Buscar

Barras Axiais Submetidas à Força Axial de Tração2

Prévia do material em texto

Barras Axiais Submetidas à Força Axial de Tração
Os tipos mais comuns de barras tracionadas são: barras redondas, barras chatas, cantoneiras simples ou compostas, perfil U simples e perfil I simples.
Fonte: http://site.ufvjm.edu.br/icet/files/2016/07/AULA02%E2%80%93DIMENSIONAMENTO-DE-PECAS-TRACIONADAS.pdf
As ligações nas extremidades das barras tradicionais podem ser através de: rosca, porca (barras rosqueadas), soldagem, parafusos.
Um modo de colapso de barras tracionadas está relacionado à região de ligação e se manifesta quando a tensão atuante na área líquida efetiva (Ae ) atinge o valor da resistência à ruptura do aço ( fu ). Nessa situação, a barra se rompe, em um estado-limite último que recebe a denominação de ruptura da seção líquida. A Figura 6.26a mostra a ocorrência desse estado-limite em um perfil I ligado pelas mesas por meio de parafusos.
Outro modo de colapso se manifesta quando a tensão de tração atuante ao longo do comprimento da barra, portanto, na sua seção bruta (Ag ), atinge o valor da resistência ao escoamento do aço ( fy ). Nessa circunstância, a barra está em situação de escoamento generalizado e sofre alongamento excessivo, o que pode provocar a ruína da estrutura da qual faz parte. A esse estado-limite último dá-se o nome de escoamento da seção bruta. Um caso típico é apresentado na Figura 6.26b, na qual uma treliça de cobertura entra em colapso pelo fato de o banzo inferior escoar por tração e ter seu comprimento aumentado significativamente.
É importante observar que o escoamento da seção líquida, ao contrário do escoamento da seção bruta, não representa um estado-limite último. No escoamento da seção bruta, praticamente toda a barra entra em estado de escoamento, o que faz seu aumento de comprimento ser excessivo. No escoamento da seção líquida, apenas a região de ligação escoa, e a barra como um todo sofre um aumento de comprimento pouco significativo. O colapso dessa seção, portanto, só fica caracterizado quando ela se rompe.
A condição de segurança para a estabilidade de barras metálicas tracionadas, em função do estado limite último, é definida por:
Nt,Sd ≤ Nt,Rd
Onde:
Nt,Sd : força axial de tração solicitante de cálculo; 
Nt,Rd : força axial de tração resistente de cálculo;
Deve-se verificar se as barras atendem ao requisito mínimo recomendado quanto ao índice de esbeltez, tomado como a maior relação entre o comprimento destravado e o raio de giração correspondente (L/r) não exceda 300.
Lb,x o comprimento destravado na direção x; 
Lb,y o comprimento destravado na direção y; 
rx o raio de giração na direção x;
ry o raio de giração na direção y;

Continue navegando