Buscar

Principais métodos e objetivos da Gestão Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Principais métodos e objetivos da Gestão Ambiental
· Exploração racional e consciente dos recursos naturais, visando a sustentabilidade e o equilíbrio nas relações entre o ser humano e o meio ambiente.
· Utilização de métodos e práticas que contribuem para manter a biodiversidade existente nos diferentes ecossistemas.
· Reutilização e tratamento dos diversos recursos naturais, como a água, dentro da indústria e dos processos produtivos.
· Criação e implementação de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos, também com o objetivo de reduzir o impacto à natureza e otimizar o uso dos recursos.
· Desenvolvimento de produtos cada vez menos poluentes, causando o menor impacto ambiental possível — bem como o aprimoramento de produtos já existentes para reduzir o seu impacto atual.
· Adoção de sistemas que garantem a não poluição, como o sistema de carbono zero.
· Implementação de programas de pós-consumo com o objetivo de retirar do meio ambiente produtos, peças ou materiais que possam contaminar as águas e o solo. Alguns exemplos dessas aplicações são o recolhimento e o tratamento de pilhas usadas, pneus, peças de computadores, baterias de eletroeletrônicos e telefones celulares, entre outros.
· Aplicação de cursos junto aos colaboradores, funcionários e fornecedores, com o objetivo de implementar o sistema de sustentabilidade da organização. Os treinamentos visam conscientizar sobre o sistema, demonstrar a sua importância e ensinar as diferentes formas de colaboração.
Importância da Gestão Ambiental para as empresas
Há inúmeros motivos pelos quais a Gestão Ambiental torna-se importante para uma empresa. Conheça algumas das principais razões a seguir:
Redução de custos
Sabemos que muitas organizações estão preocupadas com o lucro, e, consequentemente, com a diminuição dos custos para que a margem de rendimentos seja maior.
Empresas que adotam a Gestão Ambiental passam a evitar desperdícios e a reutilizar materiais que, até então, eram descartados. Além disso, os gastos com multas também diminuem, já que a empresa deixa de sofrer por descumprir leis ambientais. Com isso, os custos são reduzidos e a lucratividade é beneficiada.
Aceitação do público
Cada vez mais, os consumidores querem saber a origem daquilo que estão comprando. Querem conhecer a marca, ficar por dentro de seus ideais e compreender se ela contribui com o meio ambiente ou se prejudica a natureza de alguma forma.
Ao adotar a Gestão Ambiental, uma instituição associa a sua imagem à preservação do ecossistema. Com isso, a aceitação por parte do público aumenta, e os produtos passam a ser ainda mais consumidos. E o mais importante: tudo isso é feito de forma íntegra e genuína, pois a empresa realmente está tomando medidas em prol do meio ambiente.
Melhoria das relações comerciais
Atualmente, corporações de todos os portes dão preferência para fazer negócios com empresas que priorizem a Gestão Ambiental. Por isso, a adoção desse modelo de administração contribui para a melhoria das relações comerciais, formando parcerias com outras instituições que seguem os mesmos valores.
ISO 14.000
A ISO 14.000 faz parte das normas e regras criadas pela ISO (International Organization for Standardization ou, em português, Organização Internacional para Padronização). Trata-se de um conjunto de normas administrativas e técnicas que determina diretrizes e parâmetros para a Gestão Ambiental de empresas de todos os tipos, tanto no setor privado quanto no setor público.
Ao contar com um profissional de Gestão Ambiental em sua equipe, a empresa pode conquistar a ISO 14.000 e ampliar largamente a sua credibilidade no mercado, abrindo ainda mais oportunidades de parcerias e distribuição.
Portanto, quem trabalha na área de Gestão Ambiental tem a missão de garantir que os recursos da natureza sejam utilizados com consciência, sempre preservando a biodiversidade.
Atualmente, existe uma valorização das práticas sustentáveis e um crescimento das exigências, normas e leis ambientais. Isso tudo faz com que a Gestão Ambiental também viva um momento de expansão e valorização, ou seja, a profissão está em alta.

Continue navegando