Buscar

PIM VII GESTÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

12
WAGNER BONELLI
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII
A GESTÃO FINANCEIRA DA EMPRESACEBRACE
TAUBATÉ - 2020
WAGNER BONELLI
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII
A GESTÃO FINANCEIRA DA EMPRESACEBRACE
Trabalho apresentado que consiste no desenvolvimento de um projeto em formato de pesquisa acadêmica, com propósito de propiciar condições à ampliação do conhecimento e ao desenvolvimento prático de uma série de conceitos teóricos, a partir da integração multidisciplinar com foco em uma empresa.
TAUBATÉ - 2020
RESUMO
Esta pesquisa apresenta as definições da controladoria, das fontes de financiamento e do desenvolvimento sustentável, pois diversos indivíduos obtêm definições diversas. As organizações possibilitaram introduzir técnicas de planejamento e de para esses três itens, onde as tornam cada vez mais refinadas. A Controladoria não se limita ao registro estático dos fatos contábeis, mas também, engloba o processo de planejamento e de análise, além do controle propriamente dito de todos os fatos da empresa. Os fundos de financiamento mostram como as organizações se mantém ativas no capital e o desenvolvimento sustentável prova o quanto as mesmas estão se atentando aos resíduos que são dispensados no meio ambiente. A Cebrace faz um grande trabalho quanto aos temas citados e esta pesquisa foi retirada de sites da internet, onde contam mais sobre a história da empresa.
Palavras-chave: Controladoria; Fontes de Financiamento; Desenvolvimento Sustentável; Capital.
ABSTRACT
This research presents the definitions of controllership, sources of financing and sustainable development because several individuals obtain different definitions. The organizations made it possible to introduce planning and planning techniques for these three items, where they become more and more refined. Controllership is not limited to the static recording of accounting facts, but also encompasses the planning and analysis process, in addition to the actual control of all company facts. Financing funds show how organizations remain active in capital and sustainable development proves how much they are paying attention to the waste that is released into the environment. Cebrace does a great job on the topics mentioned and this research was taken from internet sites, where they tell more about the company's history.
Keywords: Controllership; Financing source; Sustainable development; Capital.
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	6
2.	DESENVOLVIMENTO	7
2.1	CONTROLADORIA	7
2.2	FONTES DE FINANCIAMENTO	8
2.3	DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL	9
3.	CONCLUSÃO	11
4.	REFERÊNCIAS	12
1. 
2. INTRODUÇÃO
A Cebrace é uma empresa que produz vidros e faz parte do grupo Saint Gobain. Ela se preocupa com o bem-estar das pessoas que adquirem o seu produto e por essa razão investe em ações que só trazem benefícios para as comunidades carentes e as entidades filantrópicas que estão próximas às unidades de Jacareí e Caçapava, no interior de São Paulo, e em Barra Velha, no estado de Santa Catarina. 
Entre suas ações, a Cebrace faz a doação de seus produtos e ativos imobilizados com boas condições para entidades sem fins lucrativos e organizações não governamentais próximas às suas fábricas e que tenham planejamentos que comprovadamente possam auxiliar às necessidades e fatores de interesse social.
A pesquisa também mostra que, hoje em dia, para se abrir uma empresa é preciso muito mais do que ideias e um local bacana, é preciso de dinheiro. E como esse dinheiro chega aos bolsos dos empresários? Como a empresa se mantém em questão monetária? Nesta leitura o tema fundos de financiamento o desenvolvimento sustentável será abordado e apresentado como a Cebrace se comporta diante desses fatores e o porque ela se mantém uma posição de uma das melhores empresas dispostas a salvar o planeta e cuidar do meio ambiente.
3. DESENVOLVIMENTO
2.1 CONTROLADORIA
Segundo levantamento do IBGE, 48,2% das organizações brasileiras fecham suas portas após apenas três anos da existência.
Isto é, quase metade das organizações acabam por errar e se acidentar, saindo da concorrência ainda no primeiro ano.
E, de acordo com pesquisas feitas pelo Sebrae, quase todos as razões para o fechamento precoce está relacionado à ausência de um planejamento correto e ao total descontrole na hora de gerir o negócio. O final da história é sempre o mesmo: se existisse, entre os empresários brasileiros, uma cultura mais dissipada da controladoria, esta estatística, sem dúvidas, seria menor.
A Controladoria é responsável pela direção orçamentária e administrativa de uma organização. Pode ser levada em conta como uma evolução na área da Contabilidade, pois além dos fatores contábeis e econômicos, atua continuamente com a administração da mesma como um todo.
Outra perspectiva considera a Controladoria como um setor administrativo que dispõe de vários conhecimentos para auxiliar e acompanhar as outras áreas de uma organização no processo de administração organizacional. Diante disso, centraliza-se em uma única área com a responsabilidade da criação de dados e informações para a ajuda nas tomadas de decisões.
Numa ótica mais global da área, a função da Controladoria está em ordenar e controlar a gestão da economia e da administração. Tudo isso com o foco de atingir seus objetivos e aprimorar os resultados. Para que isso aconteça, utiliza-se de conhecimentos científicos do setor contábil e administrativo, ao mesmo instante que atua ao lado dos gestores de todas os setores na coleta de informações para a realização do Planejamento Orçamentário.
Para D'Ambrosio (1999), o controller é uma função estratégica com grandes responsabilidades substanciais no planejamento da organização. Se responsabiliza por diferentes apresentações em diferentes empresas. Tung (1993) cita que a palavra controller não existia no vocabulário brasileiro e foi incluída no vocabulário administrativo há pouco tempo, sendo estabelecida pelo autor como o executivo de finanças de empresas de grande e médio porte.
A Cebrace conta com os melhores colaboradores para desenvolver a controladoria da empresa e todo o planejamento para as tomadas de decisão e a conquista de novos clientes. Cada um responde por sua função e desenvolve a melhor forma para desempenhar o seu papel.
2.2 FONTES DE FINANCIAMENTO
Com o crescimento e a evolução do setor, o Ministério do Meio Ambiente expõe as fontes de Financiamento para empresas responsáveis por resíduos sólidos no país que podem ser usadas pelo setor público e/ou particular. Vale ressaltar que para que um Município receba o acesso livre a qualquer uma dessas possibilidades de financiamento, é preciso, pois a qualidade do mesmo será o fator de avaliação dos bancos, como dito na Lei 12.305/2010. Hoje em dia no Brasil, apenas quem não descumpriu os requerimentos dessa Lei estão de fora das linhas de financiamento da União.
As fontes de financiamento a que a grande maioria das pessoas pesquisa para começar uma organização, incluem suas poupanças pessoais e os empréstimos bancários realizados ou de amigos e familiares.
A fonte de financiamento externa mais comum são os empréstimos bancários. Para estabelecer o risco do empréstimo e o analisar o mérito de todo o projeto, o histórico do empreendedor junto a instituição de crédito, as certificações pessoais por ele oferecidas e mesmo o montante da sua poupança que quer investir.
Alguns empreendedores buscam também a crédito em seu próprio nome para auxiliar no financiamento para a abertura do negócio.
Dinheiro emprestado por familiares e amigos são também uma opção de financiamento bastante constante. Empréstimos informais possibilita maior flexibilidade em questão de juros e parcelas de pagamento.
A empresa em discussão, a Cebrace tem o seu capital de giro e com isso sua fonte de financiamento é o dinheiro que gira em caixa, onde a receita total foi impulsionada pelas vendas de produtos para a indústria automotiva, principalmente vidros planos. A demanda por vidros
planos para a construção, principalmente em interiores, também tem crescido.
Em 2019, a receita consolidada de todas as organizações do segmento de vidro nos países: Brasil, na Argentina e no Chile. Segundo o executivo, a expectativa de alta do faturamento da Saint-Gobain e as empresas de seu grupo, incluindo a Cebrace, na região será de 12% em 2021.
2.3 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Por questão de versatilidade, o vidro é um material que tem atingido espaço relevante no planejamento dos profissionais dedicados a gerar projetos de green building (construção verde). Não somente por ser 100% reciclável, mas unir a estética e a alta performance nas edificações. Esse fator faz com que o vidro permaneça em destaque quando colocado ao lado de um outro material para a mesma finalidade. Palavras de Carlos Henrique Mattar, que é o gerente de desenvolvimento de mercado da Cebrace, líder na produção e comercialização de vidro plano e primeira do setor vidreiro a ser membro fundador do Green Building Council Brasil (GBC).
A clareza transparência do material do vidro alcança uma melhor iluminação natural nos ambientes o que gera muita economia com energia elétrica. Este fator é essencial para o alcance de pontos no LEED, por exemplo, e como resultado para atingir certificação verde. Esses benefícios talvez sejam os mais evidentes para muitas pessoas. Entretanto, a aplicação do vidro hoje em dia ultrapassa muitas barreiras, a evolução na tecnologia possibilitou o desenvolvimento de vidros de alta performance como os autolimpantes e os de prevenção aos raios UVB e acústico. Todos os modelos com responsáveis pela preservação natural.
Além das novidades, a Cebrace disponibiliza um leque de produtos especiais que respondem às exigências do mercado e do consumidor no que diz respeito as responsabilidades ambientais, como o Eco Lite, o Reflecta Float e o Cool Lite (controle solar), o Bioclean (autolimpante), o Optimirror (espelho copper free – livre de cobre), entre outros.
No segmento de vidro, a dedicação não está somente no desenvolvimento de produtos sustentáveis, mas também no aprimoramento ininterrupto de sua linha de produção. Afinal, um bom planejamento de construção totalmente sustentável considera o baixo impacto ambiental desde a obtenção da matéria-prima até seu despojo. A adesão de fornos de gás natural e a utilização de eletrostáticos para minimização o de poluentes são duas medidas aderidas pela Cebrace para aprimorar sua performance.
Atenta com a emissão de poluentes atmosféricos, a Cebrace possui também um Sistema de Gerenciamento de Redução de Resíduos Industriais e Domésticos, sólidos e líquidos, que são reciclados e reaproveitados internamente como matéria-prima ou disponibilizados para outras obras. Os cacos de vidro, por exemplo, são re-utilizados para a produção do vidro float.
4. CONCLUSÃO
Esta pesquisa apresentou a relevância do planejamento e direção para a Controladoria. Concluiu-se que, com a execução da Controladoria, sua estrutura correta, suas aplicabilidades e suas definições dependem de cada organização ou como as mesmas desejam ser direcionadas. Por isso, existe um limite para a atuação da Controladoria, sendo de acordo com cada organização, sua atuação, seu tamanho, e as circunstâncias de cada uma. 
Dessa maneira, a Controladoria assume um papel de extrema importância, dentro de uma organização, é ela que apresenta, por meio de relatórios, para o alto escalão, a verdadeira situação da organização; é ela que disponibiliza informações e dados; que executa os planos e pesquisas, expondo os fatores que colocam em perigo ou diminuem a lucratividade. O planejamento tem tido uma atenção crescente e especial, pois este tem como resultado a colocação da organização na melhor posição, aproveitamento o máximo de benefícios e oportunidades que apresentem. 
Em relação aos fundos de financiamento, a empresa se mantém com o seu capital de giro, pois no mercado é uma das empresas com maior comercialização de vidro do país e do grupo Saint Gobain.
O desenvolvimento sustentável da Cebrace mostra o quanto a mesma se importa com os seus clientes, produzindo vidros que, além de ser um produto de qualidade procurado por muitos profissionais da construção civil, são totalmente sustentáveis, onde são feitos para a proteção do cliente contra os raios UVB por exemplo e a economia de energia é claro.
5. REFERÊNCIAS
BRASIL, ENDEAVOR. Controladoria: dicas para sua gestão não derrapar e sair da disputa. [S. l.], 25 ago. 2017. Disponível em: https://endeavor.org.br/financas/controladoria/. Acesso em: 27 set. 2020.
COMUNICAÇÃO, Santa. CEBRACE - O VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL SUSTENTÁVEL. [S. l.], 19 mar. 2011. Disponível em: https://www.paisagismoemfoco.com.br/sustentabilidade-em-foco/389-cebrace-o-vidro-na-construcao-civil-sustentavel. Acesso em: 30 set. 2020.
CONTAM, TODOS. FONTES DE FINANCIAMENTO. [S. l.], 13 abr. 2018. Disponível em: https://www.todoscontam.pt/fontes-de-financiamento. Acesso em: 30 set. 2020.
D'ambrosio, D. (1999). Controller é Hoje o Executivo Mais Valorizado. Gazeta Mercantil - Empresas & Carreiras.
DE PAULA, Gilles B. Controladoria nas empresas: funções, estrutura e importância. [S. l.], 6 maio 2019. Disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/controladoria-nas-empresas. Acesso em: 27 set. 2020.
Tung, N. H. (1993). Controladoria financeira das empresas: uma abordagem prática. Ed. São Paulo. Universidade de São Paulo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando