Buscar

auditoria

Prévia do material em texto

Auditoria Operacional 
Assinale a alternativa correta em relação as afirmativas: I - Na Administração Pública os dirigentes podem agir com independência absoluta; II - Devem agir de acordo com as normas legais que fixam as competências dos órgãos; III - Não podem praticar atos que que não objetivem o interesse ou fim público
	São verdadeiras as afirmativas I e II
	São verdadeiras as afirmativas I e III
	É verdadeira a afirmativa I
Errado		São verdadeiras as afirmativas I, II e III
Errado		São verdadeiras as afirmativas II e III
 	
2.
Assinale a alternativa correta em relação ao sistema de freios e contrapeso no controle externo: I - A Constituição Federal, ao proclamar o princípio da separação de poderes, cria obstáculo absoluto a que um poder fiscalize o outro. II - O princípio da independência dos poderes, como adotado pela Constituição Federal, é incompatível com o julgamento de membro do Judiciário pelo Poder Legislativo. III - O poder soberano é uno e indivisível e emana do povo. A separação dos poderes determina apenas a divisão de tarefas estatais, de atividades entre distintos órgãos autônomos. Essa divisão, contudo, não é estanque, pois há órgãos de determinado poder que executam atividades típicas de outro.
	Estão corretas as afirmativas I e II
	Está correta somente a afirmativa II
Certo		Está correta somente a afirmativa III
	AEstá correta somente a afirmativa I
	Estão corretas as afirmativas I II e III
	Gabarito
Comentado	
 	
3.
A respeito do controle externo exercido pela Administração Pública brasileira, são verdadeiras as seguintes afirmativas, exceto:
Errado		O controle externo consiste na atuação da função fiscalizadora do povo, através de seus representantes, sobre a administração financeira e orçamentária.
	Considerando controle externo como aquele realizado por órgão não-pertencente à estrutura do produtor do ato a ser controlado, é correto afirmar que, no Brasil, o TCU não é o único componente do poder público encarregado daquela modalidade de controle.
	De acordo com o artigo 70 da Constituição Federal, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo e interno.
Errado		O controle externo visa a comprovar a probidade da Administração e a regularidade da guarda e do emprego dos bens, valores e dinheiros público, assim como a fiel execução do orçamento.
	O controle externo é efetuado por órgão, ente ou instituição exterior à estrutura da Administração, situando-se nesta espécie o controle realizado por instituições políticas (Poder Legislativo), por instituições técnicas (Tribunais de Contas) e por instituições precipuamente jurídicas (Poder Judiciário).
	Gabarito
Comentado	
 	
4.
De acordo com o raciocínio do controle horizontal, os três poderes devem prestar contas:
	Ao Poder Executivo
Errado		Aos Tribunais de Contas da União
	Ao Poder Judiciário e Executivo, em conjunto
	Ao Poder Legislativo
Errado		Ao Poder Judiciário
	Gabarito
Comentado	
 	
5.
A regra básica do Estado de Direito é que governantes e governados se subordinam à lei. Daí a necessidade de exercer, quanto à Administração Pública, o desempenho de uma função fiscalizadora, incluindo a atividade financeira do Estado. A Fiscalização financeira, orçamentária e outras, conexas, será exercida pelo:
	Congresso Nacional.
	Tribunal de Contas e Tribunais do Poder Judiciário.
Errado		Congresso Nacional e pelo sistema de controle interno de cada entidade.
Errado		Sistema de controle interno de cada entidade.
	Congresso Nacional, partidos políticos e sindicatos.
	Gabarito
Comentado	
 	
6.
Assinale a alternativa correta em relação ao controle externo: I - o controle administrativo ou executivo só pode ser exercido por iniciativa da própria autoridade competente, excluída a ação provocada pelos administrados. II - o controle legislativo ou parlamentar, exercido pelos órgãos que compõem o Poder Legislativo, alcança os demais poderes, inclusive suas administrações indiretas. III - o controle judicial, exercido tanto em relação à legalidade quanto à moralidade, restringe-se aos atos vinculados, não se aplicando aos atos discricionários.
	Está correta somente a afirmativa III
	Estão corretas as afirmativas I e II
Certo		Está correta somente a afirmativa II
	Estão corretas as afirmativas I II e III
	Está correta somente a afirmativa I
	Gabarito
Comentado	
 	
7.
Segundo o STF, o Ministério Público do Tribunal de Contas é formado por:
	Procuradores da República.
Errado		Procuradores do Tribunal de Contas
Errado		Promotores de justiça estaduais
	Procuradores de justiça estaduais.
	Procuradores regionais da República
	Gabarito
Comentado	
 	
8.
Os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, devem prestar contas:
	As Controladorias e Defensorias Públicas
	Ao Congresso Nacional
Errado		As Defensorias Públicas
	As Controladorias Públicas
Errado		Aos Tribunais de Contas da União

Continue navegando