Buscar

Por que a Educação Popular não pode ser simplesmente considerada como uma educação informal? Aliado a isso, quais bases conceituais conseguem ident...

Por que a Educação Popular não pode ser simplesmente considerada como uma educação informal? Aliado a isso, quais bases conceituais conseguem identificar-se na fundamentação da Educação Popular? Quais suas impressões sobre a oferta nas escolas da educação popular?

A Educação Popular não pode ser simplesmente considerada como uma educação informal porque tem por objetivo a formação de sujeitos com conhecimento e consciência cidadã e a organização do trabalho político para afirmação do sujeito.
As bases epistemológicas da Educação Popular são o diálogo, a amorosidade, a conscientização, a transformação da realidade e do mundo, partir da realidade concreta, a construção do conhecimento e pesquisa participante e a sistematização de experiências e do conhecimento.
A oferta nas escolas da educação popular não é suficiente, é preciso construir uma escola pública popular que estimule o aluno a perguntar, a criticar, a criar, onde se propõe a construção do conhecimento coletivo, articulando o saber popular e o saber crítico, científico, mediado pelas experiências no mundo.

Essa pergunta também está no material:

Desafio Colaborativo_Educação Popular

Educacao Popular Faculdade Maurício de Nassau de MaceióFaculdade Maurício de Nassau de Maceió

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sua pergunta parece ser uma afirmação e não uma pergunta. Mas, de qualquer forma, vou responder a ela. A Educação Popular não pode ser considerada simplesmente como uma educação informal, pois ela tem objetivos específicos de formação de sujeitos críticos e conscientes, além de buscar a organização política para a afirmação desses sujeitos. A educação popular é uma prática pedagógica que se baseia em uma concepção de educação que valoriza o diálogo, a amorosidade, a conscientização, a transformação da realidade e do mundo, a construção do conhecimento e pesquisa participante e a sistematização de experiências e do conhecimento. As bases conceituais da Educação Popular estão relacionadas à pedagogia crítica, que busca a transformação social por meio da educação. Essa pedagogia se baseia em uma concepção de educação que valoriza a participação ativa dos sujeitos no processo de construção do conhecimento, a reflexão crítica sobre a realidade e a busca por transformações sociais. Quanto à oferta nas escolas da educação popular, é preciso dizer que ainda é insuficiente. É necessário construir uma escola pública popular que estimule o aluno a perguntar, a criticar, a criar, onde se propõe a construção do conhecimento coletivo, articulando o saber popular e o saber crítico, científico, mediado pelas experiências no mundo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais