Buscar

Educação Popular AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Educação Popular - 20202.B
AV2 - 2B
6/6
Tentativa 1Enviado: 21/11/20 09:07 (BRT)
6/6
1. Pergunta 1
/0,6
Do ponto de vista do pensamento comunitário, a relação entre a individualidade e o coletivo se relaciona da seguinte maneira: o indivíduo deve respeitar a ordem geral da mesma forma que é respeitada sua própria autonomia e liberdade pessoal.
A partir dos nossos estudos podemos de modo geral definir “comunitarismo” em diálogo com a ideia de:
1. 
Relativo à comunidade, que é comum a vários indivíduos; realizado ou idealizado por várias pessoas, geralmente por quem vive ou compartilha do mesmo espaço, território, sociedade: trabalho comunitário; em que há um sentimento social, com a participação de várias pessoas.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/0,6
Diante das transformações que vêm ocorrendo na sociedade moderna, a concepção de escola e sua função social precisam ser revistas e repensadas. Assim a escola contemporânea deve apresentar praticas pedagógicas que visem, EXCETO:
.
1. 
Educação autoritária, compartimentada, com currículo fragmentado e distanciado das transformações sociais e da vida e cultura dos alunos.
Resposta correta
3. Pergunta 3
/0,6
Método científico é o conjunto das normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos que têm o rigor da ciência, ou seja, é um método usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo. O método se configura em:
1. 
um trabalho sistemático na busca de respostas às questões estudadas
Resposta correta
4. Pergunta 4
/0,6
O projeto multidisciplinar constitui uma condição para a melhoria da qualidade do ensino, pois supera a clássica fragmentação existente entre as disciplinas e contribui para a formação global do educando. Então ao estabelecer a seguinte questão, deve-se:
1. 
diálogar entre os conteúdos, levantam-se questões interdisciplinares e identificam-se pontos comuns entre eles, levando o educando a um melhor entendimento do mundo concreto e à compreensão dessas relações
Resposta correta
5. Pergunta 5
/0,6
Durante nossos estudos, pontuamos que as formas, instrumentos e critérios de avaliação na educação popular devem ser baseados:
1. 
Em um caráter formativo e, por isso, requer uma postura dialética que compreenda a avaliação como parte do processo de aprendizagem.
Resposta correta
6. Pergunta 6
/0,6
Todo o trabalho sério segue alguns critérios e métodos. Existe o método empírico, dialético, dedutivo e científico. Esse último pode ser definido como:
1. 
Um trabalho cuidadoso, que segue um caminho sistemático, sendo a ferramenta do pesquisador, que, no fim de seu processo de pesquisa, explica e prevê um conjunto de ocorrências provenientes da aplicação de suas teses.
Resposta correta
7. Pergunta 7
/0,6
Na contemporaneidade é sabido que o projeto multidisciplinar constitui uma condição para a melhoria da qualidade do ensino, pois supera a clássica fragmentação existente entre as disciplinas e contribui para a formação global do educando. 
A partir desse contexto o professor deve:
1. 
Precisa mudar sua postura frente à classe, ou seja, ele deve proporcionar atividades que integrem as diversas disciplinas.
Resposta correta
8. Pergunta 8
/0,6
Uma das maiores referências dos fundamentos da Educação popular, o educador Paulo Freire considera que a metodologia dessa aérea do conhecimento pode ser aplicada em contextos de escolas rurais, instituições socioeducativas, grupos indígenas e ensino de jovens e adultos. Essa proposta difere da Educação Tradicional devido a não ser uma educação imposta, em que o professor deposita os saberes prontos em seus alunos, mas, pelo contrário, utiliza os saberes dos estudantes e de sua comunidade, incentivando a troca de conhecimentos entre educadores e educandos, e valoriza e problematiza os saberes populares, sem subjugá-los pelos saberes acadêmicos, mas articulando-os uns com os outros.
Sobre Educação popular, os diálogos sobre Freire e os educandos enquanto sujeitos históricos, podemos considerar que:
1. 
O espaço de educação deve está sempre disponível para o diálogo, incentivando a voz dos educandos e proporcionando a leitura crítica e a reflexão para que se torne ação.
Resposta correta
9. Pergunta 9
/0,6
O conhecimento a priori faz parte da razão pura, é universal e necessário, assim como:
1. 
Não necessita da experiência sensorial para acontecer, e é essencial e aplicado a tudo e a todos
Resposta correta
10. Pergunta 10
/0,6
“Já não se pode afirmar que alguém liberta alguém, ou que alguém se liberta sozinho, mas os homens se libertam em comunhão”. Paulo Freire (1987). Ao refletir a partir das palavras de Freire, o papel do Educador popular é de mediador ou ponte para a formação do sujeito. Desta maneira, é possível destacar que:
1. 
O educador popular não se constitui em um transmissor de informações descontextualizadas da realidade dos sujeitos com quem atua, por outro ele também não se restringe a um facilitador de aprendizagens.
Resposta correta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais