Buscar

Como funciona o processo de câmbio financeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como funciona o processo de câmbio financeiro
Mercado de câmbio é um espaço mundial onde moedas de um país são trocadas por moedas de outro. Agentes econômicos, pautados por regras cambiais, gerenciam essas relações de permuta, que são conhecidas como divisas.
Como a moeda de cada país tem um valor distinto diante do comércio internacional, o mercado de câmbio realiza a avaliação desses valores, uma em relação à outra, por meio de taxas cambiais, para validar as divisas.
A taxa de câmbio é a ferramenta que possibilita essa troca monetária. Grosso modo, é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades (reais) ou frações (centavos) da moeda nacional.
Na maioria dos países, a taxa é definida no mercado de câmbio sem a intervenção governamental. No caso do Brasil, o Banco Central (BC) apenas acompanha a taxa média oficial trabalhada no mercado, também chamada de Ptax, para divulgá-la.
A taxa de câmbio pode ser apresentada de duas maneiras:
Direta ou ao Incerto: quando a taxa apresenta a paridade em valores da moeda estrangeira para a nacional. Exemplo: 1,00 BRL = 0,25 USD;
Indireta ou ao Certo: quando a taxa apresenta a paridade em valores da moeda nacional para a estrangeira. Exemplo: 1,00 USD = 4,00 BRL.
Além disso, ela pode ser de:
Regime fixo: Que obriga o Banco Central a fabricar mais moeda nacional, caso haja variação externa. Com mais dinheiro na rua, ele se desvalorização e surge a inflação. Já se a moeda nacional estiver muito valorizada em relação a alguma moeda estrangeira, os produtos importados ficarão mais baratos e a concorrência nacional pode sofrer abalos
Flutuante ou híbrido: Esse é o tipo de câmbio em vigor no nosso país. Ele não sofre intervenção do Banco Central e fica à deriva da oferta e demanda no mercado.
Há também taxas para situações de compra e venda. A taxa de venda é o preço que uma instituição bancária cobra para vender uma moeda estrangeira, e o de compra, o valor que ela aceita pagar para adquirir tal moeda. A diferença entre esses valores de compra e venda é chamada de spread.

Continue navegando