Buscar

Prova discursiva Psicomotricidade doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova discursiva Psicomotricidade
1-Trabalhar o esquema corporal é uma importante estratégia para facilitar a aprendizagem de nossas crianças, pois, para muitos estudiosos, uma deficiência de aprendizagem no esquema corporal pode gerar transtornos nas áreas motoras. Partindo desta informação, disserte sobre três desses transtornos motores que poderão surgir pela deficiência no esquema corporal.
Resposta esperada:
Uma pessoa com deficiência no esquema corporal pode apresentar dificuldade diversas de coordenação motora como postura inadequada, ritmo mais lento na realização de atividades, dificuldade de localizar-se no tempo e espaço, dificuldade de relacionar-se com outras pessoas, etc. Os transtornos psicomotores são alterações neurológicas que afetam o desenvolvimento motor da pessoa, dentre esses transtornos podemos citar: 
Instabilidade Psicomotora, que é o transtorno onde a criança não consegue expressar nem manter os movimentos de forma constante, por isso algumas podem manifestar comportamentos explosivos e agressivos, pois não conseguem controlar os seus movimentos. Crianças com esse transtorno podem ter paratonias e tensão musculares severas caracterizando umas instabilidade tensional, ou serem hipotônicas, elásticas e bastante flexíveis, o que é chamado de deiscência. Em geral esse tipo de transtorno pode ocasionar dispersão, agitação, ansiedade e inquietação; a criança não consegue começar e terminar a brincadeira e produções corporais.
Inibição Psicomotora: as crianças com esse transtorno apresentam pouca expressão corporal e facial para se comunicar e geralmente não usam o seu corpo para se relacionar, são quietas demais e aparentam ser frágeis e debilitadas. As características principais desse transtorno são: ansiedade constante, problemas de coordenação motora; distúrbios de conduta; tiques; problemas/distúrbios de pele, glandulares ou circulatórios; enurese e encoprese; rendimento superior escolar comparado às crianças com debilidades psicomotoras, porem com fracassos em provas individuais por conta da ansiedade.
Debilidade psicomotora: Esse transtorno pode ser apresentado de duas formas, através de paratonia, que é a rigidez muscular comumente ocasionada nos braços e pernas (nos quatro membros ou apenas em dois), a criança não consegue ficar parada em posição reta, deixando a postura meio estranha e deselegante; ou através da sincinesia, que é quando um musculo é ativado sem necessidade durante algum movimento. As crianças com esse tipo de transtorno podem ter dificuldade com os movimentos finos, por exemplo, os movimentos de pinça, e movimentos imprecisos com as pernas e braços; as principais características desse transtorno são os tremores de lábios, língua, dedos e pálpebras; afetividade comprometida bem como a intelectualidade; sonolência e apatia maior que outras crianças; distúrbios da linguagem, atenção deficiente e coordenação motora pobre; isolamento social, birra, ansiedade em situações difíceis; dificuldade na aprendizagem, etc.
Outros transtornos são a Dipraxia, que é quando o individuo apresenta desordem corporal, dificuldade na coordenação motora; e a Lateralidade cruzada, que é quando não há dominância de um lado do cérebro para as funções motoras o que ocasiona uma confusão no cérebro em relação a noção de espaço podendo ocasionar prejuízo na leitura e escrita. 
	2-A palavra psicomotricidade nos faz pensar imediatamente em movimento, corpo, mente, espaço e ação, tudo acontecendo ao mesmo tempo, não é verdade? Psicomotricidade, em latim, significa alma e movimento, o que em outras palavras poderia ser definida como educação integral do ser humano. A partir dessa informação, quais seriam os objetivos da psicomotricidade? 
Respsota esperada:
A psicomotricidade deve proporcionar aos educandos oportunidades de se conhecerem melhor, descobrirem seu corpo e todas as oportunidades que ele pode fornecer por meio da satisfação das suas necessidades emocionais e afetivas auxiliando no seu desenvolvimento escolar. O aluno deve se sentir bem conforme conhece seu corpo e o desenvolve através de suas experiências. A finalidade da psicomotricidade é aperfeiçoar o ato mental e a conduta consciente do individuo onde emerge a elaboração do ato motor; elevar as sensações e percepções a níveis de consciência, símbolos e conceitos indo da ação aos símbolos e passando pela verbalização; reorganizar e dar mobilidade as funções psíquicas e emocionais relacionadas em toda experiência de dimensão, desde bebe até a velhice; harmonizar e maximizar o potencial motor, afetivo ou cognitivo, desenvolvimento da personalidade, capacidade de adaptação social e processamento da informação do individuo, fazer do corpo uma síntese da personalidade equilibrando o psiquismo com o desenvolvimento motor com a finalidade de promover a adaptação a novas situações. Os educadores devem observar e ter conhecimento do desempenho do aluno deve auxiliá-lo a tomar consciência de seus bloqueios realizando exercícios adequados para superá-los, estimulando as áreas psicomotoras, cognitivas e afetivas que devem ser trabalhadas de maneira interligada, pois a prática da psicomotricidade deve ser entendida como um processo que auxilia a criança em todo seu processo desde a expressividade motora até a capacidade de tomar distancia de suas emoções favorecendo seu desenvolvimento corporal-afetivo.

Continue navegando