Buscar

A1 Teorias organizacionais UAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A1 Teorias Organizacionais 
A começos do trabalho da humanidade o homem já administrava sem saber, já organizava sem saber. Aqui falaremos das influências que teve a administração e como ela evoluiu, chegando à ciência da Administração.
 
 Isso começo a evoluir pelo crescimento de pessoas e novas tecnologias. A evolução mais vista e marcante foi a Revolução Industrial, com as máquinas a vapor e novas tecnologias, mais antes dela acontecer, a Revolução Francesa deu ideias liberais que a influenciarão e antes que apropria Revolução Francesa começasse, já havíamos escutado a Filósofos falar do assunto, alguns deles são:
· Sócrates 
· Platão 
· Aristóteles 
· Francis Bacon
· René Descartes
· Thomas Hobbes
· Jean Jacques Rousseau 
Agora temos dois mais atuais.
· Karl Marx 
· Friedrich Engels 
 
Voltemos a Revolução Industrial para terminar, onde Frederick Taylor desenvolveu estratégias e maneiras mais efetivas para melhorar o rendimento das indústrias. Taylor percebeu que existia rachaduras nas indústrias, problemas salariares, problemas na produtividade dos funcionários, problemas nos custos e estrutura dos processos. Várias pessoas acreditarão nele, uma delas foi Henry Ford, o qual conseguiu suas metas com as estratégias de Taylor, fabricando carros mais rápidos e a menos custos, foi tanta a produtividade que o modelo T de Ford que era fabricado em 12h, depois foi fabricado só em 5 segundos. Isso na América, agora vamos para Europa que temos um francês chamado Henri Fayol, tinha teorias parecidas com Taylor mais os dois com propósitos iguais, maximizar processos e fazer o trabalho das indústrias mais efetivo e dos funcionários mais produtiva.
 
Hoje em dia temos mais acesso ao conhecimento, com livros, com plataformas e influencers, a ciência da Administração segue evoluindo como se fosse na época da Revolução Industrial.

Continue navegando