Buscar

Revisão Macro economia

Prévia do material em texto

Exercício – Revisão N2 – Macroeconomia e Economia Contemporânea – Prof. Ms. Marcelo P. de Lima
Guilherme Baltazar de Oliveira
Sala 02S
TIA: 31903339
1. O Plano Real foi constituído por quantas fases? Quais são elas?
R = O Plano Real teve três principais etapas, o ajuste fiscal, a implementação da Unidade Real de Valor e o lançamento do Real (URV). Essas fases tinham o objetivo de estabilizar os gastos do governo e de desindexar a moeda à inflação passada para então introduzir a nova moeda, o Real.
	
2. Por que ocorreu a deterioração das contas externas após o Plano Real?
R = Porque o governo adotou um plano conhecido como “Cruzadinho”, um pacote fiscal para desaquecer o consumo, ao mesmo tempo que tais recursos eram usados para algumas obras públicas, porém não funcionou. Logo depois o governo recorreu as importações, porém o histórico do Brasil não é de importar e logo não deu certo, gerando muita insatisfação popular.
3. Explique características da Nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT) entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos?
R = Trata-se de uma divisão produtiva em âmbito internacional, onde os países emergentes ou em desenvolvimento, exportadores de matéria-prima, com mão-de-obra barata e de industrialização quase sempre tardia, oferecem aos países industrializados, economicamente mais fortes, um leque de benefícios e incentivos para a instalação de indústrias, tais como a isenção parcial ou total de impostos, mão-de-obra abundante, leis ambientais frágeis, entre outras facilidades. No fundo o objetivo é o mesmo de dividir as tarefas de uma fábrica.
4. O que é o regime de metas inflacionárias?
R = O regime de metas inflacionárias pode ser definido como uma estratégia de condução da política monetária baseada no anúncio de uma meta para a inflação no início de determinado período que é estabelecida pelo governo e/ou parlamento e deve ser perseguida pelo Banco Central.
5. O que é Inflação e quais são os possíveis impactos causados por sua existência. (distorções) Explique.
R = A inflação é o termo utilizado em economia para falar da alta dos preços de um conjunto de produtos e serviços em um determinado período. Os impactos que elas podem gerar são:
Perda do poder de compra das famílias; 
Redução dos investimentos dos empresários, que podem ficar preocupados com os custos para produzir ou com a demanda dos consumidores;
Ambiente de incerteza sobre a economia pode paralisar projetos.
6. Com relação ao processo de substituição de importações (PSI), ocorrido no período de 1930 a 1960, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
__ Uma das características do PSI foi o crescimento do setor industrial voltado para o mercado interno, dependente de medidas protecionistas. 
__ Como reflexo do estrangulamento externo, investimentos foram feitos na indústria nacional para atender à demanda que antes era atendida por meio das importações.
__ O PSI gerou uma industrialização por etapas, cuja pauta de exportações determinaria a sequência dos setores que seriam alvo de investimentos. 
As afirmativas são, respectivamente,
a) V, V e V.
b) V, V e F. correta
c) V, F e F.
d) V, F e V.
e) F, V e V 
7. Com relação ao desenvolvimento do setor industrial no Brasil, a partir da década de 1930, marque a opção incorreta.
a) Uma das características da industrialização substituidora de importações foi a adoção de um modelo de industrialização aberta. Correta 
b) As principais dificuldades na implementação do PSI (Processo de Substituição de Importações) foram: a tendência ao desequilíbrio externo, o aumento do grau de concentração de renda, a escassez de fontes de financiamento e o aumento da participação do Estado.
c) O processo de substituição de importação do PSI foi concentrador em termos de renda, em função do caráter capital intensivo do investimento industrial.
d) O período 1940/1950 foi caracterizado pelo início da formação do setor produtivo estatal.
e) Em 1931, foi introduzido o controle de câmbio, com o objetivo de racionar as divisas e cujo efeito indireto foi a proteção do setor industrial.
 
8. O Plano Real foi um plano de estabilização que conseguiu efetivamente estancar o processo de hiperinflação no Brasil. Um dos pilares que constituiu a base de seu sucesso foi:
a) A desvalorização da moeda nacional em relação ao dólar. 
b) A restrição imposta às entradas de capitais estrangeiros no país. 
c) O congelamento de preços e salários por um período de seis meses, seguido de medidas de estímulo às exportações.
d) A manutenção de um sistema flexível na fixação das taxas de câmbio. 
e) A implantação prévia de um sistema de indexação que permitiu o realinhamento dos preços relativos. correta
9. Leia o texto para responder à questão.
“Um amigo neoliberal (...) confiou-me que o problema crítico no Brasil durante a presidência de Sarney não era uma taxa de inflação demasiado alta – como a maioria dos funcionários do Banco Mundial tolamente acreditava – mas uma taxa de inflação demasiado baixa. ‘Esperemos que os diques se rompam’, ele disse, ‘precisamos de uma hiperinflação aqui, para condicionar o povo a aceitar a medicina deflacionária drástica que falta neste país’.” 
(ANDERSON, Perry. “Balanço do Neoliberalismo” SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 11.)
A política deflacionária, mencionada pelo historiador Perry Anderson, foi adotada nos mandatos do Presidente Fernando Henrique Cardoso, com a implantação do Plano Real. São resultados desta política econômica:
a) Confisco generalizado da poupança no país e importação em larga escala de manufaturados.
b) Aumento dos gastos com a previdência social e com as políticas de proteção ao desemprego. 
c) Estatização em massa de empresas privadas e aumento dos gastos com as empresas públicas. 
d) Aumento da taxa de juros, corte de gastos com políticas sociais e ampliação da taxa de desemprego. certa
e) Controle da taxa de câmbio e congelamento dos preços de bens de consumo.
10. Associe os nomes dos presidentes brasileiros do período da Nova República (coluna A) às características de sua Presidência (coluna B).
Coluna A
1. José Sarney
2. Fernando Collor de Mello
3. Fernando Henrique Cardoso
4. Luís Inácio “Lula” da Silva
Coluna B
( ) Seu mandato foi marcado pela busca da estabilidade monetária, pelo controle da emissão de moedas e pelo baixo crescimento industrial, devido aos efeitos negativos sobre a indústria, decorrentes da abertura da economia brasileira ao mercado internacional.
( ) Sua presidência foi marcada pela estabilidade monetária, pelo crescimento da economia, impulsionado pela exportação de commodities, e pelo incremento do consumo interno, através de políticas de ampliação de renda e crédito, e de redistribuição de renda.
( ) Seu governo enfrentou uma forte inflação através de planos econômicos como o Plano Cruzado, o Plano Cruzado II e o Plano Verão, que acabaram fracassando e gerando grande impopularidade ao presidente no fim de seu mandato. 
( ) Em seu mandato, procurou combater a inflação através do confisco da poupança, tentou modernizar a economia brasileira, iniciando a sua abertura para o mercado internacional, e enfrentou grande instabilidade política, perdendo o apoio do Congresso.
( ) Tentou marcar o seu governo pelo slogan “Tudo Pelo Social”, promovendo a criação da “farmácia básica” e do seguro desemprego, a extensão dos benefícios da previdência ao trabalhador rural e a aplicação do Programa do Leite.
Associe os nomes dos presidentes brasileiros do período da Nova República (coluna A) às características de sua Presidência (coluna B).
A numeração correta,
a) 1 – 2 – 3 – 4 – 3 
b) 2 – 3 – 4 – 1 – 2 
c) 3 – 1 – 4 – 2 – 4 
d) 3 – 4 – 1 – 2 – 1 certa
e) 3 – 4 – 2 – 1 – 4
11. A globalização financeira e a livre mobilidade de bens e capitais têm induzido os países da periferia que se integram subordinadamente à economia global a adotarem aberturas financeiras e comerciaisindiscriminadas e taxas de juros elevadas como forma de atrair capitais [...].
MATTOSO, Jorge. O Brasil Desempregado. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1999.
O governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) é um caso exemplar de subordinação à economia global e teve como desdobramento a :
a) Dolarização do sistema financeiro nacional e aumento acentuado da inflação. 
b) Valorização dos movimentos sindicais e controle governamental sobre os fluxos de capital. 
c) Ampliação do processo de nacionalização das empresas privadas e equilíbrio da balança comercial. 
d) Criação de grandes empresas estatais de telecomunicações e melhoria das condições de trabalho industrial. 
e) Certa. Elevação da dívida líquida do setor público e redução de sua capacidade de investimento produtivo. 
12. Desde o início dos anos 90 o Brasil vem experimentando os efeitos das políticas adotadas pelos Governos Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. 
As principais características deste modelo político, considerado por muitos como neoliberal, são:
a) o pleno emprego e o desenvolvimento econômico, com base nos investimentos estatais e nas parcerias com o setor financeiro.
b) o controle da inflação e da dívida pública, a partir da redução dos impostos, da negociação da dívida externa e da elevação salarial.
c) a redução da interferência do Estado na economia (Estado-mínimo), a abertura ao capital externo e às privatizações, além da redução de gastos do Estado, através de reformas constitucionais. certa
d) os investimentos exclusivos na política de bem-estar social, expressos nos assentamentos dos Sem Terra e na Ação da Cidadania Contra a Fome, privilegiando a redistribuição de renda e a permanência do homem no campo.
e) a valorização das organizações dos trabalhadores, visando construir parcerias na luta contra o desemprego.
13. A principal característica do ajuste efetuado no Plano Real em 1999, no segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, foi:
a) - A desvalorização promovida na taxa de câmbio. certa
b) A diminuição das tarifas para produtos negociáveis no comércio internacional.
c) A instituição de incentivos fiscais à exportação.
d) A edição da Lei de Responsabilidade Fiscal.
e) O aumento dos impostos visando desestimular o consumo interno.
14. Indiscutivelmente o mandato do ex-presidente Lula entrou para a história da República brasileira como um dos principais governos do país. Dentre as políticas adotadas durante sua administração indique a alternativa incorreta:
a) Política externa de aproximação com os países subdesenvolvidos.
b) Pagamento da dívida existente com o FMI.
c) Criação de amplos programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família.
d) – certa Realização de uma ampla reforma agrária, expropriando todos os latifúndios improdutivos, agradando, dessa forma, ao MST. correta
e) Utilização maciça dos créditos financeiros disponíveis no BNDES, destinando a diversas empresas como política estatal de estímulo econômico.
15. Em relação às contas públicas do primeiro governo Lula (2003 - 2006), analise as afirmativas a seguir.
I. Considerando o percentual das despesas primárias em relação ao PIB, houve um aumento da participação do Estado na atividade econômica. 
II. O gasto público aumentou com maior concentração em despesa corrente e de investimento. 
III. A priorização das políticas assistencialistas elevou o grau de proteção para a população mais pobre. 
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. correto
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
16. Leia as afirmações - Alternativa correta é:
a) Elevadas taxas de inflação aumentam o potencial de crescimento da economia. 
b) Inflação inercial é causada pelo excesso de demanda em relação à oferta. 
c) Um dos efeitos básicos da inflação é a redução da desigualdade de renda. 
d) Elevadas taxas de inflação reduzem a incerteza da economia, incentivando os investimentos empresariais. 
e) Correta - Um excesso de gastos públicos e um crescimento de renda acima do aumento da produtividade são fatores que geram inflação de demanda. correto
17. Assinale a alternativa incorreta sobre as políticas fiscais expansionistas: 
a) Compreendem medidas de aumento nos gastos públicos. 
b) Contribuem para a expansão do déficit público.
c) Possibilitam medidas de redução nos impostos. 
d) Podem ser adotadas para o enfrentamento de uma recessão.
e) Incorreta - Não afetam a demanda agregada.
18. A taxa de câmbio tem impacto na Balança Comercial. Se o Real estiver valorizado em relação ao Dólar, 
US$ 1,00 = R$ 1,00, o impacto será o seguinte: 
a) Correta - Estímulo às exportações e desestímulo às importações , com tendência de crescente superávit na conta de comércio.
b) Estímulo de venda de dólares por parte do Banco Central, com o intuito de valorizar a moeda nacional e evitar a inflação.
c) Estímulo às importações e desestímulo às exportações, com tendência de crescente déficit na conta de comércio.
d) Desestímulo às importações e estímulo às exportações.
e) Estímulo às exportações e desestímulo às importações, com tendência de crescente déficit na conta de comércio.
19. Em uma economia fechada, sem governo e supondo que não haja lucros retidos pelas empresas): Qual ao nível de equilíbrio do produto? 
São dados:
C = Y – S
Renda de equilíbrio: OA = DA
Função poupança: S = –10 + 0,2Yd, onde Yd = renda pessoal disponível.
Função investimento: I = 20 + 0,1Y, onde Y = renda (produto) nacional.
Como não há governo, a renda disponível Yd é igual à renda nacional Y. 
S = -20+03yd
C= -20+0,3y
C = Y – ( - 20+0,3Y)
C = 20 + Y + 0,3Y
C = 20 + 1,3Y
Y = 20+1,3Y+20+0,1Y
Y = 40+1,4Y
Y-1,4Y=40
0,4Y-40
Y=40/0,4-100
-10=0,2Y=20+01Y
-10=0,1Y
Y=-10/-0,1=100
20. Em um modelo keynesiano simples, se a propensão marginal a poupar for 0,2 ou seja de 20% em uma economia, se houver um aumento de $ 100 milhões na demanda por investimento dos empresários. Qual será a expansão no produto nacional?
Sendo:
S = propensão marginal a poupar, b = propensão marginal a consumir, k = multiplicador da renda, ΔI = variação da demanda por investimento e ΔY = expansão no produto nacional.
 
1 / 1 – 0,8 x 10 elevado a 8 (100 milhões) = 500 milhões.

Continue navegando