Buscar

AOL 2 Educação em Direitos Humanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Pergunta 1
/1
A educação em direitos humanos, conforme prevista no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, é compreendida, no âmbito da educação básica, como instrumento para o desenvolvimento social e emocional dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Sobre os princípios que norteiam a educação em direitos humanos na educação básica, selecione a afirmativa falsa: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, o projeto político pedagógico da escola, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e a avaliação.
2. 
a prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter transversal, sem necessitar de uma relação dialógica entre os diversos atores sociais.
Resposta correta
3. 
a escola como espaço privilegiado para a construção e consolidação da cultura de direitos humanos, deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos.
4. 
a educação em direitos humanos deve estruturar-se na diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o acesso ao ensino, permanência e conclusão, a equidade (étnico-racial, religiosa, cultural, territorial, físico-individual, geracional, de gênero, de orientação sexual, de opção política, de nacionalidade, dentre outras) e a qualidade da educação.
5. 
A educação em direitos humanos deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade.
2. Pergunta 2
/1
No processo de consolidação dos direitos humanos em âmbito internacional, alguns movimentos históricos influenciaram a Declaração de Direitos Humanos das Nações Unidas em termos de inspiração política e ideológica.
Na elaboração do documento pela Organização das Nações Unidas, em 1948, os seguintes movimentos históricos influenciaram a Declaração:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A Revolução Francesa (1789) e a Guerra do Paraguai (1864).
2. 
A Revolução Francesa (1789) e a Revolução Industrial (1760).
3. Incorreta: 
A Revolução Industrial (1760) e a Independência dos Estados Unidos (1776).
4. 
A Guerra do Paraguai (1864) e a Revolução Industrial (1760).
5. 
A Revolução Francesa (1789) e a Independência dos Estados Unidos (1776).
Resposta correta
3. Pergunta 3
/1
A educação em direitos humanos está relacionada, em sua metodologia de implementação, à prática de ensino-aprendizagem voltada para a transversalidade e a articulação de conhecimentos e práticas entre o ambiente educacional e os demais atores sociais.
Sendo assim, analise as afirmativas abaixo sobre as formas de se incentivar a educação em direitos humanos e identifique a alternativa falsa: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Focar em ações para o futuro, evitando o enfoque exagero em questões de memória e consciência do passado, a fim de ganhar efetividade.
2. 
Aprofundar o processo de conscientização sobre os direitos humanos de forma crítica e reflexiva.
Resposta correta
3. 
Incentivar o conhecimento histórico sobre o processo de desigualdade social no país, assim como os demais problemas que impactam negativamente na questão da inclusão social.
4. 
Reinventar as técnicas e metodologias utilizadas constantemente a fim de se adequar ao público alvo e as mudanças de contexto.
5. 
Buscar o abordagem multidisciplinar, transversal e interdisciplinar sobre os direitos humanos.
4. Pergunta 4
/1
A partir da Carta da ONU de 1945 uma série de tratados internacionais foram assinados pelos países para promoverem os direitos humanos em âmbito internacional. Alguns desses documentos constituem um conjunto de direitos e garantias conhecidos como “International Bill of Rights”.
Preencha os espaços faltantes no texto abaixo com o nomes dos tratados que compõem a “International Bill of Rights”: “Uma vez adotada a declaração principal, a ONU começou a traduzir os princípios daquela em tratados internacionais que protegessem direitos específicos.
Com a entrada em vigor, dois pactos internacionais deram obrigatoriedade jurídica a muitos das disposições da declaração geral para os Estados que os ratificaram.
Ambos os Pactos, ______________ e ______________ juntamente com a ________________ e os Protocolos Facultativos, constituem a Carta Internacional de Direitos Humanos (International Bill of Rights)”. 
Qual das alternativas completa as lacunas:
Mostrar opções de resposta 
5. Pergunta 5
/1
O Plano Mundial para a educação em direitos humanos (2005 em diante) foi elaborado pelas Nações Unidas dentro da evolução dos marcos internacionais sobre os direitos humanos e a educação em direitos humanos.
O Plano se destina a fomentar as estratégias os programas nacionais sustentáveis de educação em direitos humanos.
Para os sistemas de ensino primário e secundário, o Plano Mundial para a educação em direitos humanos inclui, exceto: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A educação e o desenvolvimento profissional dos professores e outros funcionários: capacitar o pessoal docente e as autoridades escolares, através de cursos de capacitação prévios e simultâneos à prestação de serviços, dos conhecimentos, compreensão, técnicas e competência necessários para facilitar o aprendizado e a prática dos direitos humanos nas escolas, bem como as condições de trabalho e o reconhecimento profissional apropriados.
2. 
O ensino e a aprendizagem: todos os processos e instrumentos de ensino e aprendizagem devem ser embasados nos direitos (por exemplo, o conteúdo e os objetivos dos planos de estudos, as práticas e os métodos democráticos participativos, os materiais apropriados que incluam a revisão e o exame dos livros de texto existentes, etc.).
3. 
A execução das políticas: planejar a aplicação de políticas educativas mediante a adoção de medidas de organização apropriadas e facilitando a participação de todos os interessados.
4. 
Estabelecer ligações com as equipes das Nações Unidas nos países ou nos organismos internacionais com presença no país, para assegurar a continuidade do plano de ação e o apoio de todo o sistema das Nações Unidas à estratégia nacional de execução, conforme o previsto no programa de reforma do Secretário Geral, no qual é estabelecida a coordenação das atividades das Nações Unidas em nível dos países para ajudar os sistemas nacionais de proteção dos direitos humanos.
Resposta correta
5. 
As políticas: elaborar de maneira participativa e aprovar políticas, leis e estratégias de educação coerentes, que tenham base nos direitos humanos e incluam o aperfeiçoamento dos planos de estudo e das políticas de capacitação para professores e outros funcionários dedicados ao ensino.
6. Pergunta 6
/1
Sobre a participação da Sociedade Civil organizada na educação em direitos humanos, destaca-se a atuação de organizações não governamentais, fundações, empresas, dentre outros atores, diretamente nos processos de ensino-aprendizagem sobre o tema.
Sobre os desafios da educação em direitos humanos em espaços da sociedade civil organizada, compreendendo como tal organizações para ação social, julgue a afirmativas falsa:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os tratados internacionais de direitos humanos levam em consideração a participação da sociedade civil para a garantia e proteção de direitos humanos. 
2. 
É necessária a formação continuada no tema da educação em direitos humanos para professores e demais profissionais que trabalham com a educação em direitos humanos mesmo em espaços não formais de ensino.
3. 
As organizações da sociedade civil colaboraram com o governo brasileiro na elaboração do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.
4. 
As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos prevêem ações específicas para as organizações da sociedade civil.
5. 
As organizações da sociedade civil possuem um trabalho específico sobre educação em direitos humanos, competindo aos espaços formais de educação o esforço pelo ensino da educação em direitos
humanos. 
Resposta correta
7. Pergunta 7
/1
A Carta das Nações Unidas, de 1945, prevê, em seu preâmbulo, que “Nós, os povos das nações unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla.” Diante desse preâmbulo e dos objetivos das Nações Unidas, julgue as seguintes afirmativas em verdadeiro e falso: 
I.( ) As negociações que culminaram na criação da Organização das Nações Unidas em 1945 tiveram início antes mesmo do final da 2ª Guerra Mundial, em 1941, por meio do documento conhecido como “Carta do Atlântico”. 
II.( ) A Carta das Nações Unidas de 1945 foi elaborada pela mesma quantidade de países que hoje fazem parte da organização. 
III.( ) China, Estados Unidos, França, Reino Unido e a Rússia (ex-URSS) possuem poder de “veto” no Conselho de Segurança da ONU.
IV.(  ) Os propósitos das Nações Unidas são: Manter a paz e a segurança internacionais; desenvolver relações amistosas entre as nações; Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais; Ser um centro destinado a harmonizar a ação dos povos para a consecução desses objetivos comuns.
V.(  ) A ONU possui apenas uma sede, em Nova York, nos EUA. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F – V – F – F – V
2. 
V – F – V – V – F
Resposta correta
3. 
V – V – V – F - F
4. 
V – F – F – F - V
5. 
F – F – V – V – F
8. Pergunta 8
/1
A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945 como resposta às atrocidades da 2ª Guerra Mundial e para estimular a cooperação entre as nações, evitando novos conflitos como as grandes guerras mundiais. A organização é composta de diversos órgãos, com finalidades diferentes. Sobre os órgãos das Nações Unidas, selecione a opção que indica a descrição correta sobre o que faz cada órgão para todos aqueles identificados: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Secretariado - presta serviço a outros órgãos das Nações Unidas e administra os programas e políticas que elaboram; Corte Internacional de Justiça - Com sede em Haia (Holanda), é o principal órgão judiciário das Nações Unidas; Conselho Econômico e Social (ECOSOC) - É o órgão coordenador do trabalho econômico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas; Conselho de Segurança - é o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais. Assembleia Geral - É o principal órgão deliberativo da ONU. É lá que todos os Estados-Membros da Organização (193 países) se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta.
Resposta correta
2. 
Conselho de Segurança - é o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais; Assembleia Geral - presta serviço a outros órgãos das Nações Unidas e administra os programas e políticas que elaboram; Secretariado - É o principal órgão deliberativo da ONU. É lá que todos os Estados-Membros da Organização (193 países) se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta; Conselho Econômico e Social (ECOSOC) - Com sede em Haia (Holanda), é o principal órgão judiciário das Nações Unidas; Corte Internacional de Justiça - É o órgão coordenador do trabalho econômico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas.
3. 
Assembleia Geral - É o principal órgão deliberativo da ONU. É lá que todos os Estados-Membros da Organização (193 países) se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta; Secretariado - presta serviço a outros órgãos das Nações Unidas e administra os programas e políticas que elaboram; Corte Internacional de Justiça - Com sede em Haia (Holanda), é o principal órgão judiciário das Nações Unidas; Conselho de Segurança - É o órgão coordenador do trabalho econômico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas; Conselho Econômico e Social (ECOSOC) - é o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais.
4. 
Conselho Econômico e Social (ECOSOC) - presta serviço a outros órgãos das Nações Unidas e administra os programas e políticas que elaboram; Corte Internacional de Justiça - É o principal órgão deliberativo da ONU. É lá que todos os Estados-Membros da Organização (193 países) se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta. Secretariado - o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais; Assembleia Geral - É o órgão coordenador do trabalho econômico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas; Conselho de Segurança - Com sede em Haia (Holanda), é o principal órgão judiciário das Nações Unidas.
5. 
Corte Internacional de Justiça - é o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais; Secretariado - presta serviço a outros órgãos das Nações Unidas e administra os programas e políticas que elaboram; Assembleia Geral - É o principal órgão deliberativo da ONU. É lá que todos os Estados-Membros da Organização (193 países) se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta; Conselho Econômico e Social (ECOSOC) - Com sede em Haia (Holanda), é o principal órgão judiciário das Nações Unidas; Conselho de Segurança - - É o órgão coordenador do trabalho econômico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas.
9. Pergunta 9
/1
O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos prevê diversos objetivos para a educação em direitos humanos no país.Dentre eles, fortalecer o respeito aos direitos humanos e as liberdades fundamentais, promover o pleno desenvolvimento da personalidade e dignidade humana, fomentar o entendimento, a tolerância, a igualdade de gênero e a amizade entre as nações, os povos indígenas e grupos raciais, nacionais, étnicos, religiosos e lingüísticos, dentre outros.
Relacione o público-alvo com as ações programáticas previstas no plano:
img 2_v1.PNG
Ocultar opções de resposta 
1. 
I – d, II – e, III – c, IV – b, V – b.
2. 
I – a, II – b, III – c, IV – d, V – e.
3. 
I – e, II – d, III – c, IV – a, V – b. 
Resposta correta
4. 
I – c, II – a, III – d, IV – e, V – b.
5. 
I – b, II – c, III – e, IV – a, V – d.
10. Pergunta 10
/1
As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos foram estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação para servir de parâmetro legal e plano de ação para a educação em direitos humanos. As Diretrizes Nacionais preveem, dentre outras questões, propostas de práticas educativas para a educação básica.
Indique as afirmativas verdadeiras e as falsas a respeito das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no que tange a educação básica. São parte das diretrizes:
I.Estimular a participação direta dos alunos em processos de organização da escola, incluindo a definição de regras de convívio; 
II.Debater sobre a comunidade escolar como um todo, incluindo questões relacionadas à educação em si, à saúde, ao cuidado com o meio ambiente, dentre outras; 
III.Incentivar o debate sobre uma sociedade que reconheça que há diferenças entre os seres humanos e que estas são frutos da falta de esforço pessoal; 
IV.Debater sobre escolhas religiosas e políticas específicas com os alunos do ensino básico;
V.Demonstrar com fotos e vídeos exemplos de violação de direitos humanos
de forma a impressionar os alunos.
Ocultar opções de resposta 
1. 
As afirmativas I, II e III são as corretas.
Resposta correta
2. 
As afirmativas I, II, III, IV e V são corretas.
3. 
As afirmativas I, II e IV são as corretas. 
4. 
As afirmativas IV e V são as corretas.
5. 
As afirmativas I e II são as corretas.
Ajuda para a página atual

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais