Buscar

Modelo_MAPA_-_HISTORIA_DO_PENSAMENTO_GEOGRAFICO (1)

Prévia do material em texto

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	R.A.:17530155
	Acadêmico:	JOSÉ ALCIDE BRITO JUNIOR
	Curso: GEOGRAFIA
	Disciplina:	HISTORIA DO PENSAMENTO GEOGRAFICO
	Instruções para Realização da Atividade	
1. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
2. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos será zerado;
3. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador e envie em forma de anexo;
4. Formatação exigida: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
5. No desenvolvimento de seu texto, argumente de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina;
6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
7. Critérios de avaliação: Atendimento ao Tema, Constituição dos Argumentos, Organização das Ideias, Correção Gramatical e Adequação às normas sobre citações e referências, sempre com base na ABNT;
VALOR DA ATIVIDADE: 1,0 PONTO
PRAZO PARA POSTAGEM: 31/08 a 28/09/2017 (23h59 – horário oficial de Brasília/DF)
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Tutor Mediador.
Bons estudos!
	
Defina a corrente de pensamento da qual o trecho exposto faz parte.
	
CULTURAL
Cite, no mínimo, 02 autores que compõem a corrente de pensamento apresentada.
	
YI-FU TUAN E PAUL CLAVA
Apresente um trecho de 10 a 15 linhas de uma obra, devidamente referenciada, que represente a corrente de pensamento abordada, destacando elementos que relacionam tal trecho à corrente em questão.
	
“A superfície da Terra é extremamente variada. Mesmo um conhecimento casual com sua geografia física e abundância de forma de vida, muitos nos dizem. Mas são mais variadas as maneiras como as pessoas percebem e avaliam essa superfície. Duas pessoas não vêem a mesma realidade. Nem dois grupos sociais fazem exatamente a mesma avaliação do meio ambiente. própria visão científica está ligada à cultura- uma possível perspectiva entre muitas. A medida que prosseguimos neste estudo, a abundância desnorteadora de perspectivas, nos níveis tanto individual como em grupo, torna-se cada vez mais evidente, e corremos o risco de não notar o fato de que, por mais diversas que sejam as nossas percepções do meio ambiente, como membro da mesma espécie, estamos limitados a ver as coisas de uma certa maneira. Todos os seres humanos compartilha percepções comuns, um mundo comum, em virtude de possuírem órgãos similares...”
 
	Autor: Tuan, Yi Fu, - Titulo: Topofilia: Um Estudo da Perceção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente, 1930, capitulo2, p 6.
	
Conclua a análise, em até 10 linhas, apresentando sua opinião sobre a corrente de pensamento referenciada no excerto.
	
Ao longo da história a relação entre o homem e o seu meio foi item de fundamental importância na chamada luta pela sobrevivência. Atualmente, com o desenvolvimento das ciências e o processo de racionalização dos meios produtivos, as sociedades se preocupam em extrair da natureza as suas demandas de consumo. A relação Homem-Natureza é uma das mais contraditórias que existem, pois ao mesmo tempo que o homem necessita da natureza a destrói com os seus processos industriais. A mesma natureza que oferece matérias-primas para as indústrias criadas pelo homem é aquela que é agredida pelos processos industriais. O homem com suas atitudes inadequadas, lança a todo o momento resíduos no meio ambiente, desmatam para construir, retiram produtos proveniente dela e colocam várias espécies de animais em extinção. Fazendo assim, estamos limitados a ver as coisas de uma certa maneira.

Continue navegando