Buscar

Trabalho A2 Top em Sust_UVA

Prévia do material em texto

Nome: Diego Filipe Rosa Ferreira
Matrícula: 20111102352
QUESTÃO 1: Explique como funciona a Economia Circular e a Economia Linear. Nos vídeos exibidos nas aulas e no livro Cidades e Soluções, tivemos a oportunidade de verificar várias aplicações da economia circular, enuncie pelo menos quatro e explique com suas palavras, de maneira sucinta, porém objetiva.
	A economia linear organiza a sociedade de maneira a promover a extração cada vez maior de recursos naturais, onde os produtos produzidos a partir destes recursos são utilizados até serem descartados como resíduos. Já a economia circular se baseia na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear.
Exemplos de aplicações da economia circular: 
I) Marca portuguesa chamada Maria Maleta cria coleção de malas com matérias sustentáveis e recicláveis.
II) Universidade de Coimbra desenvolveu floculantes naturais a partir de resíduos da madeira do eucalipto para o tratamento de águas residuais.
III) Oil 2 Wax, empresa portuguesa vende velas decorativas e ecológicas que reutilizam óleos vegetais e azeites alimentares.
IV) Marca criada em Londres com o nome de PO-ZU cria calçados que podem ser reparados facilmente de acordo com o seu desenho, facilitando a durabilidade do mesmo.
QUESTÃO 2: A proposta da economia circular é: conceitual e prática que tem por objetivo diminuir o impacto ambiental e ao mesmo tempo trazer benefícios econômicos, contribuindo para inovação, desenvolvimento e criação e emprego. Comente com suas palavras como alcançar esta proposta.
	Para alcançar tal proposta é necessário o desenvolvimento de novos serviços e novos produtos economicamente viáveis e ecologicamente eficientes. Através do redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio baseados nos conceitos de economia circular é possível a otimização da utilização dos recursos da “cadeia” a fim de otimizar o uso de produtos, seus componentes e materiais dos ciclos técnicos ou biológicos, promovendo assim desenvolvimento econômico, com a otimização no uso de recursos; contribuindo com a inovação, a partir de produtos “smart” em relação ao uso e impacto ambiental; e com o desenvolvimento e criação de emprego a partir de novos postos de trabalho criado pelo mercado “novo” a partir da economia circular.
QUESTÃO 3: Jornada do consumidor na era digital 
 
É possível citar diversos exemplos em que a insatisfação do consumidor provocou a ruptura digital: o serviço ruim ao consumidor possibilitou a ascensão da Amazon e do comércio eletrônico; as taxas de aluguéis de vídeo possibilitaram o advento da Netflix; a má qualidade dos serviços de táxis viabilizou o UBER; álbuns longos com muitas músicas favoreceram o modelo de Spotify, Apple, iTunes e Deezer e a limitação de quartos de hotel e preços altos possibilitaram o AirBnB. Todos esses exemplos reforçam a importância de entender melhor a experiência do consumidor, o que é cada vez mais desafiador por causa do aumento da complexidade nas interações. As empresas sofrem diversos problemas para conseguir juntar as pontas e enxergar esse consumidor. 
Prof. Claudio Oliveira – Blog Nota Alta ESPM /28/08/2018 
 
PROPOSTA: Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento sobre o tema, elabore um texto dissertativo sobre a seguinte questão: Como as empresas em seus negócios digitais precisam se adaptar para dialogar com o consumidor contemporâneo? (mínimo 10 linhas e no máximo 15 linhas, fonte Arial 12, espaço simples)
	A frase dita por Bill Gates nunca fez tanto sentido para os dias em que vivemos: "Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios", o período de reclusão proporcionado atualmente pelo COVID-19 fez com que empresas tradicionais antes presentes apenas no atendimento físico precisassem se adaptar e entrar no ecommerce para se manterem em contato com seus consumidores.
	Não só o marketplace de seus produtos mudou, mas foram instigadas a estudar o seu cliente e a “língua” a ser usada para uma comunicação mais efetiva com o mesmo. Empresas atuais não são mais cobradas apenas pela qualidade de seu produto, mas o significado e impacto na sociedade que o mesmo possuí, exigindo que grandes marcas se posicionem em relação a causas sociais e ambientais e que saibam se comunicar de maneira verdadeira e transparente, não aparentando apenas o desejo de “surfar na onda” de causas e problemas sociais do cotidiano.
QUESTÃO 4: Criada em 2015, a Agenda 2030 representa o consenso dos 193 países membros da ONU e tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, totalizando 169 metas que refletem temas voltados à promoção do crescimento econômico, à redução das desigualdades, à erradicação da pobreza e da fome, ao acesso universal e ao uso racional de água, entre outros. Um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), compromisso global firmado pelos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, é assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, até 2030. Nesse sentido, o terceiro objetivo da Agenda 2030 traz a seguinte proposta: “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.” O documento propõe atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos. 
PROPOSTA: Diante desse terceiro objetivo, expresso na Agenda 2030, com base em suas leituras e em seus conhecimentos de mundo, escreva um texto dissertativo argumentativo, respondendo à seguinte questão: como assegurar uma vida saudável aos brasileiros? (mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas, fonte Arial 12, espaço simples)
	O bem-estar e a saúde possuem implicações legais, sociais e econômicas, estando diretamente relacionados a outros objetivos do desenvolvimento sustentável. Conforme elucidado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é vista como um recurso para a vida diária, não o objetivo dela, abranger os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas, é um conceito positivo.
	Nos dias atuais, o intuito de manter uma vida saudável tem sido cada vez buscado pelo ser humano, e o mercado e seus preços impostos vem acompanhando esta busca. Alimentos orgânicos tiveram uma elevação em seus preços astronômicas se comparados aos últimos 5 anos, academias e atividades físicas tem cada vez mais sendo procuradas, porém para ter acesso ao estilo de vida saudável é necessário um custo médio que não se encontra acessível à toda a população brasileira.
	É necessário que o governo influencie na proposta de se manter uma vida saudável com programas que permitam uma rotina de atividades que proporcione ao cidadão o acesso a atividade de saúde que tornem sua vida mais longínqua e com maior qualidade, sempre se adequando ao poder de compra do mesmo.
	A economia e a política precisam se manter sólidas e prosperas para que programas que realmente visem o bem estar e a saúde venham a se tornar visíveis e atraentes para o povo. O investimento em saúde não só é benéfico para o cidadão, mas também para a economia, pois proporciona a redução de gastos do governo com medicamentos por exemplo.
QUESTÃO 5: 
 
TEXTO 1 
 
TEXTO 2 
 
TEXTO 3 
 
O Projeto de Lei 6.299/2002 altera o registro de agrotóxicos (produção, transporte, utilização e fiscalização, entre outros, de agrotóxicos, seus componentes e afins) e está em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta reduz poderes do Ibama e da Anvisa e concede ao Ministério da Agricultura a competência para a liberação dos agrotóxicos, propõe a flexibilização do controle do Estado, retira a competência de estados e municípios para elaborar leis mais específicas e restritivas e libera qualquer agrotóxico aprovado em pelo menos três países da Organização para Cooperaçãoe Desenvolvimento Econômico (OCDE), além de propor a mudança na denominação dessas substâncias, que passariam a ser chamados “produtos fitossanitários” ou “produtos de controle ambiental”. [...] RECINE, Elisabetta. Não queremos nem podemos comer mais veneno!. Le monde diplomatique Brasil: artigos, 15 maio 2018. Disponível em: <https://diplomatique.org.br/nao-queremos-nem-podemos-comer-mais-veneno/>. [Adaptado]. Acesso em: 20 ago. 2018. 
 
*Elisabetta Recine é presidenta do Consea, professora da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora. 
 
PROPOSTA: Produza uma dissertação sobre o tema: “Flexibilização do controle do Estado sobre os agrotóxicos, seus componentes e afins”. (mínimo 10 linhas e no máximo 15 linhas, fonte Arial 12, espaço simples)
O uso de agrotóxicos no Brasil sempre foi árduo motivo para debates acerca do assunto, o país chegou a receber o título de campeão no uso de agrotóxicos, o que resume bem a constância no uso de tais produtos que são usados par eliminar espécies não desejáveis pelo produtor rural e consequentemente aumentar a produção das lavouras. Com a aprovação da lei, os produtores receberiam mais um benéfico generoso, além das isenções fiscais que já perpetuam.
	O uso abusivo de agrotóxicos nas lavouras tem discussão pertinente acerca dos malefícios que estes promovem para a saúde e meio ambiente. Este mesmo uso abusivo tem relação direta com 70 mil intoxicações agudas e crônicas no país.
	A lei proposta vem a se apresentar de forma retrógrada e banalizada, como foco apenas no mercado e no benefício do produtor, sendo necessário uma análise profunda e considerável em torno dos malefícios que atualmente são causados e que podem piorar com a aprovação da lei.
Nome: Diego Filipe Rosa Ferreira
 
 
Matrícula: 20111102352
 
 
QUESTÃO 1:
 
Explique como funciona a Economia Circular e a Economia Linear. Nos 
vídeos exibidos nas aulas e no livro Cidades e Soluções, tivemos a oportunidade de 
verificar várias aplicações da economia circular, enuncie pelo menos quatro e explique 
com suas palavras
, de maneira sucinta, porém objetiva.
 
 
 
A economia linear organiza a sociedade de maneira a promover a extração cada 
vez maior de recursos naturais
, onde os produtos produzidos a partir destes recursos 
são utilizados até serem descartados como resíduos.
 
Já
 
a economia circular se baseia 
na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, substituindo 
o conceito de fim
-
de
-
vida da economia linear.
 
 
Exemplos de 
aplicações da 
economia circular: 
 
 
I) 
Marca portuguesa chamada Maria Maleta cr
ia coleção de malas com matérias 
sustentáveis e recicláveis.
 
II) 
Universidade de Coimbra 
desenvolveu floculantes naturais a partir de
 
resíduos da 
madeira do eucalipto para o tratamento de águas residuais.
 
III) Oil 2 Wax, empresa portuguesa vende velas deco
rativas e ecológicas que reutilizam 
óleos vegetais e azeites alimentares.
 
IV) 
Marca criada em Londres com o nome de PO
-
ZU cria calçados que podem ser 
reparados facilmente de acordo com o seu desenho, facilitando a durabilidade do 
mesmo.
 
 
QUESTÃO 2: 
A proposta da economia circular é: conceitual e prática que tem por 
objetivo diminuir o impacto ambiental e ao mesmo tempo trazer benefícios econômicos, 
contribuindo para inovação, desenvolvimento e criação e emprego. Comente com suas 
palavras c
omo alcançar esta proposta.
 
 
 
Para alcançar tal proposta é necessário o desenvolvimento de novos serviços e 
novos produtos economicamente viáveis e ecologicamente eficientes
. Através do 
redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio baseados n
os 
conceitos de economia circular é possível a otimização da utilização dos recursos da 
“cadeia” a fim de otimizar o uso de produtos, seus componentes e materiais dos ciclos 
técnicos ou biológicos, promovendo assim desenvolvimento econômico, com a 
otimizaç
ão no uso de recursos; contribuindo com a inovação, a partir de produtos 
“smart” em relação ao uso e impacto ambiental; e com o desenvolvimento e criação de 
emprego a partir de novos postos de trabalho criado pelo mercado “novo” a partir da 
economia circul
ar.
 
Nome: Diego Filipe Rosa Ferreira 
 
Matrícula: 20111102352 
 
QUESTÃO 1: Explique como funciona a Economia Circular e a Economia Linear. Nos 
vídeos exibidos nas aulas e no livro Cidades e Soluções, tivemos a oportunidade de 
verificar várias aplicações da economia circular, enuncie pelo menos quatro e explique 
com suas palavras, de maneira sucinta, porém objetiva. 
 
 A economia linear organiza a sociedade de maneira a promover a extração cada 
vez maior de recursos naturais, onde os produtos produzidos a partir destes recursos 
são utilizados até serem descartados como resíduos. Já a economia circular se baseia 
na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, substituindo 
o conceito de fim-de-vida da economia linear. 
 
Exemplos de aplicações da economia circular: 
 
I) Marca portuguesa chamada Maria Maleta cria coleção de malas com matérias 
sustentáveis e recicláveis. 
II) Universidade de Coimbra desenvolveu floculantes naturais a partir de resíduos da 
madeira do eucalipto para o tratamento de águas residuais. 
III) Oil 2 Wax, empresa portuguesa vende velas decorativas e ecológicas que reutilizam 
óleos vegetais e azeites alimentares. 
IV) Marca criada em Londres com o nome de PO-ZU cria calçados que podem ser 
reparados facilmente de acordo com o seu desenho, facilitando a durabilidade do 
mesmo. 
 
QUESTÃO 2: A proposta da economia circular é: conceitual e prática que tem por 
objetivo diminuir o impacto ambiental e ao mesmo tempo trazer benefícios econômicos, 
contribuindo para inovação, desenvolvimento e criação e emprego. Comente com suas 
palavras como alcançar esta proposta. 
 
 Para alcançar tal proposta é necessário o desenvolvimento de novos serviços e 
novos produtos economicamente viáveis e ecologicamente eficientes. Através do 
redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio baseados nos 
conceitos de economia circular é possível a otimização da utilização dos recursos da 
“cadeia” a fim de otimizar o uso de produtos, seus componentes e materiais dos ciclos 
técnicos ou biológicos, promovendo assim desenvolvimento econômico, com a 
otimização no uso de recursos; contribuindo com a inovação, a partir de produtos 
“smart” em relação ao uso e impacto ambiental; e com o desenvolvimento e criação de 
emprego a partir de novos postos de trabalho criado pelo mercado “novo” a partir da 
economia circular.

Continue navegando