Buscar

Principais fatores que influenciaram no surgimento e evolução da administração enquanto ciência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Principais fatores que influenciaram no surgimento e evolução da administração enquanto ciência.
Os processos administrativos a muito tempo e utilizado pelo homem em seu cotidiano, desta forma conforme alguns atores trazem, essa utilização e tão antiga que começou no Egito com as construções das pirâmides, algo realizado sem as condições tecnológicas da época, o planejamento militar utilizados pelos chineses a séculos atrás A.C. e diversas outros marcos históricos podem ser citados, mas o ápice foram as Revoluções Francesa e Industrial, marcando a transição entre o Antigo Regime e a Modernidade.
Com Revolução Industrial que ocorreu no século XVIII aparece através do forte avanço do Capitalismo que foi o grande estopim para se considerar a administração como ciência.
Isso se deu porque este fenômeno representou o surgimento dos equipamentos mecânicos para a produção de bens de consumo em larga escala nas fábricas.
A partir daí, começa a nascer o tratamento da Administração como ciência, com o surgimento de fábricas movidas a carvão, para a produção de bens de consumo em larga escala, ocasionando a necessidade de investimento na administração pública, já que não era previsto um crescimento abrupto, época de fortes transformações.
Com essa transição da vida do campo para a cidades, pessoas em busca da mobilidade social, passaram a ter necessidades contínuas de consumo, acarretando em muitos desperdícios de matéria-prima, retrabalhos, perda de tempo para a realização das atividades e fadiga dos trabalhadores, surgem então as propostas de Taylor com a Teoria da Administração Cientifica, tendo como centro da sua atenção a produção, buscando que fossem cada vez mais eficientes , e após Fayol com o enfoque na estrutura empresarial como um todo.
Desta forma tal época fica marcada pela presença de grandes estudiosos como Fayol, que focava na estrutura empresarial e Taylor, que se preocupava com a produtividade das empresas. E com isto a administração para controlar o segmento passa a ser um ponto fundamental.

Continue navegando