Buscar

1-3 BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO - ATIVIDADE 1-3


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome Completo: Camille Fermoselli de Castro
	RGM: 21958335
	Instituição: Unifran Polo Santa Rita do Passa Quatro
	Data: 18/11/2020
	Curso: Licenciatura em Pedagogia
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional
ATIVIDADE 1.3 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
A proposta dessa atividade é sobre a estrutura da BNCC. 
Analisando o seu itinerário formativo, comente a importância das atividades conjuntas entre as áreas do itinerário, e sugira de forma detalhada 03 temas e 03 atividades que poderiam ser desenvolvidas considerando o conjunto de competências e habilidades do itinerário formativo em que a sua área está inclusa. Atenção: os temas devem possibilitar o trabalho colaborativo entre professores e alunos das diferentes disciplinas que pertençam ao mesmo itinerário formativo (seja, por exemplo, atividade comum aos cursos que fazem parte do grupo de Linguagem e suas tecnologias, ou aos que fazem parte das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e assim por diante). A sua análise deve ter, no mínimo, 1 lauda (página).
Digite aqui seu texto:
Itinerários Formativos são Conjunto de situações e atividades educativas que
os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e
ampliar aprendizagens em uma ou mai s áreas de conhecimento e/ou na
Formação Técnica e Profissional, com carga horária total mínima de 1.200
horas.
Três aulas que podem possibilitar um trabalho colaborativo entre professores
de diferentes disciplinas:
1. Arte e Língua Portuguesa
Tema: A História de uma Cidade
O Professor de Língua Portuguesa faz a leitura do Livro “A História de
uma Cidade contada por ela mesma”. Após a leitura do livro, faz- se um
debate e o professor de Arte pede que os alunos confeccione uma
maquete que retrate a cidade descrita no livro.
2. Arte e Matemática
Tema: Geometria com Tarsila Amaral.
O professor de Arte irá falar sobre Tarsila do Amara l, introduzindo a sua
importância para o cenário da arte. Apresenta algumas obras como:
Calmaria II, Agare e O Mamoeiro, de Tarsila Amaral. Em seguida os
alunos farão uma análise através de questionário. O professor de
Itinerários Formativos são Conjunto de situações e atividades educativas que
os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e
ampliar aprendizagens em uma ou mai s áreas de conhecimento e/ou na
Formação Técnica e Profissional, com carga horária total mínima de 1.200
Nome Completo: Bárbara Gleice Barcelos Rodrigues RGM: 19786531
Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul Data: 23/09/2020
Curso: Artes Visuais
 Estágio Supervisionado Curricular II
De acordo com o próprio documento, cada uma das competências da BNCC é a união de conhecimentos (caracterizados por conceitos e procedimentos), habilidades (caracterizadas por práticas, tanto cognitivas quanto socioemocionais), atitudes e valores, com o objetivo de solucionar questões complexas da vida, da cidadania e do trabalho.
As competências se relacionam umas com as outras e se desdobram na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio de acordo com o tratamento didático de cada uma dessas etapas.
Porém, elas superam os aprendizados que normalmente esperamos aprender em sala de aula. Ou seja, as competências da BNCC vão além das matérias que os professores costumam nos ensinar diariamente, já que elas também dizem respeito ao pleno exercício da cidadania e da resolução de questões cotidianas.
Quais são as 10 competências da BNCC?
1. Conhecimentos
A primeira competência da BNCC diz respeito à utilização dos conhecimentos aprendidos ao longo do tempo, sobre as mais diversas áreas, para a construção da sociedade.
No documento, essa competência é apresentada da seguinte forma: “Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.”.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
Já a segunda competência diz respeito à utilização dos conhecimentos provenientes das ciências, além de suas metodologias, para a resolução de problemas e a criação de soluções.
Ela é apresentada assim: “Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.”.
3. Diversidade cultural
Sobre a diversidade cultural, a BNCC aponta a importância de “Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.”.
4. Comunicação
A quarta competência da BNCC aborda a comunicação, em suas mais diversas manifestações. Ela afirma a importância de o estudante saber se comunicar para os mais diferentes âmbitos e experiências da vida.
5. Cultura digital
Sobre a cultura digital, a BNCC fala sobre o acesso às novas tecnologias para o desenvolvimento dos estudantes.
Na íntegra, trata-se de “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”.
6. Trabalho e projeto de vida
A sexta competência se refere à importância da liberdade, dentre outros valores, para a escolha e exercício do trabalho e do projeto de vida. 
7. Argumentação
A sétima competência sustentada pela BNCC está relacionada à capacidade de argumentação dos estudantes. 
8. Autoconhecimento
A BNCC também não deixa de abordar a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento dos cidadãos. Então, as habilidades desenvolvidas ao longo do ensino básico também estão relacionadas à seguinte competência:
“Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.”
9. Cooperação e empatia
Outro tema considerado na BNCC é a importância da cooperação e da empatia. O documento diz sobre “Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.”.
10. Responsabilidade para consigo e com o outro e cidadania
Por fim, a BNCC também aborda o desenvolvimento da responsabilidade no âmbito individual e coletivo.
Na íntegra: “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.”.
Darei exemplo de três aulas que poderá viabilizar um trabalho colaborativo entre professores de diferentes disciplinas usando as competências citadas acima:
1- Língua Portuguesa, Ciências e Artes.
Tema: Eu e o Meio Ambiente.
Será feita pelo professor de Língua Portuguesa uma Roda da Conversa, pesquisando o que os alunos entendem sobre preservação; e leitura de uma história (João e o Pé de Feijão) e reflexão do cuidar e preservar, o professor de Ciências entra com o uso sustentável da água para a importância do meio ambiente, e a professora de Artes pede para os alunos fazerem um painel contendo o que precisa ter para
e obter um Meio Ambiente equilibrado.
2- Matemática e Língua Portuguesa
Tema: Chapeuzinho Vermelho nos mundos da leitura, adição e subtração. 
O professor de Matemática fará jogos, resolução de problemas e brincadeiras, o professor de Língua Portuguesa fará produção de texto através do livro O Chapeuzinho Vermelho.
3- Artes e Ciências
Tema: Animais
O professor de Ciências vai falar sobre os animais e diferentes tipos de cobertura do corpo deles. O professor de Artes fará desenhos com os alunos usando diferentes texturas (macio áspero).
 Sendo assim a interdisciplinaridade caracteriza-se por ser uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia diante do conhecimento. Logo, torna-se explícito a ocorrência de uma globalização do conhecimento, onde, há o fim dos limites entre as disciplinas.
REFERÊNCIAS: 
https://pontodidatica.com.br/como-fazer-plano-aula-interdisciplinar
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1586/um-exemplo-real-de-projeto...
https://educacao.imaginie.com.br/itinerarios-formativos/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando