Buscar

trabalho estacio

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
BACHAREL EM TEOLOGIA
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS TEOLÓGICOS CEL1004
Valderlan Ribeiro M de Oliveira
Matricula: 202001511946
Rio de Janeiro
2020
Introdução
 A presente atividade prática como componente curricular (PCC), da disciplina de introdução aos estudos teológicos tem por objetivo compreender como a teologia cristã se apresenta no nosso cotidiano. Entendendo matrizes culturais e relacionar a questão do sagrado com o dia a dia, compreender a construção do humano e religioso sob a visão da contribuição da teologia e respeitando o que é sagrado ao próximo, pois o conceito de sagrado pode ser relativo.
Entre o sagrado e o humano 
O que é sagrado? Segundo o nosso dicionário, sagrado é relativo ou inerente a Deus, a uma divindade, à religião, ao culto ou aos ritos; sacro, santo. que recebeu a consagração e foi apresentado a deuses.
O homem, como ser inquieto e inacabado, está em constante procura por aquilo que não possui, tanto na dimensão material, humana, afetiva e profissional, quanto na espiritual. Nessa procura espiritual existe um padrão específico identificado muitas vezes, em peças de roupas, cortes de cabelos e um vocabulário próprio da religião. Também podemos atribuir ao sagrado lugares, templos e datas comemorativas.
O sagrado está no mundo e ao mesmo tempo se opõem ao mundo, uma pedra é e sempre será uma pedra mas quanto ao significado hierofânico ou dimensão simbólica será uma pedra especial, pois nela de alguma maneira se manifesta o sagrado nesta perspectiva a noção de sagrado, não depende a penas de uma experiencia subjetiva (sensações )mas também de um elemento objetivo a (pedra) que funciona como sinal de manifestação do sagrado MUTZ (2006).
O sagrado e a religião
A religião e o sagrado caminhão juntos, a religião ajuda na construção do caráter do indivíduo, seguindo os ritos de cada crença. Tais pessoas tendem a seguir os seus mandamentos, tentando tornar-se pessoas melhores e assim passando de geração a geração seus ensinamentos. Vale também salientar que esses religiosos não são obrigados a participar de tais cultos. 
Diante de uma sociedade laica e diversa, é fundamental o respeito as variadas manifestações, tendo em vista que, é na religião através de ritos que o sagrado se apresenta. Desde o princípio da vida o sagrado se manifesta através de animais, chuvas desenhos, entre outros. O sagrado ensina-nos a ter fé a acreditar que aquele tal objeto ou lugar sagrado vai ajudar-nos a passar por dificuldades.
Vários ritos são praticados para demostrar fé e religiosidade, um desses é a participação da santa ceia. Uma vez ao mês, evangélicos lembram a morte de jesus através de uma cerimônia que simboliza a morte de Jesus. Nesse rito o pão simboliza o corpo de cristo, e o vinho o sangue que foi derramado na cruz, na qual jesus deu a sua vida por todos os pecadores, para que tenham a remissão de pecados. E também terem livre acesso a DEUS. Evangélicos tem a santa ceia como mandamento deixado por Jesus a seus seguidores. Existem diversas cerimonias religiosas, que são realizadas dentro das denominações para trazer a memória de seus seguidores, a importância de ter uma religião.
O SAGRADO X PROFANO NA CONTEMPORANIEDADE 
Profano, é tudo aquilo que é contra os preceitos estabelecido como sagrado, fazer o contrário do que sua religião determina. Algumas religiões como o cristianismo não aceitam e punem seus membros por não fazer o que é santo e estar praticando o profano, e tais atitudes, influenciam a sociedade ditando como são os padrões do que certo e errado. 
È importante observar que, segundo o Instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) 73,6% da população Brasileira é cristã, por este motivo princípios cristãos influenciam muito em nosso dia a dia. Indubitavelmente, a nossa constituição Brasileira é influenciada por tais conceitos. Anos atrás, tais conceitos foram escritos como mandamentos, e hoje está em nossa carta magna, em especial no que concerne aos tipos de crimes. Assim como nas Tábuas da Lei, os Códigos e Leis Penais em todo mundo, tipificam como crime algumas condutas que já eram reprováveis e abomináveis no Texto Bíblico, como a prática do homicídio, do infanticídio, do aborto, do furto, do estupro da calúnia, da difamação, da injúria, da ameaça, entre outros. Podemos perceber que a influência é grande, pois se os membros dessas religiões não cumpre o que está escrito, são considerados profanos, impuros, pecadores, tendo que ficar sem participar das atividades da igreja, buscando se consagrar para obter perdão de Deus e ser integrado no rol de membros novamente.
Conclusão 
Desde o primeiro habitante que se tem notícia o sagrado está presente, influenciando toda uma geração, mudando sentenças, elegendo governantes e mudando quadros. Mesmo nos dias de hoje a veneração ao sagrado continua e se faz presente em nosso cotidiano.
Rituais são feitos para obter a purificação, para ter santificação. Pessoas são consideradas profanas quando não obedecem a que se é ordenado por seus líderes religiosos, e outras fazem sem nem mesmo questionar pois acreditam que tais procedimentos livraram das mãos divinas e alcançarão o perdão, e para alguns a vida eterna, lugares com muitas virgens mas para isso tem que se manter santo, tendo que consagrar suas vidas. Com isso o ser humano esta em comunhão com o divino e a utilização de elementos, objetos em rituais sagrados, fazem com que o homem aumentem seu interesse pelo sagrado e aumentem sua fé em seus deuses, em seus rituais mantendo tudo aquilo que foi passado em gerações anteriores que cultuavam tanto quanto esta.
 
Referências 
JUNQUEIRA, S org. O sagrado fundamentos e conteúdo ensino religioso intersaberes, 2012 
BÍBLIA. N. T. português bíblia sagrada: contendo o novo e o velho testamento. Revista e atualizada no Brasil. Tradução de João Ferreira de almeida. 
MUTZ, Alvano Hierofania. Cultura religiosa 2006.
IBGE, Instituto Brasileiro de geografia e estatística

Continue navegando