Buscar

Ensino Médio e Educação Profissional_ Fundamentos e Metodologias (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias 1.“O PNE surge de uma discussão ampla da sociedade em torno dos debates realizados pelas duas Conferências Nacionais de Educação (CONAE), que envolveram inúmeros atores sociais, tais como educadores, sindicalistas, pais, estudantes, representantes de comunidades, dentre outros setores sociais”. 
Promulgado durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Decreto nº 2.208 de 17/04/1997 sobre o PNE definia, de forma direta e objetiva, o que não havia ficado claro no texto da LDB. Considerando a citação anterior e os conteúdos abordados no texto-base Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014 a respeito desse mesmo tema, analise as seguintes afirmativas: 
I. O decreto definiu a organização pedagógica dos conteúdos a serem abordados no Ensino Fundamental.
II. Foram determinados os objetivos da educação profissional, as suas formas de articulação, seus níveis, diretrizes curriculares, formas de estruturação dos currículos e outros aspectos.
III. Foram definidos os níveis da educação profissional (básico, técnico e tecnológico).
IV. A possibilidade de certificação por competências como forma de aproveitamento de saberes e feita a imposição de uma formação técnica apenas de forma concomitante ou subsequente ao Ensino Médio, extinguindo a possibilidade de formação técnica integrada.
C) II, III e IV, apenas
2. “É importante ressaltar que em 1982 através da Lei nº 7.044 foi retirada a obrigatoriedade da habilitação profissional no ensino de 2º grau, mas não retomando de forma explícita a dualidade. Deixando como possibilidade o seu oferecimento, conforme o artigo 4º da Lei. [...] O que significou ‘o esvaziamento do ensino profissionalizante no 2º grau’ ”. A respeito das transformações econômicas no cenário internacional e no Brasil, desde os anos de 1980, analise as seguintes afirmativas:
I. As transformações econômicas sempre estão em consonância com as transformações sociais, conforme aponta o Documento-Referência da CONAE 2014.
II. O Documento-Referência da CONAE 2014 trata das transformações econômico-produtivas ocorridas em função das mudanças e inovações tecnológicas, além dos novos modos de ação dos Estados e dos organismos multilaterais nas economias que surgiram em função da globalização.
III. De acordo com o Documento-Referência da CONAE 2014, a formação de trabalhadores levou às transformação econômicas.
IV. O Documento-Referência da CONAE 2014 afirma que as demandas do mercado influenciaram a formação de trabalhadores, pois surgiram novos perfis profissionais assim como o desenvolvimento de novas habilidades, o que trouxe implicações para as instituições formativas, acadêmicas e profissionais.
B) II e IV, apenas.
3. “No campo educacional, a superação desses limites tem ensejado a instituição do SNE, planos decenais (nacional, estaduais/DF e municipais) com vistas a garantir maior organicidade no acesso à educação em todos os níveis, etapas e modalidades, sobretudo na garantia à educação básica obrigatória (quatro a 17 anos)”. Em relação à característica predominante na definição dos objetivos nacionais, regionais e locais para a consumação de processos educativos e formativos realizados no país e nas unidades federativas que o constituem nacionalmente, leia as afirmativas que seguem. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
B) A funcionalidade da política educacional regula as medidas operacionais e sociais para a formação da força de trabalho no Brasil, de modo que possua habilidades mínimas suficientes que atenda à produção necessária para o equilíbrio das vantagens competitivas do capital.
4. “Preocupante se torna pensar que todos os objetivos traçados para o ensino médio podem ser colocados em plano secundário em virtude da realidade pouco alentadora encontrada nas redes estaduais e municipais de ensino”. Sobre a finalidade do Ensino Médio determinada na LDB, analise as afirmativas que seguem. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
A) O Ensino Médio tem, como finalidade, não somente a consolidação e aprofundamento do conhecimento acumulado ao longo do Ensino Fundamental, mas também de propiciar a continuidade dos estudos do indivíduo.
5. Quanto ao EMI, reconhecemos duas dimensões. Uma delas é formal, referente à possibilidade de integração da educação profissional ao ensino médio. A outra é conceitual, pois representa um projeto de formação integral dos estudantes integrado ao ensino médio. Em relação a caracterização do Ensino Médio Integrado, analise as seguintes proposições:
I. O Ensino Médio Integrado é um projeto político, uma estratégia de rompimento do controle social e político imposto pelo capital, inserido nos caminhos da educação.
PORQUE
II. busca vincular conhecimento e formação humana por meio de um currículo integrado.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
6. “Em um momento em que o povo brasileiro se movimenta no efetivo exercício da cidadania, por meio da eleição direta, com o intuito de eleger ‘novos’ representantes para atuar na gestão do Estado, é aprovado o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024, após quatro anos de tramitação nas instâncias de aprovação.” Referentes às metas para o Ensino Médio e para a Educação Profissional, relacione corretamente os seguintes itens aos seus respectivos objetivos:
1. Meta 3
2. Meta 7
3. Meta 10
4. Meta 11
(  ) Garantia do aprendizado em nível adequado e suficiente para cada etapa do ensino, para alcance das médias nacionais previstas para o IDEB.
(  ) Trata da universalização do Ensino Médio, com objetivo de aumentar o número de matrículas.
(  ) Oferta de educação básica integrada a educação profissional para pessoas que não tiveram acesso à educação na idade certa.
(  ) Construção de uma proposta para atendimento educacional dos trabalhadores, em que a formação geral esteja vinculada a educação profissional.
A) 2 – 1 – 3 – 4
7. “Além da LDB/96 e do Decreto 2208/97, visando à regulamentação mais específica da educação profissional nas instituições federais, o MEC cria a portaria 646/97. Esta ação do governo faz emergir a real intenção do governo de reduzir a participação das escolas federais no oferecimento do ensino médio e a priorização da educação profissional nos níveis básico e técnico por essas instituições públicas”. A respeito da versão inicial da LDB e o Ensino Profissional e Tecnológico, analise as assertivas que seguem, marcando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) A versão inicial da LDB definia as diretrizes do Ensino Médio e previa a possibilidade de “preparação para o trabalho”.
II. ( ) Na versão inicial da LDB não foi abordado o Ensino Profissional e Tecnológico, deixando apenas uma possibilidade para integrar o texto final.
III.( ) O capítulo III da versão inicial da LDB  definiu, de forma simples e pouco direta, os princípios para a educação profissional no Brasil.
IV. ( ) Embora tivesse um capítulo específico na LDB, o Ensino Profissional e Tecnológico carecia de muitas definições que não estavam presentes na lei.
B) V – F – V – V
8. “O MEC entende que a contribuição da educação para uma futura inserção no mercado de trabalho não está mais restrita à educação profissionalizante. Na sua concepção, não faz mais sentido a manutenção de uma dualidade entre a educação profissionalizante e a educação acadêmica”. A respeito dos motivos socioeconômicos e políticos e teórico-ideológicos e educacionais que sustentam o receituário das reformas realizadas no campo da educação, com destaque para a formação profissional, analise as seguintes afirmativas:
I. O papel direção político-conceitual atua no sentido de fornecer um arcabouço ideológico e funcional composto de elementos que têm, como objetivo, apontar para a mudança “da natureza do trabalho”, o “valor do conhecimento como centralidade” e os “saberes e competências”.II. A pressão sobre a formação profissional da força de trabalho acaba por condicioná-la no sentido da profissionalização no ensino superior, a partir de requisitos escolares e profissionalizantes exigidos pelos setores sociais.
III. Em se tratando da política educacional brasileira, especialmente no que tange a educação profissional, ela está fundamentada em bases teóricas e ideológicas, com características hegemônicas, pois afirmam ser possível a funcionalidade e a racionalidade para as aprendizagens formativas e habilidades profissionalizantes.
IV. Os motivos ideológicos estão condicionados às conquistas sociais por setores populares.
C) II, III e IV, apenas.
9. “A Constituição Federal Brasileira (CF/1988), no seu Artigo 214, trata do estabelecimento do Plano Nacional de Educação, definindo-o de duração plurianual, cujo objetivo primordial versa sobre a articulação e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, integrando as ações do poder público o trabalho e a promoção humanística, científica e tecnológica do País (Brasil, 1988)”. Sobre os fundamentos teóricos-metodológicos que sustentam a política educacional brasileira, analise as seguintes proposições:
I. A política educacional brasileira, fundamentada em aspectos tanto de ordem teórica quando ideológica, também define a educação profissional. Nesse contexto, existem parâmetros fortemente hegemônicos quando afirmam ser possível a funcionalidade e a racionalidade para as aprendizagens formativas e habilidades profissionalizantes
PORQUE
II. estão ancoradas em um roteiro de competências nas quais a flexibilidade e a vulnerabilidade são internalizadas enquanto incertezas que devem ser tomadas como o eixo das respostas permanentes para a vida, para as aprendizagens e para a profissionalização.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
10. “O contraditório na proposta de reforma do ensino médio e profissionalizante do MEC encontra-se exatamente no papel que ele reserva a cada uma dessas modalidades de ensino. Enquanto que, para o ensino médio, o MEC atribui um papel central no desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício da cidadania e à inserção no mercado de trabalho, considera o ensino profissional apenas como espaço preparatório para o mercado de trabalho”. Sobre a necessidade de superar a separação histórica ao se propor a integração do Ensino Médio com a Educação Profissional no PNE ( 2014-2024), leia as afirmativas que seguem. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
C) Faz-se necessária a compreensão da educação enquanto um direito social, de modo a superar a dicotomia entre o trabalho manual e o intelectual.

Continue navegando