Buscar

Didática e Seleção de Softwares Educativos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A didática durante certo tempo tinha o ensino como seu objeto de estudos, mas os teóricos, ao longo do tempo, perceberam através das práxis que não se poderia estudar só o processo de ensino sem levar em consideração a aprendizagem. Disserte sobre o conceito de Didática. ( * Máximo 4000 caracteres )
A didática, ou também chamada a “arte de ensinar”, é um setor da pedagogia e uma das principais matérias na formação de professores. Foi criada por Cormenius e tem como foco o ensino e a prática de técnicas e métodos que possibilitam ao aluno o aprendizado por meio de um professor.
Libâneo, a define como “teoria de ensino”, e segundo ele é uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através de seus componentes, os conteúdos escolares e o ensino e aprendizagem, para com o embasamento numa teoria da educação formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores. A didática deve aguçar o lado mais crítico dos professores em formação, para que possam analisar de forma clara a realidade de ensino na qual serão inseridos.
	2.
	Em parceria com o professor licenciado em informática que atua nos laboratórios de informática dentro das escolas, o professor regente é o responsável pela escolha dos melhores softwares educacionais para sua disciplina. Um determinado programa pode trazer melhores resultados para uma disciplina do que para outra, com isso, o professor de informática deverá partir de uma análise das necessidades e carências dos alunos de uma determinada turma, para melhor escolher a ferramenta de informática para facilitar a abstração do conteúdo escolar de determinada disciplina. Santos (2011) seleciona fatores de relevância que dizem respeito aos níveis de aprendizagem ou educacional que poderão nortear a atividade avaliativa do professor licenciado em informática durante a seleção de um software. Sendo assim, disserte sobre esses fatores de relevância.
FONTE: SANTOS, F. M. Avaliação de software educativo: reflexões para uma análise criteriosa. Rio de Janeiro: Educação Pública, 2011. ( * Máximo 4000 caracteres )
Sequencial: A preocupação é só transferir a informação. O objetivo do ensino é apresentar o conteúdo para o aluno e ele por sua vez deverá memorizá-la e repeti-la quando for solicitado. Esse nível de aprendizado leva a um aluno passivo. 
Relacional: Seu objetivo é a aquisição de determinadas habilidades, permiti ao aluno fazer relações com outras fontes de informação. A ênfase é dada ao aluno e a aprendizagem se processa somente com a interação do mesmo com a tecnologia. Esse nível de aprendizagem leva a um aluno isolado. 
Criativo: Associado à criação de novos esquemas mentais, possibilita a interação entre pessoas e tecnologias compartilhando objetivos comuns. Esse nível de aprendizado leva a um aluno participativo.
Conjugando a análise técnica com a pedagógica, o professor assegura que os softwares educativos que usará no processo de aprendizagem com os seus alunos potencializem seu aprendizado, ao ter clareza de quais dentre eles facilita a fixação de determinado conteúdo, mobiliza capacidades importantes, explora a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, dentre outros inúmeros critérios que podem ser devidamente avaliados antes de selecionar quaisquer materiais para fins educativos. O professor pode até mesmo formalizar essa avaliação criando uma ficha própria e depois submetê-la para um Repositório de objetos educativos, dos quais falamos na unidade passada, para que outros professores possam usufruir das suas análises, enriquecendo as múltiplas possibilidades de uso desses instrumentos pedagógicos.

Continue navegando