Buscar

Responsabilidade socioambiental - AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
 A questão ambiental é uma demanda da sociedade atual e que vem crescendo cada vez mais. A necessidade de preservar o meio ambiente e os recursos naturais, e garantir que as gerações futuras tenham acesso a eles é uma missão de todos. Nesse sentido, faz-se necessário entender o que é responsabilidade socioambiental das empresas e a sua importância na atualidade. 
 Desse modo, a responsabilidade socioambiental empresarial envolve a incorporação de considerações econômicas, sociais e ambientais em todas as operações e decisões da empresa, com o objetivo de gerar valor para todas as partes interessadas. Essa abordagem é fundamental, pois impulsiona o desenvolvimento sustentável, traz vantagens tanto para a comunidade quanto para o meio ambiente, além de fortalecer a posição competitiva da empresa ao responder às demandas e expectativas dos consumidores, investidores, reguladores e da sociedade como um todo.
 Assim, ações devem ser realizadas pela empresa para implementar essa nova filosofia. Dessa forma, deve-se investigar os efeitos das operações empresariais e identificar as partes interessadas envolvidas; definir uma política de responsabilidade socioambiental; definir objetivos mensuráveis e critérios de avaliação que possibilitem acompanhar e analisar os efeitos das iniciativas de responsabilidade socioambiental; implementar e monitorar o plano de ação, garantindo a realização das atividades planejadas, avaliando o alcance das metas e indicadores, corrigindo quaisquer desvios ou obstáculos encontrados, e registrando os resultados obtidos e os insights adquiridos ao longo do processo.
 Ademais, é importante entender também os Stakeholders, que são pessoas ou organizações que têm algum interesse ou são afetadas pelas operações e decisões de uma empresa. Eles incluem uma ampla gama de indivíduos e grupos que têm expectativas ou podem ser impactados de alguma forma pelo funcionamento da empresa. 
 Dentro disso, os Stakeholders podem ser divididos em grupos, sendo os Stakeholders internos, que são os funcionários, acionistas e diretores, os Stakeholders externos, que são os clientes, fornecedores e a comunidade local, os Stakeholders sociais, que são Organizações Não Governamentais (ONGs) e a opinião pública, e os Stakeholders governamentais, que são o governo e agencias reguladoras.
 Nessa perspectiva, uma empresa brasileira que tem essa filosofia de responsabilidade socioambiental é a Natura, que em 2020 assumiu o compromisso com a “visão 2030”, cujo foco é minimizar impactos no meio ambiente, garantir inclusão e igualdade, e aprimorar processos para circularidade e regeneração.
Referências:
SILVEIRA, L. M.; PETRINI, M. Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Corporativa. Gestão e Produção, v. 25, n. 1, p. 56-67, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-530X3173-16. Acesso em: 03 mar. 2024.
LYRA, M. G.; GOMES, R. C.; JACOVINE, L. A. G. O Papel dos Stakeholders na Sustentabilidade da Empresa. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 39-52, Jun. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-65552009000500004. Acesso em: 03 mar. 2024.

Mais conteúdos dessa disciplina