média/alta escala (grandes saltos na capacidade).
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena escala (incrementos maiores, porém menos freqüentes) ou de média/alta escala (grandes saltos na capacidade).

As recomendações ergonômicas para dimensionamento dos locais de trabalho são baseadas nas medidas antropométricas, e nos aspectos fisiológicos do trabalho.
Sobre os projetos ergonômicos em sistemas de produção, assinale a alternativa incorreta.
A altura das mesas de trabalho para os trabalhos manuais em pé recomendadas são de 50 a 100 mm abaixo da altura dos cotovelos, enquanto para o trabalho sentado, a superfície de trabalho deve ser elevada até que o trabalhador possa ver claramente o seu objeto de trabalho, sem forçar demasiadamente a curvatura das costas.
Uma inclinação acentuada do tronco para frente com os braços apoiados na mesa é uma postura que minimiza o cansaço.
O manuseio de cargas (levantar, abaixar, empurrar, puxar, carregar, segurar e arrastar) envolve bastante esforço estático e dinâmico, o que pode causar problemas musculares e, principalmente, danos à coluna.
Em relação a linha de visão, a partir da posição ereta da cabeça, a direção preferencial do olhar é para frente para alvos distantes e cada vez mais inclinada para baixo, para alvos próximos.
O espaço para alcance, pega e movimentação com mãos e braços é relevante para o projeto de controles, ferramentas, acessórios de diferentes tipos, e postos de trabalho: a adequação de tais distâncias e espaços evita o movimento excessivo do tronco, o que tornaria a operação menos precisa e com mais demanda energética.

Prévia do material em texto

Administração da Produção - 20202.B
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário
Patrick Vittorino Demolon
Nota finalEnviado: 16/11/20 21:45 (AMT)
9/10
1. Pergunta 1
/1
O planejamento de vendas e operações é um processo que ajuda a proporcionar um atendimento melhor ao cliente, reduzir o estoque, diminuir o tempo de espera do cliente, estabilizar as taxas de produção e dar à direção uma condução aos negócios. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A ideia do processo de planejamento de vendas e operações é alinhar o plano operacional como plano de negócios.
Resposta correta
2. 
O processo de planejamento de vendas e operações e projetado para ajudar uma empresa a ter a demanda e o fornecimento em equilíbrio, mantendo-os assim ao longo do tempo.
3. 
O processo de planejamento de vendas e operações consiste em uma série de reuniões que termina com uma reunião de alto nível em que são tomadas as principais decisões de longo prazo. (Está incorreta porque são tomadas as principais decisões de médio prazo.
4. 
O processo de planejamento de vendas e operações se baseia no trabalho em equipe entre as vendas, as operações, as finanças, e o desenvolvimento do produto.
5. 
Dentro do planejamento de vendas e operações, o marketing desenvolve um plano de vendas que se estende pelos próximos 3 a 18 meses.
2. Pergunta 2
/1
Sobre o planejamento e controle da capacidade produtiva, assinale a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Capacidade produtiva da empresa pode ser entendida como a quantidade máxima que ela pode produzir (de produtos, exceto serviços) ao longo de determinado tempo.
Resposta correta
2. 
Uma maior capacidade produtiva traz vantagens como custos mais baixos devido ao ganho de escala, maior capacidade de participação de mercado e, conseqüentemente, de faturamento, etc.
3. 
O monitoramento e as decisões necessárias a adequar a capacidade no curto prazo exigem constante atenção e rápidas respostas dos gestores: ao invés de planos detalhados e investimentos, nesse caso não há tempo ou recursos disponíveis para fazer ajustes além da realocação de pessoal, horas-extras, etc.
4. 
Uma vez definida a capacidade produtiva e planejada sua implementação, é necessário monitorar e controlar o processo produtivo, ou seja, garantir que a mudança de capacidade atende às necessidades previstas e tomar decisões para contornar eventuais dificuldades que possam surgir.
5. 
Uma maior capacidade produtiva traz desvantagens como maior investimento inicial e custo total de operação, maiores custos fixos, maior risco de ociosidade e subutilização, inferindo maiores gastos, etc.
3. Pergunta 3
/1
O planejamento e o controle da produção existem para que possamos atender demandas, conciliando as necessidades de mercado com os recursos produtivos. Sobre as dimensões de planejamento e controle de produção, assinale a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A produção puxada ocorre com base em previsões de demanda e, ao final, havendo a formação de estoque de produtos acabados, procura-se vendê-los.
Resposta correta
2. 
Demanda independente é aquela que depende exclusivamente do mercado e dos consumidores, ou seja, não depende de qualquer outro item, ainda que seja afetada por percepções, situação econômica, moda, etc.
3. 
Na modalidade de produção empurrada temos MTS (do inglês make to stock: produzir para estoque) e, como o regime é sempre o de empurrar, há normalmente formação de estoques intermediários.
4. 
Na modalidade ATO (do inglês assemble to order: montar conforme pedido), em que os materiais são “empurrados”, mas não o produto final, ou seja, temos tudo o que é necessário para concluir o produto final, mas só o fazemos quando há um pedido do cliente.
5. 
Demanda dependente é aquela em que a demanda depende de outros itens.
4. Pergunta 4
/1
A produção ______________, na qual a demanda é que comanda os passos e o ritmo da produção. Neste caso, em que temos a modalidade _____________, adquirem-se os insumos, produz-se e entregam-se os produtos somente a partir dos pedidos feitos pelos clientes.
Ocultar opções de resposta 
1. 
puxada; ATO (do inglês assemble to order: montar conforme pedido).
2. 
empurrada; MTO (do inglês make to order: produzir conforme pedido).
3. 
empurrada; ATO (do inglês assemble to order: montar conforme pedido).
4. 
 puxada; MTO (do inglês make to order: produzir conforme pedido).
Resposta correta
5. 
empurrada; MTS (do inglês make to stock: produzir para estoque).
5. Pergunta 5
/1
O objetivo e as tarefas do gerenciamento da capacidade variam dependendo do equilíbrio entre a variação previsível e a imprevisível. A natureza do gerenciamento da capacidade depende da combinação de demandas previsíveis e imprevisíveis com a variação da capacidade. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Quando a variação previsível é alta e a variação imprevisível é alta, o objetivo é ajustar a capacidade planejada o mais eficientemente possível e melhorar a capacidade de ajustes rápidos futuros.
2. 
Quando a variação previsível é alta e a variação imprevisível é baixa, o objetivo é ajustar a capacidade planejada com o máximo de eficiência possível.
3. 
Quando a variação previsível é baixa e variação imprevisível é baixa, o objetivo é ajustar a capacidade o mais rápido possível.
Resposta correta
4. 
Quando a variação previsível é baixa e a variação imprevisível é baixa, a tarefa de gerenciamento da capacidade é pesquisar formas de fornecer capacidade fixa eficaz.
5. 
Quando a variação previsível é baixa e a variação imprevisível é alta, tarefas de gerenciamento da capacidade são: identificar fontes de capacidade extra e/ou uso para capacidade excedente e investigar formas de ajustar a capacidade e/ou usos da capacidade rapidamente.
6. Pergunta 6
/1
O gerenciamento da capacidade é a atividade que lida com o descompasso entre a demanda sobre uma operação e sua habilidade para suprir. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A capacidade depende do mix de produto/serviço, do período de tempo em que a produção é requerida e da especificação do produto ou do serviço.
2. 
A decisão do gerenciamento da capacidade deve refletir as variações previsíveis e imprevisíveis na capacidade e na demanda.
3. 
 Alguma redução na capacidade pode ser o resultado de menos eventos previsíveis. Por exemplo, faltas ao trabalho, problemas de qualidade, atrasos na entrega dos produtos e serviços comprados e paradas de máquina ou do sistema podem reduzir a capacidade.
4. 
Quanto maior o conhecimento do mercado da operação, mais o gerenciamento da capacidade focará no descompasso imprevisível entre capacidade e demanda.
Resposta correta
5. Incorreta: 
O melhor conhecimento do mercado de suprimentos e da demanda pode tornar o gerenciamento da capacidade mais fácil.
7. Pergunta 7
/1
Quatro custos são relevantes para o plano agregado de produção. Assinale a alternativa que corresponde aos custos que estão envolvidos na admissão, treinamento e demissão de pessoal.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Custos dos pedidos em atraso.
2. 
Custos de armazenagem.
3. 
Custos de manutenção de estoques.
4. 
Custos básicos da produção.
5. 
Custos associados com as mudanças na taxa de produção.
Resposta correta
8. Pergunta 8
/1
Sobre os projetos ergonômicos em sistemas de produção no que tange ao ruído, temperatura e vibração, assinale a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Temperaturas extremas podem causar desconforto, perda de atenção e mesmo acidentes, sendo importante a utilização de sistemas de regulação da temperatura no ambiente de trabalho.
2. 
A temperatura depende da percepção de cada pessoa, bem como o tipo de trabalho sendo executado: trabalhos mais leves requerem uma temperatura mais baixa, enquanto trabalhos mais pesados demandam uma temperatura mais alta.
3. 
Ruídos intermitentes e imprevisíveis são mais perturbadores, bem comosons mais agudos, podendo afetar a qualidade do trabalho.
4. 
As vibrações afetam seriamente a percepção visual e desempenho psico-motor e musculatura, com efeito menor nos sistemas circulatório, respiratório e nervoso, gerando reclamações de dores no peito e costas, tensão muscular, dores de cabeça, perturbações da visão, dor na garganta, perturbação da fala, irritação nos intestinos e bexiga.
Resposta correta
5. 
A exposição ao ruído tem pouco efeito no trabalho manual, mas a concentração mental, o pensamento e a reflexão são mais difíceis em um ambiente ruidoso do que em um ambiente silencioso.
9. Pergunta 9
/1
Sobre os incrementos de capacidade, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena escala (incrementos menores, e menos freqüentes) ou de média/alta escala (grandes saltos na capacidade).
2. 
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena/média escala (incrementos maiores, porém menos freqüentes) ou de alta escala (grandes saltos na capacidade).
3. 
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena/média escala (incrementos menores, porém mais freqüentes) ou de alta escala (grandes saltos na capacidade).
4. 
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena escala (incrementos menores, porém mais freqüentes) ou de média/alta escala (grandes saltos na capacidade).
Resposta correta
5. 
Os incrementos de capacidade podem ser de pequena escala (incrementos maiores, porém menos freqüentes) ou de média/alta escala (grandes saltos na capacidade).
10. Pergunta 10
/1
As recomendações ergonômicas para dimensionamento dos locais de trabalho são baseadas nas medidas antropométricas, e nos aspectos fisiológicos do trabalho. Sobre os projetos ergonômicos em sistemas de produção, assinale a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A altura das mesas de trabalho para os trabalhos manuais em pé recomendadas são de 50 a 100 mm abaixo da altura dos cotovelos, enquanto para o trabalho sentado, a superfície de trabalho deve ser elevada até que o trabalhador possa ver claramente o seu objeto de trabalho, sem forçar demasiadamente a curvatura das costas
2. 
Uma inclinação acentuada do tronco para frente com os braços apoiados na mesa é uma postura que minimiza o cansaço.
Resposta correta
3. 
O manuseio de cargas (levantar, abaixar, empurrar, puxar, carregar, segurar e arrastar) envolve bastante esforço estático e dinâmico, o que pode causar problemas musculares e, principalmente, danos à coluna.
4. 
Em relação a linha de visão, a partir da posição ereta da cabeça, a direção preferencial do olhar é para frente para alvos distantes e cada vez mais inclinada para baixo, para alvos próximos.
5. 
O espaço para alcance, pega e movimentação com mãos e braços é relevante para o projeto de controles, ferramentas, acessórios de diferentes tipos, e postos de trabalho: a adequação de tais distâncias e espaços evita o movimento excessivo do tronco, o que tornaria a operação menos precisa e com mais demanda energética.

Mais conteúdos dessa disciplina