Buscar

Violência contra o idoso e cuidados na atenção primária à saúde

Prévia do material em texto

Considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. O art. 19 da Lei N° 10.741, de 1° de outubro de 2003 que dispõe sobre o Estatuto do Idoso diz: “Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objetos de notificação compulsória pelos serviços públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos”:
	
	
	Autoridade policial, Ministério Público, Conselho Estadual do Idoso, Conselho Federal do Idoso.
	
	
	Autoridade policial, Conselho Nacional do Idoso, Conselho Estadual do Idoso e Conselho Municipal do Idoso.
	
	
	Autoridade policial, Ministério Público, Conselho Nacional do Idoso, Conselho Estadual do Idoso e Conselho Municipal do Idoso.
	
	
	Ministério Público, Conselho Nacional do Idoso, Conselho Estadual do Idoso e Conselho Municipal do Idoso.
	
	
	Ministério Público, Conselho Nacional do Idoso e Conselho do Idoso Local
PERGUNTA 2
1. Dentre as atribuições do enfermeiro no que concerne os programas de atenção ao idoso na Atenção Primária à Saúde (APS), podemos citar:
	
	
	 Realizar prescrição medicamentosa, quando necessário e independente do protocolo de atendimento local.
	
	
	Realizar consulta de enfermagem, incluindo Avaliação Multidimensional Rápida.
	
	
	Realizar cadastramento de todas as pessoas idosas de sua microárea e mantê-los atualizados.
	
	
	Realizar preenchimento, entrega e atualização da Caderneta do Idoso.
	
	
	Supervisionar e coordenar o trabalho do ACD e do TSB.
PERGUNTA 3
1. O teste TIMED UP AND GO (TUG) é bastante utilizado na prática geriátrica para avaliar:
	
	a.
	o humor
	
	b.
	a inteligência
	
	c.
	o equilíbrio/marcha
	
	d.
	a cognição
	
	e.
	a sociabilidade
PERGUNTA 4
1. 1.   A transição epidemiológica e demográfica brasileira tem demonstrado uma inversão progressiva na pirâmide etária com crescimento da população idosa, diante disso foram criadas políticas públicas de atenção a pessoa idosa. São diretrizes da Política Nacional da Pessoa Idosa, EXCETO:
	
	
	Acolhimento de idosos de acordo com a faixa etária e ordem de chegada
	
	
	Atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa.
	
	
	Formação e educação permanente das equipes de saúde do SUS na área de saúde da pessoa idosa
a. 
	
	
	Promoção ao envelhecimento ativo e saudável.
	
	
	Implantação de serviços de atenção domiciliar
1.   É cuidado correto referente aos resíduos perfurocortantes no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD):
	
	
	Retirar manualmente as agulhas das seringas e descartá-las em locais separados.
	
	
	Deixar o recipiente para a coleta de materiais perfurocortantes longe do local onde os procedimentos são realizados.
	
	
	Descartar todos os perfurocortantes, usados ou não, em recipiente exclusivo, resistente à perfuração e com tampa, atingindo a capacidade total do recipiente utilizado.
	
	
	Descartar os resíduos em garrafas PET, identificá-las como materiais perfurocortantes e transportá-las para a sede do Serviço de Atenção Domiciliar, caso não exista serviço exclusivo de coleta de resíduos domiciliares.
	
	
	Nenhuma das Alternativas Anteriores (NDA)
PERGUNTA 6
1. 1.   Existem diversas teorias que tentam explicar o envelhecimento humano, embora nenhuma delas expliquem todos os aspectos relacionados a esse fenômeno natural. A Teoria dos Radicais Livres afirma que:
	
	
	O envelhecimento humano ocorre em razão de redução da atividade do sistema imune.
	
	
	O envelhecimento é resultado do declínio progressivo da função celular em razão do acúmulo de moléculas reativas que contém carga elétrica a partir do metabolismo do oxigênio.
	
	
	As pessoas herdam o programa genético que determina sua expectativa de vida.
	
	
	O envelhecimento se dá pelo acúmulo de moléculas defeituosas resultando em perda progressiva da função orgânica.
	
	
	O envelhecimento é caracterizado como afastamento da vida social do idoso.
PERGUNTA 7
1. De acordo com os impactos metabólicos causados pela COVID-19 nos idosos, é INCORRETO afirmar:
	
	a.
	A proporção de linfócitos diminuiu em pacientes idosos. Isso pode ser devido a alterações na anatomia pulmonar e na atrofia muscular do idoso, levando a alterações nas funções fisiológicas do sistema respiratório, redução da depuração das vias aéreas, e reserva pulmonar reduzida.
	
	b.
	Em termos de exames laboratoriais, a proporção de pacientes idosos com números aumentado de glóbulos brancos e neutrófilos foram significativamente grandes, sugerindo que pacientes idosos infectados pela COVID-19 têm maior probabilidade de apresentar infecção bacteriana.
	
	c.
	Foi observado mais homens que mulheres em pacientes idosos com infecção por 2019-nCoV, sugerindo que essa doença tem maior probabilidade de infectar homens adultos com comorbidades crônicas devido à sua função imunológica mais fraca.
	
	d.
	O sistema imunológico de idosos sofre inúmeras alterações deletérias relacionadas à idade, denominadas coletivamente de imunosenescência - se deteriora cada dia mais com a idade.
	
	e.
	Verificou-se que a pneumonia adquirida na comunidade resulta em aumento das atividades da vida diária (AVD) e na qualidade de vida, acompanhada por diminuição da função física e mental.
PERGUNTA 8
1. Sobre a fisiologia do envelhecimento, é CORRETO afirmar que:
	
	a.
	Dentre as possíveis alterações na visão, pode-se destacar aumento da gordura retro-ocular.
	
	b.
	O decréscimo da secreção de amilase dificulta a digestão inicial dos carboidratos.
	
	c.
	O aumento considerável da sensibilidade à sede e os efeitos secundários de certos fármacos são alguns fatores que podem acarretar interferência no consumo alimentar.
	
	d.
	É comum o aumento da tolerância ao brilho e adaptação a ambientes escuros.
	
	e.
	Ocorre diminuição de gordura e aumento da massa magra.
O Protocolo de Identificação do Idoso Vulnerável (VES-13) é um instrumento simples e eficaz, capaz de identificar o idoso vulnerável residente na comunidade, com base na idade, auto percepção da saúde, presença de limitações físicas e incapacidades. Sobre ele, é INCORRETO afirmar:
	
	a.
	É um questionário de fácil aplicabilidade, que pode ser respondido pelos próprios profissionais de saúde, pela pessoa idosa ou pelos familiares/cuidadores, dispensando a observação direta do usuário.
	
	b.
	A identificação do idoso vulnerável deve ser um processo passivo, ou seja, se deve esperar a pessoa idosa desenvolver a dependência funcional para reconhecê-la como frágil.
	
	c.
	Está dividido em 4 itens: idade, auto-percepção da saúde, limitações físicas e incapacidade.
	
	d.
	Baseia-se no registro das habilidades necessárias para a realização das tarefas do cotidiano.
	
	e.
	Uma vantagem é que possibilita a representação gráfica e acompanhamento longitudinal das pessoas idosas.
 O o declínio físico apresenta-se como uma das principais características do envelhecimento e pode ser consequência de processos distintos: a senescência e a senilidade. Sobre a senilidade, é correto afirmar que:
	
	
	Se caracteriza principalmente pela perda da capacidade de memorização
	
	
	Acomete idosos, mas pode estar presente em jovens
	
	
	Caracteriza-se pela perda progressiva da acuidade visual
	
	
	Caracteriza-se por afecções que acometem o indivíduo idoso
	
	
	É o envelhecimento fisiológico do organismo
Discorra sobre a diferença entre abandono e negligência
Podemos considerar como abandono quando há ausência física e fraterna por parte dos responsaveis legais pelos idosos, consistindo em higiênização do aposento e do idoso prejudicada, desnutrição, desidratação, não tem um lar, vestes precárias, etc. 
Já a negligência, consiste no ato de enjeitamento a prestar uma assistência básica de acordo com suas necessidade, geralmente os idosos dependentes e fragilizados são os mais acometidos, possui caracteriscas similares a do abandono, porém na negligência o idosopossui um lar e vestimentas. 
Com o avançar da idade, múltiplos fatores constituem um desafio para que idosos vivam de forma independente e com autonomia e, dentre eles, destacam-se as quedas. Elas são consideradas uma das síndromes geriátricas mais incapacitantes e preocupantes, pois um único evento pode ter repercussões no âmbito social, econômico e de saúde. Diante disso, quais orientações você como Enfermeiro da atenção primária poderia realizar sobre prevenção a quedas em idosos no domicílio?
Aconselharia aos familiares se possivel realizar a modificação do ambiente em que o idoso vive, deixando o espaço bem iluminado facilitando a visibilidade do ambiente, evitar objetos soltos pela casa como fios e extensões, realizar a troca de maçanetas para maçanetas alavancas, evitar o uso de tapetes ou aderir a tapetes antiderrapantes, aderir ao corrimão em caso de existencia de escadas, adaptar o banheiro com piso antiderrapante e barras de apoio, fixar barras de apoio em locais estratégicos como proximo a cama e no banheiro e utilizar dispositivos auxiliares de apoio como bengalas, muletas. As orientações adequadas variam de acordo com a realidade de cada familia, então para o ensinamento apropriado é importante que o enfermeiro conheça o ambiente daquele idoso, como também pode incentivar o exercicio fisico diário com a finalidade de restabelecer o  fortalecimento muscular, equilibrio e marcha do idoso.

Continue navegando

Outros materiais