Buscar

atividade 1.1 BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO


Prévia do material em texto

Nome Completo: Nathalia Regina dos Santos
	RGM: 18874894
	Instituição: Universidade Cidade de São Paulo
	Data: 19/11/2020
	Curso: Licenciatura Plena em História
	Disciplina: Estagio Curricular Supervisionado Em História no Ensino Médio
ATIVIDADE 1.1 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Analise a BNCC e sua correlação com os direitos humanos ou as ODS 2030 e elabore um texto dissertativo, com o mínimo de uma lauda, conforme as orientações a seguir:
Materiais de referência para realização da atividade: 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase
https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos
http://www.agenda2030.com.br/os_ods/
Produção do Texto Dissertativo.
O texto dissertativo (com suas palavras) deverá fazer menção à:
a) Origem da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
b) Competências Gerais presentes na BNCC (consultar a introdução documento);
c) Uma Competência Específica do Ensino Médio e pelo menos 01 artigo da Declaração dos Direitos Humanos ou pelo menos 01 ODS (Objetos de Desenvolvimento Sustentável);
d) Explique a correlação entre a importância da presença e do desenvolvimento da competência específica escolhida, na formação do estudante egresso do ensino médio. 
Digite aqui o seu texto:
Como bases da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 10 de dezembro de 1948 na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em Paris, temos; o direito à vida, à liberdade e à igualdade. Esse documento concretizou o desejo da humanidade em coexistir com a presença da proteção universal dos direitos humanos como um preceito comum a ser adquirido por todas as nações após o terror vivenciado na Europa durante as guerras mundiais.
Pensando nisso a (BNCC) Base Nacional Comum Curricular um documento que aspira ser um norteador do que é ensinado nas escolas brasileiras. Suas competências gerais visam de fato introduzir nas vidas de nossos alunos a utilização e valorização de todo o conhecimento adquirido historicamente.
A BNCC busca orientar a elaboração do currículo de cada escola, tendo em conta as características regionais, sociais e metodológicas de cada escola. 
Almejando exercitar a curiosidade de nossas crianças, trabalhando diretamente com a imaginação e criatividade dessas mentes em formação, criando um universo cultural- artístico, fazendo com que possam formular soluções praticas para resolução de problemáticas.
Uma dessas abordagens é a utilização de diferentes linguagens, verbais e não-verbais, fazendo uso conjunto de tecnologias digitais, produzir e valorizar saberes, com base em fatos mundiais e locais, sempre exercendo seu papel de cidadão engajado com os problemas que assolam nosso mundo.
O cuidado de exercitar a empatia, apreciar e compreender cuidar-se tanto física quanto emocionalmente, valorizar e respeitar a diversidade cultural com ética, democracia e solidariedade.
Com base no artigo Artigo 26 inciso 1 da Declaração Universal do Direitos Humanos:
1. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, está baseada no mérito. 
Sendo assim um dos principais objetivo da BNCC é assegurar a educação com equidade, definindo competências gerais para a formação do aluno/cidadão em cada ano de sua educação básica. 
Na mesma linha de pensamento segue o Objetivo 4. Educação de Qualidade da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).:
- Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Junto a esses pensamentos se faz necessário ter conhecimento do que se deseja produzir, quais as principais necessidades que requer seu esforço. É aí que entra O Conhecimento como uma competência especifica, sendo o aprendizado continuo colabora para a composição de uma comunidade justa, inclusiva e democrática. 	
Transformar a BNCC em realidade torna-se cada vez mais significativo o Brasil pois promove a equidade, reduzindo as desigualdades educacionais fazendo-a de qualidade para todos os brasileiros.

Continue navegando