Buscar

Atividade Reflexiva UNIDADE III

Prévia do material em texto

NOME: Elizangela Maria Soares Boa Sorte
RGM: 2095591
Unidade III - Ensino de Matemática e uso de Tecnologias na Educação
O ensino da matemática não pode ser visto somente como um conjunto de técnicas ou regras a serem seguidas, nem como algo pronto, ela deve instigar o aluno na busca de respostas na criação de métodos próprios, deve promover a criatividade e o desenvolvimento do raciocínio e cabe ao professor essa função de criar situações onde os alunos desenvolvam essas habilidades, onde eles possam aplicar a teoria e os conceitos matemáticos na construção do conhecimento, tornando-se assim ativos no processo de construção da aprendizagem significativa, pois quando o aluno vivencia determinada situação ele absorve os conteúdos com maior facilidade, pois a aplicação da teoria está implícita na situação-problema que cabe a ele resolver. Portanto inserção das tecnologias existentes seria uma proposta para auxiliar nessas mudanças que se fazem necessárias ao ensino da Matemática, gostaríamos de destacar algumas que podem contribuir para o ensino-aprendizagem da Matemática, tais como as calculadoras, o computador, a Internet e o vídeo. Cada uma dessas ferramentas tem sua importância significativa neste processo e deve ser explorada de acordo com a situação a ser aplicada.
Diante disso, é preciso refletir sobre a forma com que as tecnologias são inseridas no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Para que os professores reconheçam e utilizem as novas tecnologias no ensino da matemática é preciso que utilizem o computador como um aliado muito importante na construção do conhecimento, ou seja, nas suas práticas pedagógicas, onde possam fazer uso das novas tecnologias, incorporando-as em suas aulas e favorecendo aos alunos uma aprendizagem matemática lúdica e envolvente. Dessa forma, a busca de práticas inovadoras com o uso das tecnologias a serviço da disciplina de matemática poderá contribuir de forma eficiente o ensino atual. A matemática tem o objetivo de transformar o ensino em um saber lógico por meio do exercício do raciocínio. Portanto, precisa oferecer uma aprendizagem centrada nas evoluções tecnológicas e na interdisciplinaridade, formando seres capazes e preparados para viver e agir nesse mundo cada vez mais complexo, onde as coisas evoluem e modificam rapidamente.Não basta apenas utilizar um recurso tecnológico como “apoio às aulas”. Pensando dessa forma, o professor estará reproduzindo através da tecnologia os métodos de ensino que hoje são considerados “tradicionais”. Planejar a sua aula, com o uso de tecnologias atuais, exige fundamentação teórica e conhecimento dos recursos que aquela tecnologia proporcionará. Portanto existem muitas questões em aberto quando se trata do emprego de novas tecnologias no ensino de Matemática.
Referências:
COTTA, Alceu Júnior. Novas Tecnologias Educacionais No Ensino de Matemática: estudo de caso - Logo e do Cabri-Géomètre. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, 2002.
PROINFO: Informática e formação de professores / Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

Continue navegando