Buscar

A3 Teorias Organizacionais UAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A3 Teorias organizacionais
A Escola clássica foi criada na época da Revolução Industrial, onde deu muitas teorias e benefícios as pessoas, e ao mundo. Mais a novas etapas, novos problemas.
 
 
Na época da Revolução Industrial o homem trabalhador era visto pela teoria "Homo Economicus" pessoa interessada em só ganhar dinheiro e produzir produtos, as fabricas olham aos funcionários como máquinas que iriam a operar outras máquinas, até que chegaria "A Experiência de Howthorne".
 
 
Com o objetivo de conhecer melhor seus funcionários, a fábrica da Western Electric Company, situada na cidade de Howthorne (próximo de Chicago), contrato a Elton Mayo, que realizou várias pesquisas, mudando os ambientes, mudando o comportamento dos supervisores e como eles eram tratados, e agrupados. Ele chegou na conclusão de que o "Homo Economicus" não era produtivo para as fábricas e nem para os funcionários, se não eram "Homens Sociais". O experimento mostrou que agrupação dos funcionários, que a direção clara e motivadora, ajudava ao bem estar dos funcionários, e que quando os supervisores davam mais liberdade tanto no ambiente e não toma de decisões, ajudava na produtividade dos funcionários.
 
 
Mostro claramente que cada funcionário era uma pessoa totalmente distinta e que de acordo ao ambiente social, ele responderia melhor ou pior na sua produtividade e bem estar. Dando isto como resultado, começo a teoria de Relações Humanas, centrando-se no homem como pessoa social, diferentemente como era olhado na Escola Clássica, visto como "Homo Economicus".

Continue navegando